quarta-feira, 8 de agosto de 2018

IFPE CAMPUS GARANHUNS ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO PREPARATÓRIO

Foto: IFPE

O curso preparatório para o vestibular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), PROIFPE começaram nesta quarta-feira (08) e seguem até o dia 13 deste mês.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Coordenação de Apoio ao Ensino e ao Estudante (CAEE) do Campus Garanhuns, localizado na Rua Padre Agobar Valença, s/n, bairro Severiano de Moraes Filho. No ato da inscrição o candidato deve apresentar cópia e original do CPF e do RG ou da Certidão de Nascimento, uma foto 3X4 recente, declaração da escola de origem que confirme a regularidade de matrícula no 9º ano do Ensino Fundamental, ou ter concluído o 9º ano em escola pública, e ficha de inscrição preenchida e assinada pelo candidato ou responsável legal.

Poderão se inscrever alunos de escolas da rede pública, residentes no Agreste Meridional, que possuam certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, ou estejam cursando o 9º ano.

A prova, que será aplicada no dia 20 de agosto, das 14h às 16h, no IFPE de Garanhuns, será dividida em duas etapas, sendo elas prova de conhecimento (classificatória) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, com questões objetivas e de múltipla escolha; e a prova de análise socioeconômica (eliminatória).  A avaliação socioeconômica será realizada apenas com os candidatos classificados na prova escrita. Apenas 40 vagas serão ofertadas.

O resultado preliminar será publicado dia 23 de agosto no endereço eletrônico do IFPE. A interposição de recursos do resultado da prova deverá ser feita no dia 24, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Coordenação de Protocolo e Gestão de Documentos (CPGD).

Os classificados devem entregar os documentos referentes à análise socioeconômica na CAEE, nos dias 28 e 29 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O resultado desta etapa está previsto para dia 31 de agosto, com recursos dia três de setembro. O resultado final será divulgado dia quatro de setembro.

O início das aulas do PROIFPE está previsto para dia cinco de setembro, nas segundas e quartas, nas dependências do Campus Garanhuns.

INQUÉRITO SOBRE A QUEDA DE AVIÃO DE CAMPOS É CONCLUÍDO

Foto: Um Tribuna

Em nota oficial, a Polícia Federal incluiu, nesta quarta-feira (08) “Colisão de Passáros” como uma das hipóteses para a queda do avião que matou o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, além de mais 6 pessoas que estavam nele, em 2014. Ainda na nota, a PF informou que encerrou o inquérito sobre o acidente

No texto diz que “o inquérito concluiu que a queda da aeronave pode ter sido causada, isolada ou cumulativamente, pelos seguintes fatores: a colisão com pássaros, gerando uma atitude radical da aeronave; a desorientação espacial por parte dos pilotos; a possibilidade de disparo de compensador de profundor; ou uma pane/travamento de profundor em posições extremas".

A PF realizou ainda uma apresentação detalhada do inquérito às famílias dos cinco passageiros da aeronave Cessna 560XL, no Recife (PE). Na última terça-feira (7), foi realizada apresentação idêntica às famílias dos pilotos, em São Paulo.
A nota informa, ainda, que "diante das conclusões apresentadas não permitirem a indicação de ter havido qualquer infração a legislação penal, a Polícia Federal recomendou ao Ministério Público o arquivamento do inquérito policial".

ELEITORES SÓ TEM ATÉ HOJE PARA RETIRAR SEGUNDA VIA DO TÍTULO

Foto: Jornal Espaço do Povo

Termina nesta quarta-feira (8) o prazo para que as pessoas que se encontram fora de seus domicílios eleitorais peçam a segunda via do título de eleitor. O Código Eleitoral estabelece que o pedido deve ser feito em qualquer cartório eleitoral até 60 dias antes das eleições.

Ao solicitar a segunda via do documento, o eleitor precisa esclarecer se deseja recebê-la no cartório em que fez o pedido ou naquele em que possui domicílio eleitoral.

Também nesta quarta-feira os materiais de campanha passam a ter prioridade nos Correios, com o envio realizado antes de qualquer outra demanda. Porém, os candidatos e partidos só poderão enviar material a eleitores a partir de 16 de agosto.

