terça-feira, 13 de novembro de 2018

IFPE GARANHUNS ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE ESPANHOL

Foto: VeC Garanhuns

O Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLE), do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Garanhuns está oferecendo gratuitamente o curso de extensão gratuito de Introdução ao estudo da Língua Espanhola. Ao todo, 60 vagas estão sendo ofertadas para graduandos e estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental II.

O curso será dividido em três turmas. O grupo exclusivo para graduandos de todas as áreas, serão ofertadas 20 vagas para estudantes que comprovarem estar matriculados em um curso de graduação e que apresentem documento comprobatório no ato da confirmação de inscrição. A carga horária total é de 8h, com aulas nas terças-feiras, de 20 de novembro a 11 de dezembro, das 14h às 16h. Mais duas turmas serão ofertadas para estudantes com idade mínima de 14 anos e que já concluíram o Ensino Fundamental II. No turno da manhã, serão 20 vagas ofertadas, para 8h de curso, com aulas nas quartas feiras, das 9h às 11h, no período de 21 de novembro a 12 de dezembro. No turno da tarde, as aulas serão realizadas nas quintas-feiras, das 14h às 16h, com mesmo número de vagas e horas de curso.

As inscrições devem ser realizadas, até o dia 19 de novembro, exclusivamente no site do IFPE, no menu Extensão e confirmadas na Divisão de Extensão do Campus Garanhuns (DIEX), mediante a doação de 1kg de alimento não perecível ou produto de higiene pessoal. Todos os itens arrecadados são doados a instituições de caridade.

INAUGURAÇÃO DO CESMUC É REAGENDADA

Foto: Camila Queiroz

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria Municipal de Saúde informou por meio de nota que a inauguração das novas instalações do Centro de Especialidades da Mulher e da Criança (Cesmuc), que estava prevista para esta quarta-feira (14), foi adiada para a próxima terça-feira (20), às 09h.

A mudança da data ocorreu por causa dos procedimentos de adequação da estrutura, que estão sendo finalizados para poder atender toda a população.

O prédio que irá receber os serviços está localizado na rua XV de Novembro, n° 53, no Centro da cidade. O órgão, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, irá disponibilizar uma estrutura modernizada no intuito de promover uma maior eficiência e agilidade no atendimento à população do município.

JULGAMENTO DOS CANIBAIS, PRESOS EM GARANHUNS, TEM NOVA DATA

Foto: Jornal Estado de Minas

Os três acusados de assassinatos em série no interior de Pernambuco, conhecidos nacionalmente como os “Canibais” que agiram aqui em Garanhuns” vão se encontrar no banco dos réus no dia 23 de novembro, no Recife. Relembrando o caso, Jorge Beltrão, Isabel Cristina e Bruna Cristina a serão julgados pelo assassinato de duas mulheres em Garanhuns. Alexandra Falcão, e Giselly Helena da Silva, que na época foram atraídas para a casa dos acusados com a promessa de que iriam trabalhar como babás. As vítimas foram esquartejadas e parte dos membros foi consumida pelo trio, que, segundo a Polícia, enterrou os restos mortais no quintal. Os crimes foram cometidos em meses diferentes do ano de 2012.

Em depoimento, os acusados alegaram que os crimes estavam previstos no ritual de uma seita chamada Cartel, fundada por Jorge. O objetivo da seita era diminuir a densidade demográfica. O trio tinha como alvo prioritário mulheres grávidas que não tinham condições de criar seus filhos.

Podemos destacar que já é a segunda vez que o trio vai a júri popular. Em 2014, eles foram condenados pelo homicídio de Jéssica Camila da Silva Pereira, de 17 anos, em Olinda. Jorge cumpre pena na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá. Já Isabel e Bruna estão presas na Colônia Penal Feminina de Buíque.

O grupo seria julgado aqui Garanhuns em abril deste ano, mas a defesa solicitou a transferência do julgamento por entender que o clima de forte comoção na cidade poderia influenciar na decisão dos sete jurados. A solicitação foi acatada pela Justiça, que reagendou o julgamento para a 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, Recife. O júri será presidido pelo juiz Ernesto Bezerra da Silva.