terça-feira, 11 de setembro de 2018

SEGUNDA PESQUISA DA FOLHA EM PARCERIA COM O IPESPE, DIVULGA TENDÊNCIA DE VOTO A GOVERNADOR DE PERNAMBUCO

Pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco - Arte/Folha de Pernambuco 

Segundo pesquisa publicada na tarde desta terça feira (11), na Folha de Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) cresceu cinco pontos percentuais e aparece isolado na liderança, na segunda pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco. Na disputa pelo Governo do Estado, Paulo aparece com 35%, seguido do senador Armando Monteiro Neto (PTB), que oscilou um ponto percentual dentro da margem de erro, chegando a 25%. O levantamento foi feito entre os dias 6 e 8 de setembro.

A pesquisa ouviu 800 entrevistados, usando uma metodologia face a face, e contempla critérios de sexo, idade, instrução, renda e pela condição do município. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números de protocolo BR-05453/2018 e PE-05575/2018.

A primeira pesquisa realizada pela parceria IPESPE/Folha ocorreu entre os dias 11 e 13 de agosto, servindo como base comparativa para o levantamento atual. O número de indecisos aumentou de 8% para 11%, enquanto o número de Brancos e Nulos caiu, de 27% para 23%.

O candidato do Pros, o ex-deputado federal Maurício Rands oscilou negativamente dentro da margem de erro e aparece com 2%. O ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio (Rede), também oscilou negativamente, surgindo com 2% das intenções de voto no estudo mais recente. A candidata do Psol, Dani Portela, registrou apenas 1%. Já Ana Patrícia Alves (PCO), que não apareceu na primeira escuta, obteve 1% das menções.

MOVIMENTO DOS SEM TERRA ANUNCIA UNIÃO À PAULO CÂMARA PARA DERROTAR ARMANDO

O Movimento Sem Terra agora é aliado de Paulo Câmara.
Foto: Andréa Rego Barros/PSB

E a pouco menos de 30 dias da eleiçõa de 07 de outubro, no calor da campanha eleitoral em Pernambuco, todo apoio parece que será bem vindo. 

Em ato com mais de cinco mil pessoas, o Movimento Sem Terra (MST) oficializou apoio ao governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) e ao postulante ao Senado Humberto Costa (PT). Nesta segunda-feira (10), o movimento fechou alinhamento com o socialista, que afirmou compromisso com o desenvolvimento rural.

A reunião, que aconteceu na Fazenda Normandia, reforçou, segundo Paulo Câmara, a reconfiguração das forças de esquerda. "Esse apoio não é apenas para ganhar as eleições. É para governarmos juntos, pensando e atuando com firmeza em políticas para o desenvolvimento rural. Estamos aqui hoje por Pernambuco, para seguir avançando em nosso Estado, e pelo País, com Lula e Haddad, para o Brasil voltar a ser feliz", exaltou o governador. No ato, Paulo usou o termo "Turma do Temer" ao se referir dos candidatos concorrentes do pessebista.

O documento do MST diz ainda que o movimento luta por uma política econômica que melhore a vida do povo, “com garantias de trabalho, educação, saúde, transporte, habitação, programas contra a violência, investimentos na agricultura camponesa, programas de apoio à população do Semiárido e recuperação de políticas públicas para crianças, mulheres, povo negro, LGBTs, idosos e jovens”. 

Além do governador, estiveram presentes ainda Luciana Santos (PCdoB) - candidata a vice, o deputado federal Wolney Queiroz (PDT), o postulante a deputado estadual Doriel Barros (PT), o coordenador do MST em Pernambuco, Jaime Amorim e outros integrantes do PDT e cargos de confiança do Governo do Estado


TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL NEGOU O PEDIDO FEITO PELO CANDIDATO A SENADOR JARBAS VASCONCELOS

Foto: Marcello Patriota

O Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), pediu que os comerciais que questionam a união do peemedebista com o PT do candidato a senador Humberto Costa fossem retirados do horário eleitoral gratuito. As inserções na propaganda dos candidatos a senador da coligação Pernambuco Vai Mudar, Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), fazem um resgate histórico, através de declarações públicas à imprensa, da relação entre o peemedebista e o PT.

Ao negar a liminar pedida por Jarbas Vasconcelos para retirar os comerciais, o juiz Stênio José, considera que a propaganda é regular e não fere a legislação eleitoral. Ele afirma que não vê indícios de trucagem ou montagem, apenas a exibição de recortes de notícias que foram publicadas, em veículos de comunicação, no passado.

O advogado Renato Beviláqua, da equipe jurídica dos Senadores da Coligação Pernambuco Vai Mudar, disse que “a decisão mostra que a Justiça eleitoral entende a crítica de natureza política - ainda que forte e ácida -, como elemento necessário ao debate eleitoral.


NESTA QUARTA (12) E QUINTA (13), CODEAM E ESCOLA DE CONTAS TRAZEM CAPACITAÇÃO DO COMPREV


A Escola de Contas Públicas (ECPBG), em parceria com a CODEAM – Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional - , através de seu programa de interiorização, vai realizar, nos próximos dias 12 e 13 de setembro no auditório desta entidade em Garanhuns, capacitação gratuita para os gestores de Pernambuco no COMPREV. 

Tal sistema tem por objetivo operacionalizar a compensação previdenciária entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de cada município, nos casos de contagem recíproca de tempo de serviço e de contribuição por parte de servidores públicos, para efeitos de aposentadoria e concessão de pensões de funcionários municipais.

A capacitação, conduzida pela professora Maria de Fátima Queiroz Falbo, que vinha sendo muito requisitada pelos gestores da região do Agreste, é de fundamental importância para as administrações municipais e muito solicitado pelos servidores municipais e lidam diariamente com o tema, além de ser totalmente gratuito!

As Inscrições estão abertas diretamente no site da Escola de Contas de Pernambuco e ainda existem vagas.