segunda-feira, 19 de novembro de 2018

MOBILIZAÇÃO MUNICIPALISTA: MINISTRO OCCHI ANUNCIA EDITAL DE REPOSIÇÃO DO MAIS MÉDICOS

Ministro Gilnberto Occhi assina, ao lado de Temer, autorização de lançamento do
novo edital que deve garantir a reposição de médicos, após anúncio da saída de
profissionais cubanos do Brasil. (Foto: Lívia Villela - CNM)

Durante a mobilização municipalista desta segunda-feira, 19 de novembro, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou o lançamento de um novo edital de reposição de profissionais para o Programa Mais Médicos. O objetivo é produzir o menor impacto possível à população e aos Municípios atendidos pelo Programa com a saída dos profissionais cubanos.


Durante a cerimônia na CNM, Occhi assinou a determinação para que o edital seja publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 20 de novembro. Segundo o edital, na quarta-feira (21), às 8h, o sistema do Programa será aberto para a inscrição de médicos brasileiros formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil (CRM Brasil).


Desta vez, a candidatura às vagas será diferente. Com cerca de 8,5 mil posições em todo Brasil, o sistema vai informar quantas vagas estão disponíveis por Município. O médico interessado se inscreve e a vaga é preenchida por ordem de chegada. Uma vez que as vagas daquele Município forem preenchidas, o sistema fecha as candidaturas para aquela localidade e disponibiliza apenas as posições em Municípios que ainda tenham disponibilidade.

“A vinda aqui neste momento, por orientação do próprio presidente da República, que determinou ações para que possamos suprir a ausência dos médicos cubanos, que estão de partida do Brasil. Amanhã, o edital estará publicado no diário oficial, sejam eles nas áreas urbanas e rurais ou distritos indígenas”, declarou Occhi.

Na segunda que vem, outro edital será publicado, onde as vagas remanescentes ainda poderão ser preenchidas por médicos com CRM Brasil. Contudo, essa nova fase irá incluir médicos formados no exterior, brasileiros ou estrangeiros, inclusive, nas palavras de Gilberto Occhi, para os “médicos cubanos que desejarem ficar no Brasil”. Segundo o ministro da Saúde, cerca de 17 mil médicos formados no exterior estão na expectativa de publicação deste segundo edital. “Temos um número expressivo de médicos com CRM e estamos, ainda hoje, em reunião com o ministro da Educação para que possamos tratar de forma mais ágil e eficaz a implantação de um novo Revalida”, revelou.

Levantamento da CNM estima que 28 milhões de pessoas terão os serviços da Atenção Básica de Saúde afetados com a saída dos cubanos do Programa Mais Médicos. Desde que o país anunciou a retirada imediata dos profissionais, a Confederação vinha articulando com a Presidência da República, o Ministério da Saúde, as entidades municipalistas e a representação diplomática cubana uma alternativa para manter o atendimento. “Nós queremos produzir o menor impacto possível com a saída dos médicos cubanos. Essas medidas são uma grande resposta que damos a sociedade”, defendeu o ministro da Saúde.

Occhi também destacou conquistas recentes do movimento municipalista, em conjunto com o governo federal, que aprovou a destinação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) em construção ou construídas, mas fora de operação, para que sejam redirecionadas para utilização de outros serviços de saúde pública. O ministro também relembrou a aprovação da Medida Provisória das Santas Casas, que criou uma linha de crédito com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) destinada às santas casas e os hospitais filantrópicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por: Luiz Philipe LeiteFoto: Lívia Villela - Agencia CNM de Notícias

COMEÇA A MOBILIZAÇÃO MUNICIPALISTA EM BRASILIA. PERNAMBUCO PRESENTE COM O FCA ITINERANTE


Marcelo Jorge - Brasília/DF

E o programa FALANDO COM O AGRESTE ITINERANTE está em Brasília/DF, desde a última sexta feira (16). 
A partir desta segunda (19) o canal está participando da última Mobilização Municipalista do ano realizada pela Confederação Nacional Municípios (CNM) que acontece nesta segunda feira e terça (20) de novembro. Centenas de gestores municipais e lideranças do movimento já estão nesta Capital para reforçar a pauta nos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Todas as atividades serão transmitidas AO VIVO pela TV CNM e com flashes também ao vivo para a Rádio Marano FM de Garanhuns e para os canais do FCA no Youtube e Instagram.

Nesta segunda-feira, a partir das 13:30, o presidente da República, Michel Temer, estará na sede da entidade para uma cerimônia de reconhecimento dos desafios e dos avanços obtidos nos pleitos dos Municípios. Também estão confirmados os ministros do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, e de Cidades, Alexandre Baldy. São esperados também os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira.
Além da abertura para o diálogo das demandas, a CNM destaca que a atual equipe do Executivo oportunizou progressos, como atualização de programas e incentivos financeiros federais, que estavam defasados; prorrogação de prazos; repasses e compensações financeiras; parcelamento previdenciário e vetos a medidas que impactavam negativamente a gestão local.
OUTRAS PAUTAS DA MOBILIZAÇÃO
No dia 20, a agenda dos gestores será no Supremo Tribunal Federal (STF), para pedir o julgamento da Ação sobre os royalties, e no Congresso Nacional, para articulação com deputados e senadores para votação de projetos com grande impacto nos Municípios, como a Nova Lei de Licitações e o 1% do FPM para setembro.


GARANHUNS SE PREPARA PARA RECEBER EXPOSIÇÃO DE CARROS ANTIGOS

Foto: Secom Garanhuns

Garanhuns sedia, pelo terceiro ano consecutivo, o Encontro de Carros Antigos. O evento que promete reunir expositores de todo o Brasil, acontece entre os dias 23 e 25 de novembro, no Parque Euclides Dourado, numa realização da Studio C Produções, com o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.

Durante a realização, o público poderá conferir de perto veículos históricos e em diversos modelos. São aguardados expositores de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e de Pernambuco, com destaque para proprietários radicados em Garanhuns, Serra Talhada, Gravatá, Lajedo, Caruaru e Toritama. As vagas para a exposição são limitadas. Os interessados em expor veículos devem manter contato com a organização do evento pelo número: (87) 99945-3555.