quarta-feira, 29 de agosto de 2018

PRISCILA AFIRMA QUE PAULO CÂMARA PRECISA CONTAR A VERDADE SOBRE SEU APOIO A TEMER


 

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) afirmou, na tarde desta quarta-feira (29), por meio de sua conta no Twitter, que a tentativa de o governador Paulo Câmara (PSB) esconder o apoio que sempre conferiu ao presidente Michel Temer (MDB), inclusive no processo do impeachment, requer “"um chamamento aos fatos”. Ela repercutiu as entrevistas do presidente e do governador, mais cedo, na Rádio Jornal, quando o emedebista se referiu a Paulo como "gentilíssimo", lembrando inclusive que o governador liberou seus secretários para, como deputados federais, decidirem a votação pró-impeachment.

"Essa discussão também precisa ser justa com os fatos porque não foram poucas às vezes, já no governo Temer, que o governador tirou foto em Brasília com ministros que estavam liberando verba para Pernambuco. A própria Adutora recebeu vultosos recursos federais em dezesseis e dezessete, aumentando o ritmo da obra", acrescentou. A deputada, que é da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, também acrescentou um fato novo à acusação, por parte do governador, da não liberação esse ano de mais recursos federais para a Adutora do Agreste. "Nós detectamos novamente que desde 29 de maio o CNPJ de Pernambuco está inscrito no CAUC e isso pode impedir, mesmo com a decisão política, da União repassar recursos voluntários, que são os não obrigatórios", acrescentou.

A parlamentar registra que atualmente duas pendências constam no sistema de inadimplência do governo federal: débitos perante a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), datadas de 16 de agosto , no âmbito do quesito “Regularidade perante o Poder público federal”, além de irregularidade (formalizada em 29 de maio) na execução física do objeto de um convênio realizado de 2008 a 2012 (Sistema Adutor de Limoeiro), cujos recursos foram repassados pelo Ministério da Integração Nacional, no quesito “Regularidade quanto à prestação de contas de recursos federais recebidos anteriormente”.
Priscila acrescenta que em maio o próprio governo de Pernambuco comemorou, com ampla cobertura da imprensa oficial, a liberação de R$ 70 milhões do governo federal para a Adutora, mas que possivelmente a inadimplência datada do dia 29 daquele mês impediu o repasse. Em 2016 e 2017 a maior parte das obras hídricas em Pernambuco contou com recursos federais. "Por trás do oportunismo de mudar de lado e esquecer que sempre esteve com Temer, o governador precisa admitir que andou devagar para tirar o estado da lista de inadimplentes. A inadimplência ocorreu em maio e a ação no STF só foi protocolada em julho, mesmo assim sem a juntada de alguns documentos. São fatos de responsabilidade da administração estadual", acrescentou.

CODEAM OFERTA MAIS UM CURSO NESTA QUINTA (30) E SEXTA (31): AUDITORIA EM FOLHA DE PAGAMENTO


Após o sucesso do Curso Licitação Pública: do edital ao contrato realizado pelas Escola de Contas do TCE-PE, em parceria com a CODEAM – Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional,  continua a série de novos cursos ofertados gratuitamente pelas instituições, tendo como público alvo, servidores municipais.

E nestes dias 30 e 31 (quinta e sexta feira), para encerrar o mês de Agosto, a oferta será do Curso de ‘Auditoria em Folha de Pagamento’ tendo como Instrutor o Araken Ypiranga de Souza Dantas Jr. A referida capacitação pretende capacitar os jurisdicionados nesta especialidade de auditoria para aperfeiçoar o controle e também faz parte do Programa de Interiorização da instituição.

O programa da Escola leva em consideração a necessidade de mais capacitações em municípios localizados além da Região Metropolitana, já que alguns fatores, como gastos com transporte e hospedagem, dificultam a participação dos servidores nos cursos.

Segundo a Presidente da CODEAM e Prefeita de Capoeiras, Neide Reino (PSB) “Esses cursos anteriormente eram realizados em Recife, mediante taxa de inscrição. E esses ofertados aqui são totalmente GRATUITOS”.

E no dia 27 de Setembro, também na CODEAM está programado o Curso: Gestão e Controle do Programa de Alimentação Escolar.

Diversos representantes dos municípios associados à CODEAM vem sendo convidados e devem participar deste Curso. No último evento ofertado na CODEAM, acerca de Licitação Pública, participaram representantes dos municípios de: Angelim, Brejão , Paranatama, Terezinha, Garanhuns, Caetés, Saloá, Manari, Quipapá, São João, Capoeiras, Bom Conselho, Lagoa do Ouro, Ibirajuba, Palmeirina, São Bento do Una, Jucati, Lajedo, Canhotinho, Jupi, Bezerros, Joaquim Nabuco, Petrolina, Feira Nova, Paulista, Lagoa dos Gatos, Sanharó, Água Preta, Cupira, Itapetim, Agrestina e Tacaimbó.

TSE REJEITA RECURSO DE LULA

Foto: Jota

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta terça-feira recurso impetrado pela coligação encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra emissoras de TV que não têm mostrado em seus telejornais a campanha petista para a Presidência da República.

A coligação encabeçada pelo PT, que tem Lula como candidato ao Planalto e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como candidato a vice, pediu no recurso que as emissoras façam a cobertura da agenda de Lula e de Haddad.

O plenário do TSE rejeitou o recurso por 6 votos a 1, de acordo com a corte. Votaram contra o pedido petista os ministros Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Jorge Mussi, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto e Sérgio Banhos, que é o relator do caso.
Lula está preso desde abril em Curitiba cumprindo pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele lidera as pesquisas de intenção de voto e teve sua candidatura registrada junto à Justiça Eleitoral. O registro, no entanto, é alvo de contestações e Lula deve ser impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa.

Haddad tem ido a eventos de campanha e o PT afirma que o candidato a vice é o porta-voz de Lula. Ele não tem participado de debates e de entrevistas feitas por emissoras com candidatos a presidente.

RODA DE SANFONA NO PARQUE EUCLIDES DOURADO NÃO VAI MAIS ACONTECER NESTE DOMINGO

Foto: Secom Garanhuns

Após ter anunciado que neste domingo (02), aconteceria uma roda de sanfona com diversos sanfoneiros e cantores de forró, no Parque Euclides Dourado, nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Turismo e Cultura divulgou uma nota, adiando o evento.

Na nota, a secretaria não informa o motivo do cancelamento, mas afirma que a data será divulgada em breve, mas que a feira do parque, ainda será mantida. No sábado (01) e domingo (02), das 9h às 19h as pessoas poderão conferir atividades de expositores que comercializam seus produtos, nas áreas de artesanato e gastronomia.