quinta-feira, 22 de novembro de 2018

PREFEITA DE SÃO BENTO DO UNA ESTÁ EM PORTUGAL, APRESENTANDO INICIATIVA PREMIADA NA EDUCAÇÃO

Gestores brasileiros estão em Portugal. Iniciativas criativas estão na pauta.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) está realizando desde a última segunda feira (19) até esta sexta (23) de novembro, uma missão técnica de prefeitos e gestores vencedores do Prêmio MuniCiência 2017-2018 a Municípios da Rede de Autarquias Participativas de Portugal (RAP).
Na comitiva está a prefeita de São Bento do Uma (PE), Débora Almeida, além de representantes de Abaetetuba (PA); Gurjão (PB); Rio Grande (RS); Santa e Clara do Sul (RS);

'ESTOU PRESENTE PROFESSOR'

São Bento do Una foi um dos cinco projetos vencedores do Prêmio MuniCiência promovido pela Confederação Nacional dos Municípios e anunciado durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, sendo a única cidade de Pernambuco premiada. A iniciativa foi fruto do bem sucedido  Programa ‘Estou Presente Professor’. O projeto Estou Presente, Professor, do Município de São Bento do Una (PE), é exemplo de sucesso no combate à evasão escolar. A prefeita Débora Almeida apresentou os destaques da iniciativa, que reduziu de 17,8% para 0,27% o índice de abandono escolar na rede municipal de ensino. O Município vem diminuindo os índices de reprovação e a distorção idade-série, e apresenta evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que nas séries iniciais passou de 2,5 em 2015 para 5,6 em 2017. Já nas séries finais, passou de 2,5 para 4,7. Atualmente, São Bento do Una é o primeiro colocado do IDEB nas séries iniciais do agreste meridional de Pernambuco, e segundo colocado nas séries finais. O programa está entre a soluções inovadoras para os desafios sociais e econômicos enfrentados pelas administrações municipais, e agora servirá de inspiração a outras jurisdições.

PORTUGAL

Nesta comissão, os gestores brasileiros estão visitando Municípios portugueses da região do Algarve, no sul do país, além de Cascais e Lisboa. A agenda ainda inclui debates sobre orçamentos participativos, ações sociais e demais temas de gestão.

A missão promovida pela CNM, realizada no âmbito do Projeto UniverCidades, tem o objetivo de viabilizar o intercâmbio de experiências inovadoras e exitosas que tenham contribuído para a melhoria da gestão pública nos Municípios brasileiros e portugueses. Os gestores brasileiros estão apresentando seus projetos vencedores do MuniCiência e também estão conhecendo experiências de modelos institucionais e parcerias de sucesso entre instituições de ensino e pesquisa e Municípios.

O Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal visa contribuir para o fortalecimento de capacidades locais de implementação de políticas públicas.

PREFEITO DE LAJEDO ESTÁ EM BRASÍLIA. O OBJETIVO É CONSEGUIR MELHORIAS PARA A SAÚDE MUNICIPAL

No Ministério da Saúde, Rossine Blésmany (PSD) se reuniu
com representantes da pasta.

Buscando dinamizar ainda mais o atendimento nas unidades de saúde de Lajedo, o prefeito Rossine Blésmany (PSD) está em Brasília desde está quarta feira (21). Rossine  vem tentando conseguir a liberação de emendas parlamentares que resultem na chegada de recursos para o município.

Na pauta do gestor estão reuniões com parlamentares da bancada pernambucana que também representam o município e idas a alguns ministérios para garantir aplicação das emendas, já que a partir de 2019, um novo time estará no comando do país e consequentemente os ministérios terão novos desenhos na sua composição.

Justificando a viagem à capital federal, Blésmany se reuniu nesta quinta (22) no Ministério da Saúde com a Coordenadora-Geral da Política Nacional de Humanização da Saúde Pública, Dra. Maira Batista e a Assessora Especial Dra. Janaína, (foto) em busca dessa parcerias que pretende melhorar o atendimento nas unidades de saúde lajedense.

Antes do retorno, o prefeito deve visitar outro ministério para trazer boas notícias ao seu município.

TITULAR DA DELEGACIA ANTI CORRUPÇÃO, EXTINTA EM PERNAMBUCO, CONCEDE ENTREVISTA EXCLUSIVA AO ‘FALANDO COM O AGRESTE

Conhecida como a "Sérgio Moro" da Policia Civil de Pernambuco, a Dra Patrícia Domingos , delegada titular  da extinta Delegacia de Polícia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp) concedeu uma entrevista ao vivo ao Radiojornalista Marcelo Jorge, âncora do programa ‘Falando com o Agreste’ pela Rádio Marano FM de Garanhuns, na edição desta quinta feira (22).


Na sua fala, a Dra. Patrícia disse que não tem ideia de como devem ser restabelecidas as investigações que estavam em andamento.

A liminar que concedia à Delegacia de Polícia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp) mais 45 dias de funcionamento foi suspensa nesta quarta-feira (21), em decisão publicada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A liminar acata um pedido feito pelo Governo de Pernambuco na última segunda (19), solicitando a suspensão da liminar.
Em sua decisão, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo, presidente do TJPE, alega que decisão liminar anterior é uma "medida excepcional", devendo ser aplicada apenas em casos quando comprovadamente houver "risco de grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas".

Clique no link abaixo e ouça entrevista na íntegra: