quarta-feira, 22 de agosto de 2018

SEM LULA NAS PESQUISAS, BOLSONARO LIDERA CAMPANHA PRESIDENCIAL

Foto: Exame

De acordo com uma pesquisa DataFolha, divulgada nesta quarta-feira (22), o candidato à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL), lidera a corrida presidencial com 22% das intenções de voto quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não aparece na disputa, seguido por Marina Silva (Rede), com 16%.

Na sequência aparecem os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 10%, Geraldo Alckmin (PSDB), 9%, Alvaro Dias (Podemos), 4%, e Fernando Haddad (PT), também com 4%.
A pesquisa, que tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, mostrou ainda que, no cenário sem Lula entre os candidatos, 22% pretendem anular seu voto ou votar em branco, e 6% estão indecisos.

Já, quando Lula aparece como candidato, o ex-presidente lidera com 39%, seguido por Bolsonaro (19%), Marina (8%), Alckmin (6%), Ciro (5%) e Dias (3%). Nesse quadro, os votos nulos e brancos somam 11% e os indecisos são 3%.

Lula está preso desde o início de abril cumprindo pena pela condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP) no âmbito da operação Lava Jato, e deve ser impedido de disputar a eleição devido à Lei da Ficha Lima. O ex-presidente alega inocência.

O levantamento deste mês também apontou que Bolsonaro é o candidato com maior rejeição. Segundo o Datafolha, 39% dos entrevistados disseram que não votariam no presidenciável do PSL de jeito nenhum. Lula vem a seguir, com 34% de rejeição, contra 26% de Alckmin, 25% de Marina e 23% de Ciro.

Em simulações de 2º turno, o Datafolha apontou que Lula venceria todos os adversários nos cenários pesquisados, levando a melhor contra Alckmin, Marina e Bolsonaro. Sem o ex-presidente, Marina venceria Bolsonaro (45 a 34) e Alckmin (41 a 33), enquanto Bolsonaro venceria apenas Haddad (38 a 29). Alckmin, por sua vez, venceria Ciro (37 a 31), Bolsonaro (38 a 33) e Haddad (43 a 20).

O Datafolha ouviu 8.433 eleitores, entre os dias 20 e 21 de agosto, em 313 municípios do país. O levantamento é o primeiro do instituto após os registros das candidaturas ao Palácio do Planalto.

INTERESSADOS TEM ATÉ HOJE PARA SE INSCREVER NO PROJETO ARTINCLUIR

Foto: Prefeitura de Garanhuns

O projeto, faz parte da Semana da Pessoa com Deficiência, que teve início desde o dia 16. Em alusão ao evento, que tem o intuito de incentivar o debate e a reflexão sobre dever da igualdade para inclusão.

A ação, organizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também em parceria com as pastas de Juventude, Esportes e Lazer; Turismo e Cultura; e Educação, vai promover um show de talentos para pessoas com deficiência. Onde os interessados poderão participar em apresentações individuais, ou em grupo, nas categorias de teatro, música, dança, piadas e stand up.

Para aqueles que ainda não se inscreveram, devem procurar até hoje o setor de acessibilidade da SASDH, localizada na avenida Rui Barbosa, no bairro Heliópolis; a Casa dos Conselhos, na avenida Ernesto Dourado, também no bairro Heliópolis; ou na sede da Secretaria de Turismo e Cultura, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, na avenida Afonso Pena, bairro São José.

A primeira edição do projeto Artincluir acontece na próxima segunda-feira (27), no Parque Euclides Dourado.