quinta-feira, 16 de agosto de 2018

PAULO CÂMARA SE DIZ “ARREPENDIDO” SOBRE O IMPEACHMENT DE DILMA “NO CONTEXTO HISTÓRICO”.


Paulo Câmara: 'Tanto Dilma quanto Temer deveriam ter saído do govwerno".

O discurso de apoio ao ex-presidente Lula defendido pelo governador e candidato à reeleição ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), durante sabatina a uma rádio da capital, nesta quinta-feira (16), contrastou com sua posição em relação ao processo de deposição da presidente Dilma Rousseff. Assunto bastante utilizado pelos adversários foi a atitude do governador em liberar seus secretários em 2016, para votarem a favor do impeachment

Ele explicou que a posição do PSB na época era a de que tanto Dilma quanto Michel Temer deveriam sair do governo, abrindo espaço para novas eleições presidenciais. O socialista acabou admitindo que talvez essa tenha sido uma decisão equivocada. “No contexto histórico, me arrependo sim”, confessou.

Paulo Câmara atribuiu como causa do baixo investimento em diversas áreas, a exemplo da infraestrutura e da saúde, a falta de acesso a crédito imposta pelo Governo Federal, sobretudo com a criação de novas regras para financiamentos do BNDES.Pernambuco é um dos estados menos endividados da União, nunca deixou de pagar, cumpre todos os requisitos e tem projetos. Nós sempre fizemos investimentos em Pernambuco com recursos de operação de crédito. Quando tivemos restrição ao crédito ficamos muito dependentes na capacidade de investimento. Esse governo persegue Pernambuco. Criam dificuldades e novas regras pra beneficiar apenas quem eles querem. É um governo sem compromisso com o Nordeste”, afirmou.

Paulo Câmara lembrou de obras importantes que deixaram de receber recursos do Governo Federal, como a adutora do Agreste. Sobre não ter cumprido a promessa que fez nas eleições de 2014 de construir quatro novos hospitais, voltou a atribuir culpa ao subfinanciamento imposto pela gestão do SUS no governo Temer e também à crise econômica. “Essa forma de governar que Temer implantou não faz bem ao Brasil. Precisamos saber o que fez bem ao nordeste, por isso apoiamos o presidente Lula”, disse.

Folhape


SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO JÁ TEM DATA PARA COMEÇAR

Foto: Globo Esporte

Os torcedores Alviverdes já podem se preparar para o Pernambucano da Série A2. Pois, de acordo com a Federação Pernambucano de Futebol (FPF) o campeonato tem início no dia 26 de agosto, com sete partidas.

Este ano, a segunda divisão, que vai seguir no formato sub-23, terá 15 times, que serão divididos em quatro grupos. No grupo A estão 1º de Maio, Serrano, Petrolina e Sete de Setembro. A chave B conta com Porto-PE, Ypiranga e Decisão. Já a C tem Timbaúba, Centro Limoeirense, Vera Cruz e Náutico. No último grupo, o grupo D reúne Íbis, Cabense, Ferroviário do Cabo e Sport. Lembrando que Náutico e Sport só participam da primeira fase.

Nesta primeira rodada o primeiro desafio do Sete de Setembro é o Serrano, no Gigante do Agreste, aqui em Garanhuns.

Confira abaixo os horários e locais dos jogos:
Sete de Setembro x Serrano – Gigante do Agreste - 15h
Petrolina x 1º de Maio – Paulo Coelho – 15h
Ypiranga x Porto – Lacerdão – 15h
Vera Cruz x Náutico – Gonzagão – 15h
Timbaúba x Centro Limoeirense – José Ferreira Lima – 15h
Ferroviário x Cabense – Gileno Di Carli – 15h
Sport x Íbis – Arena de Pernambuco – 15h

CODEAM OFERTA CURSOS GRATUITOS DA ESCOLA DE CONTAS DO TCE-PE PARA ASSOCIADOS


Aconteceu nesta Quarta (15) e será encerrada nesta Quinta (16/08) na sede da CODEAM – Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional -, uma série de novos cursos GRATUITOS realizadas pela Escola de Contas Públicas do TCE-PE. As referidas capacitações fazem parte do Programa de Interiorização da instituição.

Durante este segundo semestre do ano estão sendo ofertados os cursos Licitação Pública: do edital ao contrato, Auditoria em Folha de Pagamento, além de Gestão e Controle do Programa de Alimentação Escolar.

‘Licitação Pública: do edital ao contrato’, irá orientar os servidores na realização de licitações e contratações públicas. ‘Auditoria em Folha de Pagamento’, pretende capacitar os jurisdicionados nesta especialidade de auditoria para aperfeiçoar o controle, já ‘Gestão e Controle do Programa de Alimentação Escolar’ vai apresentar aos gestores o histórico e normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

José Vieira de Santana
Na CODEAM, está sendo realizado inicialmente nestes dois dias o curso ‘Licitação Pública: do edital ao contrato’, tendo como Instrutor o José Vieira de Santana.

O programa da Escola leva em consideração a necessidade de mais capacitações em municípios localizados além da Região Metropolitana, já que alguns fatores, como gastos com transporte e hospedagem, dificultam a participação dos servidores nos cursos.

Presidente da CODEAM, a prefeita de
Capoeiras Neide Reino (PSB) conseguiu
trazer os cursos de forma gratuita para
os associados do órgão.
"A missão fundamental dos Tribunais de Contas é, sem dúvida, o controle externo das contas públicas. Mas, é também, orientar os servidores, sejam dos estados ou municípios. Esta iniciativa da Escola de Contas tem o objetivo levar capacitações gratuitas para todo o Estado, visando um aprimoramento dos serviços prestados pelos entes públicos aos cidadãos pernambucanos”, destacou o conselheiro diretor da Escola, Ranilson Ramos.

Segundo a Presidente da CODEAM e Prefeita de Capoeiras, Neide Reino (PSB) “Esses cursos anteriormente eram realizados em Recife, mediante taxa de inscrição. E esses ofertados aqui são totalmente GRATUITOS”.

Para abertura das capacitações, esteve presente o Dr. Dácio Rossiter Filho, Gerente de Planejamento, Desenvolvimento e Inovação da Escola de Contas Públicas - TCEPE.

Diversos representantes dos municipios associados à CODEAM
participam do Curso.
No primeiro semestre foram realizados em diversos municípios os cursos Gestão Ambiental: Licenciamento e Projetos de Aterros Sanitários, Câmara Municipal e Vereadores: Funções, Conceitos; Ordenamento Jurídico e Tribunais, e Gestão e Controle do Desempenho do RPPS.

Os próximos Cursos a serem realizados na sede da CODEAM já nos dias 30 e 31 de Agosto serão ‘Auditoria em Folha de Pagamento’ e no dia 27 de Setembro, ‘Merenda Escolar’.

Participam desse curso na CODEAM os municípios de: Angelim, Brejão , Paranatama, Terezinha, Garanhuns, Caetés, Saloá, Manari, Quipapá, São João, Capoeiras, Bom Conselho, Lagoa do Ouro, Ibirajuba, Palmeirina, São Bento do Una, Jucati, Lajedo, Canhotinho, Jupi, Bezerros, Joaquim Nabuco, Petrolina, Feira Nova, Paulista, Lagoa dos Gatos, Sanharó, Água Preta, Cupira, Itapetim, Agrestina e Tacaimbó.