PREFEITURA DE GARANHUNS COMEÇA A SE PREPARAR PARA A MAGIA DO NATAL 2018

Foto: Secom Garanhuns

A partir desta quinta-feira (9) a Secretaria de Turismo e Cultura, está disponibilizando a convocatória para artistas que desejam compor a programação do evento, que acontece nos meses de novembro e dezembro, com a decoração permanecendo até o início de janeiro.

Assim como nos outros anos, serão aceitas inscrições de artistas e grupos musicais e/ou culturais que apresentem propostas de shows — preferencialmente relacionados ao ciclo natalino e Cultura Popular; como reisados, pastoris, bandas de pífanos, espetáculos de dança e ballet, musicais, bandas e orquestras, encenações de autos de natal, cantores líricos, gospel, MPB, serestas ou covers de artistas consagrados, perna de pau, fantoches, entre outros.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 09 a 31 de agosto de 2018, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h, na Secretaria de Turismo e Cultura, que está localizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, na avenida Afonso Pena, S/N, bairro São José — Garanhuns/PE, CEP: 55.295-240, ou através dos Correios, desde que sejam postadas até o dia 31 de agosto, no mesmo endereço. Não serão aceitas inscrições via fax ou internet. No envelope em que a proposta deverá ser enviada, o candidato precisa incluir além do formulário de inscrição material comprobatório como releases, fotos, CDs, DVDs, matérias e notas em jornais, fotografias e filmagens do seu trabalho.

O formulário de Inscrição estará disponível no site da Prefeitura de Garanhuns



LEI KANDIR NO STF: CNM DEBATE PAUTA COM APOIO DO SENADOR WELLINGTON FAGUNDES


Nós do Programa 'Falando com o Agreste Itinerante' estamos em Brasília desde a última segunda feira acompanhando a pauta municipalista coordenada pela CNM. 

A última audiência do primeiro dia de Mobilização Municipalista foi com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da reunião a convite do senador Wellington Fagundes (PR-MT). Na pauta, a regulamentação de anexo da Lei Kandir – uma das pautas prioritárias dos Municípios.
Gilmar Mendes foi relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 25, julgada procedente por unanimidade pela Corte no dia 30 de novembro de 2016. Ele fixou prazo de 12 meses para que o Congresso Nacional edite lei complementar regulamentando os repasses de recursos da União em decorrência da desoneração das exportações do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Ainda de acordo com a decisão, na ausência de lei regulando a matéria quando esgotado o prazo, caberia ao Tribunal de Contas da União (TCU) fixar regras de repasse e calcular as cotas de cada um dos interessados.

A CNM mostrou que a fonte existe. E estamos buscando juntamente essa solução na Câmara dos Deputados”, destacou o senador. Queremos com essa reunião também mostrar aqui publicamente que a decisão é do Congresso Nacional”, completou Fagundes. “A norma estava aí e não estava sendo cumprida”, relembrou o ministro acerca da decisão do Supremo.

O presidente da Confederação, Glademir Aroldi, ressaltou que a decisão do ministro foi muito importante aos Entes locais. “O Supremo ajudou a provocar a discussão quando tomou essa decisão”, pontuou. Ele falou sobre a reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e destacou os dados levados pela CNM a fim de viabilizar a aprovação. “Maia está chamando o ministro da Fazenda para a gente poder fazer uma rodada de negociação com ele”, disse.

Gilmar Mendes destacou que “a medida foi um estímulo adequado para fazer reformas”. Para o ministro, é necessário, agora, que o Congresso ache um acordo para aprovar a matéria. “Esse caso é realmente muito complicado e precisa de uma construção”, destacou.
Também participaram os presidentes da Associação Mato-Grossense de Municípios (AMM-MT), Neurilan Fraga, da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, o primeiro secretário da Confederação, Hudson Brito, o diretor-executivo, Gustavo Cezário, e o consultor Joarez Henrichs.

Outras pautas

Aroldi também falou de duas decisões que aguardam julgamento do STF. “O primeiro deles é aquele em que, no ano de 2012, a ministra Cármen Lúcia concedeu liminar, que é a dos royalties. Outra é a do ISS. Já até fizemos audiência com o ministro Alexandre de Moraes, porque ele também concedeu uma liminar. Isso é uma questão de justiça tributária”, disse.