sexta-feira, 21 de setembro de 2018

SESC GARANHUNS REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA MOSTRA MARCOS FREITAS

Foto: Blog do Ronaldo César

Começou nesta quinta-feira (20) a 10ª edição da Mostra Marcos Freitas - Território das Artes, ação multicultural promovida pelo Sesc em parceria com a Prefeitura de Garanhuns. A mostra leva o nome do encenador e dramaturgo garanhuense Marcos Freitas, que teve uma vida dedicada ao teatro e contribuiu para a formação artística de crianças, jovens e adultos em várias cidades do país e em muitas instituições.

Nesta sexta-feira (21), às 10h30 e às 15h30, tem as “Histórias da Caixola”, do grupo Coletivo Tear, no pátio externo do Sesc. Às 20h, o Salão Jaime Pincho recebe Lara Sales com o espetáculo “Cantoras do Rádio”.

O Centro Comercial de Garanhuns será palco de parte da programação do sábado (22). Às 10h, tem “Guarda Poesias”, do Récita de Cordel. Às 15h30, a Cia. Cordel em Canto apresenta “Brasil Caboclo”. Às 20h, as atenções se voltam para o Salão Jaime Pincho onde será encenada a peça “Luzir é Negro!”, do Grupo Teatro de Fronteira.

No domingo (23), o passeio pelo Parque Ruber Van Der Linden será muito mais prazeroso com as apresentações do Récita de Cordel com “Guarda Poesias”, às 10h, e com o Cantos da Carochinha que estará “Cantando História”, às 11h. Às 14h, na Sala de Teatro do Sesc, o público vai conhecer as vivências artísticas-pedagógicas da Cia. Cordel em Canto e do Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos do Sesc Garanhuns.

Foto: NE 10
Na segunda-feira (24), o Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos encena a peça “Criando Peixes no Bolso”, no pátio externo da Unidade, às 15h30. Às 20h, no Salão Jaime Pincho, será a vez do Grupo Cena Aberta do Sesc Caruaru mostrar o espetáculo “Rastro Atrás”.
A programação segue na terça (25), com mais vivências artísticas-pedagógicas, na Sala de Teatro do Sesc a partir das 9h. Desta vez com o Grupo Cena Aberta do Sesc Caruaru, o Grupo Proscênio do Sesc Ler Surubim e Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos do Sesc Garanhuns. Às 15h30, o Boi Diamante de Arcoverde se apresenta no pátio externo do Sesc. À noite, o Grupo Proscênio do Sesc Ler Surubim mostra o espetáculo “Ópera D´água”, às 20h, no Salão Jaime Pincho.

O Coco Trupé de Arcoverde abre a programação da quarta (26), às 10h30, com uma apresentação no pátio externo do Sesc, repetindo o espetáculo às 15h30. Às 20h, no Salão Jaime Pincho, a Trupo do Balacobaco encena “Espelho da Lua”. Na quinta (27), o Teatro de Retalhos mostra ao público “Espavento”, no pátio externo do Sesc, em dois horários: 10h30 e 15h30. À tarde tem “Guarda Poesias” com o Récita de Cordel, no Centro Comercial de Garanhuns. E às 20h, a Tropa do Balacobaco leva para o Salão Jaime Pincho a peça “Espelho da Lua”.

O espetáculo “Luanda Ruanda – Histórias Africanas” será apresentado na sexta (28) pelo Coletivo Tear, às 10h30 e às 15h30, no pátio externo do Sesc. A Tropa do Balacobaco volta ao Salão Jaime Pincho, às 20h, com a peça “Re-te-tei”. No sábado (29), tem Récita de Cordel com “Guarda Poesias”, às 10h, no Centro Comercial de Garanhuns. Às 14h, mais vivências artísticas-pedagógicas, na Sala de Teatro do Sesc, com a Tropa do Balacobaco e o Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos. Às 20h, o grupo O Poste Soluções Luminosas apresenta “Ombela”, no Salão Jaime Pincho. Encerrando a programação, no domingo (30), a Cia Faz-de-Conta apresenta a peça “Tudo Vira Tudo”, no Parque Ruber Van Der Linden, às 11h.

O evento segue até o dia 30, com entrada gratuita. Confira abaixo toda a programação:

Sexta - 21/09
10h30 e 15h30 - Histórias da Caixola | Coletivo Tear
Local: Pátio Externo do Sesc
20h - Cantoras do Rádio | Lara Sales
Local: Salão Jaime Pincho Sesc

Sábado - 22/09
10h - Guarda Poesias - Récita de Cordel
Local: Centro Comercial
15h30 - Brasil Caboclo | Cia. Cordel em Canto
20h - Luzir é Negro! | Teatro de Fronteira
Local: Salão Jaime Pincho Sesc

Domingo - 23/09
10h - Guarda Poesias - Récita de Cordel
11h - Cantando História | Cantos da Carochinha
Local: Parque Ruber Van Der Linden
14h - Vivencias Artísticas-Pedagógicas | Cia.Cordel em Canto e Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos Sesc Garanhuns
Local: Sala de Teatro Sesc

Segunda - 24/09
15h30 | Criando Peixes no Bolso - Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos - Sesc Garanhuns
Local: Pátio Externo do Sesc
20h - Rasto Atrás | Grupo Cena Aberta Sesc Caruaru
Local: Salão Jaime Pincho Sesc

Terça - 25/09
09h - Vivencias Artísticas-Pedagógicas | Grupo Cena Aberta Sesc Caruaru, Grupo Proscênio Sesc Surubim e Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos Sesc Garanhuns
Local: Sala de Teatro Sesc
10h30 e 15h30 - Boi Diamante de Arcoverde
Local: Pátio Externo do Sesc
20h - Opera D'água | Grupo Proscênio Sesc Surubim
Local: Salão Jaime Pincho Sesc

