sexta-feira, 28 de setembro de 2018

MPPE RECOMENDA À PM PE QUE ASSEGURE DIREITO À LIVRE MANIFESTAÇÃO NO ATO MULHERES CONTRA BOLSONARO

Foto: Marco Zero Conteúdo

Para garantir o direito à liberdade de expressão e manifestação do pensamento no ato público marcado para o próximo sábado (29), intitulado Mulheres contra Bolsonaro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Polícia Militar de Pernambuco que os militares façam o uso eventual da força em conformidade com os princípios da legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade.

A recomendação, que foi acatada pelo Comando Geral da PM, destaca que, no ato público suprapartidário, os PMs devem, a fim de evitar a consequente responsabilização administrativa, civil e criminal, atuar adequadamente na eventual utilização da força e no emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo.

O promotor entendeu pela necessidade de expedir recomendação em virtude da proximidade das Eleições Gerais 2018 e o acirramento de ânimos entre parcelas da população, por conta de suas preferências eleitorais, podendo resultar em provocações, intimidações e outros atos de violência.

CONCEITO DA MAGIA DO NATAL DE GARANHUNS É LANÇADO

Foto: Camila Queiroz
O conceito da Magia do Natal 2018 foi apresentado ao público na noite desta quinta-feira (27), com apresentações da Orquestra Manoel Rabelo e da cantora Andrea Amorim, além da encenação sobre o Natal e uma grande homenagem aos artesãos que produzem a decoração do evento. A cerimônia aconteceu no Teatro Luiz Souto Dourado do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti e contou com a presença do prefeito Izaías Régis, do vice-prefeito Haroldo Vicente, vereadores, secretários, empresários e a sociedade garanhuense.

Este ano, diversos pontos da cidade receberão decorações e atrações direcionadas para todos os tipos de públicos, incluindo apresentações musicais e contações de histórias. Todas as peças estão sendo confeccionadas por artesãos locais, trabalham diariamente para garantir a qualidade de cada peça. A decoração ficará instalada na cidade até dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis. Em 2017, o Natal em Garanhuns — desde 2013, recebia o nome de Natal Luz — passou a ser chamado de “A Magia do Natal”.

Sobre os shows, as apresentações acontecerão em 10 bairros e nos três distritos de Garanhuns como atividade itinerante do evento; e em frente à Prefeitura nas sextas-feiras, sábados e domingos do período. Os desfiles de Papai Noel, um dos marcos da festa, permanecem pela avenida Santo Antônio, área central da cidade, nos sábados e domingos. Ao todo, serão mais de 40 dias de apresentações culturais em toda a cidade.  Os desfiles do Papai Noel somam mais de 10 momentos incríveis de encantamento. O Palco Prefeitura, instalado na avenida Santo Antônio, em frente ao Palácio Celso Galvão, receberá nomes nacionais como Guilherme Arantes, Quinteto Violado, The Fevers, Renata Arruda, Joanna, The Rossi, Gilliard, Orquestra Super Oara e Agnaldo Timóteo. A grade completa que deve ser divulgada no próximo mês, tem em sua maioria artistas e grupos garanhuenses.