quarta-feira, 7 de novembro de 2018

HEMOPE DE CARUARU TEM ESTOQUE DE SANGUE ZERADO

Foto: Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

O Hemope de Caruaru, está com o estoque de sangue dos tipos O negativo e A negativo zerados. De acordo com a coordenação do hemocentro, os hospitais Regional do Agreste (HRA) e Mestre Vitalino (HMV) foram avisados sobre a situação para que as cirurgias eletivas, envolvendo pacientes com esses tipos de sangue, sejam suspensas. A instituição também informou que os estoques dos outros tipos de sangue estão baixos. O tipo O positivo está apenas com 60 bolsas na unidade, quando para atender a demanda de forma razoável seriam necessárias 120 bolsas.

Em Garanhuns, o estoque está normalizado, apenas para o momento. E o sangue do tipo O – está baixo, por ser um tipo sanguíneo raro. Para aqueles que tem interesse em doar sangue, os critérios são: Ter entre 16 e 69 anos (menor de idade é preciso estar acompanhado dos responsáveis); apresentar um documento com foto; pesar acima de 50 kg; Estar bem alimentado.

Alguns fatores temporários podem lhe impedir de doar sangue, como: Resfriado (aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas); gravidez; 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; Tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses; qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc), aguardar 6 meses; extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação), por 7 dias; vacina contra gripe (48 horas)

As pessoas devem também ficar atentas ao prazo para os intervalos de doação de sangue: Homens, 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses); Mulheres, 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

Aqui em Garanhuns o Hemope está localizado na Rua Gonçalves Maia s/n, no bairro Heliópolis, por trás do Hospital Dom Moura, de Segunda à Quinta-feira, das 13h30 às 17h30.