Quarta - 26/09
10h30 e 15h30 - Coco Trupé de Arcoverde
Local: Pátio Externo do Sesc
20h - Espelho da Lua | Tropa do Balacobaco
Local: Salão Jaime Pincho Sesc

Quinta - 27/09
10h30 e 15h30 - Espavento | Teatro de Retalhos
Local: Pátio Externo do Sesc
14h - Guarda Poesias - Récita de Cordel
Local: Centro Comercial de Garanhuns
20h - Espelho da Lua | Tropa do Balacobaco
Local: Pátio Externo do Sesc

Sexta - 28/09
10h30 e 15h30 - Luanda Ruanda - Histórias Africanas | Coletivo Tear
Local: Pátio Externo do Sesc
20h - Re-te-tei | Tropa do Balacobaco
Local: Salão Jaime Pincho Sesc

Sábado - 29/09 
10h - Guarda Poesias - Récita de Cordel
Local: Centro Comercial de Garanhuns
14h - Vivencias Artísticas-Pedagógicas | Tropa do Balacobaco e Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos Sesc Garanhuns
Local: Sala de Teatro Sesc
20h - Ombela | O Poste Soluções Luminosas
Local: Salão Jaime Pincho Sesc

Domingo - 30/09
11h - Tudo Vira Tudo | Cia. Faz-de-Conta
Local: Parque Ruber Van Der Linden

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA MUDA DE DATA

Foto: Secom Garanhuns

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos, que seria realizada amanhã, foi adiada para o próximo sábado, dia 29.

A Secretaria informou que a mudança da data aconteceu por causa de atraso do fornecedor na entrega de um dos materiais necessários para que o município pudesse atingir uma ampla cobertura vacinal de cães e gatos.

A campanha busca imunizar 17 mil animais no município, e tem o intuito de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, além de prevenir a raiva humana.

Além do dia D, a vacina estará disponível no Centro de Controle Ambiental, que está localizado na rua Maria Bernadete Penante, bairro Manoel Camelo, sempre das 07h às 13h.

Confira a lista dos locais que irão funcionar recebendo essa demanda de vacinas:

Unidades Básicas de Saúde:

UBS Magano I

UBS Brasília

UBS Aloísio Pinto

UBS Boa Vista II

UBS Cohab I

UBS Heliópolis

UBS Jardim Petrópolis

UBS Liberdade

UBS Indiano II

UBS José Maria Dourado

UBS Vila do Quartel

Demais localidades:

Escola Municipal Ranser Alexandre – Praça Campos Sales

Escola Simoa Gomes

Escola Mário Matos

Centro Social Padre Dehon

Terminal de ônibus da Cohab II

Igreja do Pastor Miguel (Comunidade Massaranduba)

Castelo de João Capão

Quadra do Lulão (Cohab III)

Parque de Exposições da Boa Vista

Ajoc

Centro de Especialidades Luís Lessa (CELL)

MILTON COELHO, EX-SECRETÁRIO DE PAULO CÂMARA, É INDICIADO POR DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO. ELE NEGA ACUSAÇÕES

Milton Coelho (PSB), é ex secretário de Administração do Governo Paulo
Câmara. Foto: Guga Matos/JC Imagem

Segundo matéria públicada no Ronda JC, no site do Jornal do Comércio, a Polícia Civil de Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (20), que o ex-secretário estadual de Administração Milton Coelho (PSB) foi indiciado pelo crime de peculato, ou seja, desvio de dinheiro público. Ele é suspeito de envolvimento num esquema de funcionários fantasmas na Secretaria Estadual de Administração.
De acordo com a delegada Patrícia Domingos, outras três pessoas, que seriam funcionários fantasmas, foram indiciadas pelo mesmo crime. “Todos os quatro foram ouvidos durante as investigações e negaram, mas as investigações comprovaram o crime durante a gestão dele”, afirmou a delegada.
Milton Coelho foi secretário da pasta, no governo Paulo Câmara, entre dezembro de 2015 e abril deste ano, quando deixou o cargo para concorrer a uma vaga de deputado federal.
Milton Coelho já foi presidente estadual do PSB e também vice-prefeito do Recife.
As investigações da Delegacia de Polícia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp) começaram no início deste ano. No entanto, como Coelho tinha foro especial por prerrogativa de função, a delegada Patrícia Domingos solicitou ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) autorização para dar continuidade ao inquérito. Antes mesmo da decisão judicial, ele pediu exoneração da secretaria e perdeu o foro.
Segundo o Código Penal Brasileiro, a pena para o crime de peculato é de dois a 12 anos de prisão, além do pagamento de multa arbitrada pela Justiça.
Em nota, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) confirmou que a conclusão das investigações já está sob análise da Central de Inquéritos da Capital. Disse ainda “que não pode repassar mais informações sobre o procedimento criminal porque ele está classificado como sigiloso”.
Por telefone, Milton Coelho se defendeu das acusações da polícia. “A investigação começou após uma notícia anônima de que uma jornalista nomeada no meu gabinete não trabalhava. Ela é funcionária de carreira há 32 anos. A jornalista foi ouvida e informou as condições de trabalho dela. A delegada então pediu a relação dos meus funcionários. E disse que eu tinha três funcionários fantasmas. A delegada está sendo leviana, agindo por motivações políticas”, afirmou.
O ex-secretário disse que vai denunciar a delegada ao Ministério Público. “Não há nenhuma prova que aponte que eu cometi peculato. Ela não me ouviu. Não cabe a um secretário conferir o ponto de ninguém. Tenho 32 anos de serviços públicos, e nunca respondi nenhum processo”, completou.