quinta-feira, 13 de setembro de 2018

MINISTRA CÁRMEN LÚCIA SE DESPEDE DA PRESIDÊNCIA DO STF

Foto: Uol Notícias

A ministra Cármen Lúcia encerra nesta quinta-feira (13) seu mandato como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) após dois anos em que controlou de perto a pauta de julgamentos e teve que lidar, em mais de uma oportunidade, com embates entre o Judiciário e os outros poderes.

Cármen Lúcia deixa também o posto de presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ministra foi a segunda mulher a ocupar ambos os cargos – a primeira havia sido a ministra Ellen Gracie, já aposentada. Nessa condição, Cármen Lúcia promoveu políticas que visaram atender lacunas na prestação de atendimento às mulheres no Judiciário.

Uma semana antes de deixar o comando do CNJ, por exemplo, apresentou e obteve aprovação de três novas resoluções que dizem respeito às mulheres, instituindo políticas de combate à violência doméstica e de incentivo à participação feminina em cargos de comando no Judiciário e regulamentando a atenção a gestantes e lactantes em unidades prisionais.

Em mais de uma oportunidade, Cármen Lúcia afirmou, fosse em plenário ou em eventos sobre o tema, que o fato de presidir o STF foi um fato “excepcional”, não refletindo uma mudança real na situação desprivilegiada da mulher brasileira.

Em maio de 2017, também em plenário, Cármen Lúcia reclamou da interrupção exacerbada dos ministros em relação a ela e a Rosa Weber, as duas únicas mulheres da Corte.

Ela será substituída pelo ministro Dias Toffoli.

PROPOSTAS HABILITADAS PARA A MAGIA DO NATAL 2018 É DIVULGADA

Foto: Secom Garanhuns

A Secretaria de Turismo e Cultura divulgou, a lista de propostas habilitadas para seleção de propostas que poderão compor a grade de programação de ‘A Magia do Natal 2018’. O evento, promovido pela Prefeitura de Garanhuns, acontece de 16 de novembro a 31 de dezembro e atrai turistas de todo o Brasil, que vêm conferir a decoração temática e participar das apresentações culturais, incluindo os principais shows musicais.

A lista de propostas habilitadas faz parte do processo de criação e execução da Magia do Natal, portanto, não é necessariamente aquela que vai compor a programação oficial, apenas significa que os referidos artistas e grupos estão habilitados de acordo com as exigências básicas da convocatória. Ao todo, foram selecionadas 133 propostas. Os shows ocorrem na Avenida Santo Antônio, onde fica instalado o Palco Prefeitura, em bairros da cidade, e em distritos municipais. A grade oficial da Magia do Natal 2018 deve ser divulgada até o início do mês de outubro.

Os detalhes da lista estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Garanhuns

CENTRO DE CONTROLE AMBIENTAL REALIZA CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA CÃES E GATOS

Foto: Secom Garanhuns

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle Ambiental (CCA), dá continuidade à Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A campanha tem o intuito de controlar a circulação do vírus da raiva e tem a meta de imunizar 17 mil animais no município, entre cães e gatos (com idade superior a três meses).

A vacina já está disponível no Centro de Controle Ambiental, que está localizado na rua Maria Bernadete Penante, S/N, Manoel Camelo, sempre das 07h às 13h. O Dia D da ação será realizado no dia 22 de setembro, em 20 pontos distribuídos da cidade, das 08h às 17h. Nos demais dias, o processo será realizado de forma gradativa, distribuído em cada localidade, de segunda a sexta-feira. Para este ano, a secretaria também irá dispor de um esquema de acompanhamento e supervisão para conseguir atingir áreas específicas do município.

Para entender melhor, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem. Sua transmissão para o homem acontece pela saliva de animais infectados, principalmente através da mordida, podendo ser transmitida também quando o cachorro lambe ou arranha a pessoa.

Para mais informações sobre a campanha, a população pode entrar em contato por meio do telefone de contato: (87) 3762-7024.