segunda-feira, 2 de julho de 2018

DIAS TOFFOLI ARQUIVA INQUÉRITO CONTRA DEPUTADO BRUNO ARAÚJO

Deputado Federal pelo PSDB e ex Ministro Bruno Araújo, está
livre das acusações de delatores, determina Dias Toffoli.
Na imagem, Bruno em entrevista ao programa Falando com o
Agreste.  Foto: Marcelo Jorge/Arquivo FCA 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli decidiu arquivar inquérito aberto na Corte contra o deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), que era investigado pelos crimes de corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. A decisão foi assinada na sexta-feira (29) e divulgada nesta segunda-feira (02).

O inquérito foi aberto em 2017 para apurar citações ao nome do parlamentar nos depoimentos de delação premiada de ex-diretores da empreiteira Obebrecht. Nos depoimentos, os delatores afirmaram que repassaram R$ 600 mil para as campanhas eleitorais de Bruno Araújo em 2010 e 2012.

A decisão de Toffoli foi motivada por um pedido de arquivamento feito pela defesa de Bruno Araújo. Para o ministro, até o momento, não há indícios suficientes de provas para manter o andamento da investigação.

Na petição que chegou ao Supremo, os advogados alegaram que a investigação não encontrou "qualquer indício de prática delitiva em desfavor" do deputado.

"Nenhum dos colaboradores ouvidos, nem nos seus depoimentos prestados junto à PGR [Procuradoria-Geral da República] no momento de homologação de seus acordos de colaboração premiada, nem tampouco na ocasião de renovação de suas oitivas perante o DPF [Polícia Federal], tampouco as demais testemunhas ouvidas, e o resultado de outras diligências investigativas complementares, trouxeram elementos que pudessem justificar a manutenção desse inquérito, o qual deverá ser prontamente arquivado", sustentou a defesa.

PSB QUER OUVIR SEUS MEMBROS PARA DEFINIR QUEM APOIAR PARA PRESIDÊNCIA DO PAÍS


Apesar de a maioria defender o apoio ao ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), pré-candidato à Presidência, o PSB contratou pesquisa de opinião quantitativa e qualitativa nacional e por estados para lastrear a decisão de apoio na corrida presidencial de outubro. O questionário já está sendo elaborado e deve passar pelo crivo da Executiva nacional nesta semana. Já o resultado deve sair no máximo até a terceira semana de julho.

Nem mesmo a pressão do pedetista por uma resposta socialista em troca da vice na chapa presidencial deve mudar o prazo do partido, que tem até o final de julho para decidir o rumo. O nome do partido para o posto é o do ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), que tenta valorizar o passe se colocando como pré-candidato ao Governo de Minas Gerais. Ele também havia sido cogitado na vice da chapa petista. Um socialista, em reserva, disse que o partido não deve mudar seu prazo para atender a Ciro Gomes.

Apesar dele ser o preferido da maioria dos socialistas, o presidenciável do PDT ainda sofre resistência de algumas alas que preferem aliança com o PT, por exemplo. Outra opção discutida internamente é a liberação dos diretórios estaduais. Essa postura de neutralidade não agrada aos socialistas mais ideológicos, porém ajudaria os governadores nas costuras regionais visando à aliança com o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com informações da FolhaPE

PRESTÍGIO POLÍTICO DO PREFEITO DE BOM CONSELHO FICA MAIS EVIDENTE DURANTE 'FORROBOM'

Deputados Federais Danilo Cabral (PSB) e Fernando (PP)  
prestigiam Prefeito Dannilo Godoy (PSB), durante evento
'Forrobom 2018'.  (Foto: Divulgação) 

A boa aprovação à gestão do prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy (PSB), que lhe rendeu inclusive uma inédita reeleição, quebrando o estigma daquele município do Agreste nunca antes haver reeleito um gestor municipal, vem se somando ao seu prestígio em âmbito parlamentar no estado e em Brasília, o que vem rendendo boas parcerias para o sua administração. Prova disso é o novo matadouro municipal e a escola técnica, entre outras realizações, que vem causando uma positiva repercussão dentro e fora da chamada ‘Terra de Papacaça’.

Prova inconteste deste prestígio foi o sucesso do tradicional evento ‘Forrobom’ que marcou o período junino para os bomconselhenses, agradando sua população e visitantes neste mês de junho que passou. Colegas prefeitos e parlamentares da ALEPE estiveram passando pelo evento e elogiando a organização da gestão e das suas secretarias envolvidas no evento.

Artista bomconselhense Basto Peroba, prata da casa, prestigiado mais uma
vez no 'Forrobom'.  Foto: Blog Tiago Padilha
Nesta oportunidade, deputados federais como Fernando Monteiro (PP) e Danilo Cabral (PSB) também prestigiaram Godoy e reforçaram seu apoio e simpatia pelo jovem gestor. Este por sua vez, fez questão de ser um anfitrião atento, retribuindo este prestigio dos citados  parlamentares à sua população com a oferta de um jantar em sua residência para os deputados parceiros.

Dannilo Godoy ainda não explicitou seu voto à presidência da república, mas na eleição para governador é um dos mais ativos cabos eleitorais de Paulo Câmara (PSB), juntamente com Sandoval e Beta Cadengue (Brejão), Débora Almeida (São Bento do Una), Neide Reino (Capoeiras), Marcelo Neves (Palmeirina), Tonho de Lula (Iati), Ednaldo Peixoto (Jucati), Marquidoves Vieira (Lagoa do Ouro), Valmir do Leite (Paranatama), Douglas Duarte (Angelim) - todos estes também da legenda socialista - e ainda Ricardo Alves (Saloá) que pertence ao MDB.