quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

GARANHUNS APARECE NA 4º POSIÇÃO, EM RANKING DE TRANSPARÊNCIA

Foto: Blog do Carlos Eugênio

O ranking foi divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU) na última quarta-feira (12).

Batizado de Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, o anúncio fez parte das atividades comemorativas pelo Dia Internacional contra a Corrupção e busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além dos municípios com mais de 50 mil habitantes, no qual Garanhuns se enquadra com seus 137 mil moradores. No estado de Pernambuco, Recife liderou a lista seguida por Paulista, Bezerros e Garanhuns. Já entre os 665 municípios avaliados Garanhuns ocupou a posição 195 com um índice de transparência de 7,81 em uma escala que vai de 0 a 10 pontos.

A avaliação foi realizada entre 09 de julho e 14 de novembro deste ano e mapeou como governos estaduais e municipais publicam na internet os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.

Além das cidades, o CGU também avalia os estados. E entre eles Pernambuco foi o que obteve o melhor índice no ranking da transparência, de acordo com a CGU, com nota 9,4. O segundo colocado foi o Rio Grande do Sul, seguido pelo Distrito Federal, Santa Catarina e Goiás.

Os detalhes do ranking estão disponíveis no Portal da Controladoria Geral Da União