segunda-feira, 9 de julho de 2018

NOVIDADE CULTURAL É LANÇADA DURANTE FIG: CASA DAS ARTES

Foto/Montagem: Marcelo Jorge - FCA
O Festival de Inverno de Garanhuns, que nasceu a 28 anos, feito sob medida para Garanhuns, reduziu substancialmente a participação de filhos da terra em suas mais recentes edições. 

Os critérios de avaliação dos trabalhos que geram os editais de convocação para o FIG, infelizmente não contemplam a totalidade de bons talentos em todas as searas da arte e da cultura que permeiam os palcos, mostras de artes plásticas e cênicas e em razão disso, deixa de fora muitas expressões culturais que poderiam ser compartilhadas com os próprios garanhuenses e visitantes.

Para incluir esses profissionais da arte e da cultura em um espaço paralelo, não constante na programação oficial do FIG 2018, mas nem por isso com uma visibilidade menor, uma boa ideia gerada pelo Diretor da Rádio Marano FM de Garanhuns, Jorge de Noronha Branco, por sua esposa e Deputada Estadual Priscila Krause (DEM), pela Colunista Valdéria Santana e ainda pela prestigiada artista plástica Socorrinho Gueiros está transformando o emblemático  'casarão dos Tinoco', uma bela residência localizada em espaço nobre de Garanhuns, em frente ao Hotel Tavares Correia, servirá de palco para as mais diversas manifestações culturais durante o Festival.  Trata-se da CASA DAS ARTES.

Segundo Jorge (ouça abaixo sua entrevista completa ao programa 'Falando com o Agreste'), o local servirá como um "Território da Cultura de Garanhuns", uma forma de promoção para o artista garanhuense  e deve abrigar ainda um espaço gastronômico, local para exposição de telas, palco disponível para apresentações musicais entre outras atividades. 

Durante o evento, a equipe da Rádio Marano FM estará transmitindo sua programação direto do local, pois um estúdio foi montado com link direto para a emissora. Os profissionais da rádio portanto estarão em interação com a população. 

O acesso do público ao local é gratuito e a participação dos artistas estará sendo divulgada na programação da FM 102,3. A abertura do espaço acontecerá nesta sexta feira (13) a partir das 19 horas e o horário de funcionamento da 'CASA DAS ARTES' é das 10 da manhã as 21 horas e vai até o dia 28 de Julho.  

Ouça abaixo a entrevista do Diretor da Emissora, Jorge Branco, com os detalhes da ação cultural:

AGORA ADVOGADOS PEDEM A PRISÃO DE SERGIO MORO

FOTO: Correio 24horas

Um grupo de advogados pediu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região a prisão do juiz federal Sérgio Moro e do diretor-executivo da PF no Paraná. Eles alegam que ambos teriam descumprido alvará de soltura emitido pelo desembargador plantonista Rogério Favreto em face do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o grupo de advogados, o juiz Sérgio Moro não poderia se pronunciar sobre a prisão de Lula por estar em férias e, portanto, “sem jurisdição em sua própria vara”. A decisão teria sido igualmente descumprida pelo delegado por uma suposta determinação de Sérgio Moro.

Com relação a esta polêmica, Favreto afirmou que ele e sua família estão sofrendo ameaças pelas redes sociais. “Desde a divulgação indevida do número de meu telefone, recebi várias mensagens agressivas a mim e à minha família. Inclusive o Alexandre Frota colocou meu número no Twitter. Já estou tomando providências nesse sentido”, Destacou o desembargador plantonista.

SESC GARANHUNS PROMOVE MOSTRA PEDAGÓGICA DE ARTES

Foto: Sesc

A Mostra Pedagógica de Artes começa nesta segunda-feira (12) e segue até quinta-feira (12), onde processos na área de música e artes cênicas serão demonstrados.

Entre a programação está Técnica Vocal e Grupo Harmonia de Flautas, dia 9; Violão e Grupo de Cordas (10); além do teatro adulto (11) e uma Mostra com Experimentos do Grupo Artístico de Teatro Sesc (12), encerrando a grade de eventos.

As apresentações acontecem no Salão Jaime Pincho Sesc, a partir das 19h30 da noite, com entrada gratuita.