quinta-feira, 30 de agosto de 2018

PROJETO EDUCACIONAL DE SÃO BENTO DO UNA SE DESTACA EM ENCONTRO INTERNACIONAL


São Bento do Una se destacou na Cumbre, que está sendo
realizada até esta sexta (31/8)  no Uruguai.
O acolhedor São Bento do Una, localizado no Agreste do Estado é um dos  municípios brasileiros finalistas do Prêmio MuniCiência edição 2017-2018 que estão tendo a oportunidade de participar, desde quarta feira (29), até esta sexta-feira, dia 31 de agosto, da XII Cumbre Hemisférica de Alcaldes y Gobiernos Locales (Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais, em português). O evento anual é organizado pela Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma).

Débora Almeida apresentou uma experiência positiva na
educação de São Bento do Una
Além de oferecer um espaço no evento para divulgar as ações e projetos da própria entidade e dos seus filiados, a CNM prestigiou os gestores que apresentaram iniciativas bem-sucedidas. O Movimento Mulheres Municipalistas se fez representado também na troca de boas práticas, com a palestra da prefeita do Município pernambucano, Débora de Almeida.Na manhã da quinta-feira (30), a gestora de São Bento do Una, apresentou aos presentes, a experiência bem sucedida do Programa ‘Estou Presente, Professor’.  
Segundo a prefeita, que do Uruguai falou ao vivo com o Programa ‘Falando com o Agreste’, veiculado nessa quinta (30) pela Rádio Marano FM, a iniciativa tem o objetivo de diminuir a baixa frequência e a evasão escolares. Parcerias com as demais secretarias municipais, escolas, Igrejas, Ministério Público, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente foram firmadas com o propósito de garantir assistência às famílias dos estudantes com baixa frequência, evadidos ou em situação de vulnerabilidade.

Vale ressaltar ainda que, ao reunir autoridades municipais de todo o continente, a Cúpula criou um espaço de diálogo sobre os problemas atuais e as perspectivas das cidades latino-americanas para a construção de um futuro melhor. O Prêmio ao Bom Governo Municipal é parte da programação de 2018.

Com informações e fotos da Agência CNM de Notícias

CONTAS REPROVADAS NO TCE-PE E REJEITADAS PELA CÂMARA MUNICIPAL DE PARANATAMA TORNAM EX PREFEITO INELEGÍVEL


Ex Prefeito Zé Teixeira teve contas reprovadas pelo TCE-PE
e rejeitadas pela Câmara Municipal de Paranatama. Foto: Net
A Câmara Municipal de Paranatama, Casa Luiz Alves de Noronha, aceitou a recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE-PE de reprovar as contas do ex prefeito daquele município, referentes ao ano de 2014.

As contas foram rejeitadas na manhã desta Quinta feira (30),  por 08 votos a 01 e segundo entrevista concedida ao programa ‘Falando com o Agreste’ através do repórter Elvis Amâncio, com o vereador Ivanildo Porto, o parlamentar disse que seria bom que essa rejeição se tornasse um exemplo para outros gestores.

Outro vereador entrevistado, Beta Roldão, disse que o motivo que o levou a apreciar e votar também contra as contas de Zé Teixeira e a favor do parecer do TCE foi a aplicação abaixo do recomendado área da educação que deveria ser de 25%  mas foi aplicado pelo gestor penalizado pouco mais de 18%.

Com esta decisão, o ex prefeito Zé Teixeira está, em tese, inelegível por 08 anos.

Nessa sexta feira (31), Zé Teixeira estará na Rádio Marano FM, conversando com o comunicador Marcos Cardoso durante o programa Manhã Total.

APOSENTADOS E PENSIONISTAS DEVEM REALIZAR O RECADASTRAMENTO A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA

Foto: Blog do Carlos Eugênio

A partir da próxima segunda-feira (03) os servidores públicos aposentados e pensionistas devem comparecer à sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Garanhuns (IPSG) e realizar o recadastramento, que segue até o dia 2 de outubro.

É bom destacar, que esse recadastramento é obrigatório, e o solicitante deve levar Carteira de Identidade (Emitida há menos de 10 anos), ou algum documento oficial com foto; CPF, certidão de nascimento ou de casamento, certidão de nascimento de filhos menores de 21 anos, documento oficial com foto e CPF do cônjuge, título eleitoral, comprovante de residência atualizado, PIS/PASEPE — nos casos dos pensionistas, Além de precisar levar a certidão de óbito, CPF, PIS/PASEPE ou NIT e documento oficial com foto do ex-servidor falecido.

Neste ano, o processo já está adequado ao projeto eSocial, que busca facilitar a administração de informações trabalhistas e previdenciárias para o armazenamento em um ambiente nacional virtual.

O IPSG está localizado na rua Antônio Lacerda, nº 85, no Centro da cidade, sempre das 08h às 14h, de Segunda à Sexta-feira.