quarta-feira, 13 de junho de 2018

LÍDER DO PSB NA CÂMARA TRATA SOBRE IMPROBIDADE E CULTURA, EM REUNIÃO COM PRESIDENTE DA CNM

Tadeu Alencar recebeu em seu gabinete, o novo presidente da Confederação
Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi. Foto: Portal CNM

Parlamentar envolvido nas pautas jurídicas e de cultura, o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar (PE), recebeu o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, no gabinete da liderança nesta quarta-feira, 13 de junho.

Os líderes conversaram sobre o anteprojeto de reforma da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992), a ser apresentado no Congresso Nacional por um grupo de renomados juristas, e o Projeto de Lei (PL) 1321/2011. O último cria o Fundo Nacional Pró-Leitura (FNPL), destinado à captação de recursos para atender aos objetivos da Política Nacional do Livro. O texto tramita na Comissão de Cultura, da qual o parlamentar é membro.

Com apoio da área de Cultura da CNM, Aroldi tratou das emendas apresentadas pela entidade ao PL. Como explica a técnica de Cultura, Ana Clarissa Fernandes, as sugestões pretendem garantir a destinação de recursos para os fundos municipais de cultura e duas receitas: 5% da arrecadação bruta dos concursos de prognósticos e loterias federais e similares, e o estabelecimento da Contribuição para o Desenvolvimento da Industria Editorial Nacional, em alusão ao Condecine, uma política pública do setor voltada para o cinema.

"As emendas são importantes para incentivar os Municípios a criarem seu Plano Municipal de Cultura e ter acesso ao fundo", destacou o presidente. Alencar se dispôs a estudar e incluir as mudanças o quanto antes, já que o prazo para apresentar emendas está correndo.

IMPROBIDADE

Em relação às considerações feitas ao anteprojeto, o presidente da CNM focou nos pontos que hoje permitem margem excessiva de interpretação, inclusive com entendimentos divergentes entre os tribunais. Foi entregue ao deputado e equipe 11 sugestões, que visam atender aos questionamentos da gestão local.

"É preciso cautela e atenção ao texto para comprar a briga. Temos compromisso em combater a corrupção e a negligência, mas essa criminalização da política tem afugentado o gestor do bem. A participação da comissão de juristas na elaboração respalda nossas decisões", explicou Alencar.

O Grupo de Trabalho formado por autoridades especialistas, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, deve apresentar a proposta na Câmara nas próximas semanas. Espera-se, com a articulação da Confederação, garantir voz ao movimento municipalista na reforma da Lei que, atualmente, atinge milhares de gestores no país. O documento com os pleitos da CNM também foi entregue ao ministro do STJ.

DATENA COGITADO PARA PRE CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Foto: André Lessa/AE
Depois de anunciar sua desistência de se lançar como candidato ao Senado, o apresentador José Luiz Datena, da rádio e TV Bandeirantes, poderá ressurgir como o ‘outsider’ de que tanto se fala nestas eleições. 
Datena, que é filiado ao DEM,  está considerando até a possibilidade de se candidatar à Presidência e poderá ser a grande cartada do partido para criar um fato novo na campanha eleitoral. Os caciques do DEM, capitaneados pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, estão “pondo pilha” em Datena para encarar o desafio.  Ele viajou para Brasília nesta quarta-feira (13), e já se encontrou com Maia, mas não se sabe ainda como foi a conversa.

EMPRESÁRIO PERNAMBUCANO, RADICADO NO RIO, LANÇA LIVRO NA CÂMARA FEDERAL EM BRASILIA


Ao mesmo tempo em que a atual cena política e econômica no Brasil vem gerando muita apreensão em todos os setores dentro e fora do país, pontuado por oscilações na economia, insegurança pública, crise nos presídios, denúncias comprovadas de corrupção de autoridades, com prisão de empresários e políticos, afastamento de uma presidente através de impeachment - e até a recente prisão de um outro - , essa conturbação vem sendo também objeto de estudo perante consultores, analistas, economistas, jornalistas e outros interessados em tentar explicar ou ao menos registrar esse ‘case’ institucional.

Com esse pensamento, o empresário, mobilizador social fundador e presidente da ONG Instituto Amigos da Saúde e Diretor executivo do Grupo VIP Sandro de Moura, decidiu registrar o que vive e viu nesse atual cenário. Sandro é pernambucano, natural de Ribeirão na zona da mata do Estado,  mas vive desde a adolescência no Rio de Janeiro, local no qual construiu grandes relações e onde divide o tempo entre a administração de suas empresas e a mobilização social junto à comunidades mais carentes do município. Essa sensibilidade social levou o empresário a tentar uma inserção mais ativa na política, tendo sido candidato a deputado estadual na Região dos Lagos, onde obteve boa votação, porém na oportunidade, insuficiente para sua eleição.

Essa inserção também o aproximou de muitos líderes comunitários e de políticos com mandato naquele estado, além de constantes idas a Brasilia, onde estreitou relações com esses parlamentares da bancada fluminense. A partir dai, a ideia da publicação de um livro que pudesse sintetizar o momento nacional foi posta em prática, gerando a obra ‘ANOTAÇÕES DO BRASIL’, editada pela Albatroz,  a ser lançada precisamente na próxima quarta feira, dia 20 de junho, das 14 as 17h na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O livro, que terá a arrecadação das suas vendas revertidas para obras sociais,  traz depoimentos de parlamentares e profissionais de Consultoria política de quase todo o país, com suas impressões dessa fase que o Brasil atravessa. A obra estará disponível em diversas livrarias país afora.   Na ‘orelha’ do livro, o autor dá uma síntese da sua obra:

Existe um Brasil pronto para dar certo. Não é um País qualquer, tem um povo acolhedor, riquezas extraordinárias e o desejo latente de acertar. Precisamos apenas “fazer o dever de casa”. Ouvi autoridades parlamentares, lideranças comunitárias, diversos mobilizadores sociais, donas do lar... ouvi a voz do povo. Pessoas cheias de energia e esperança; outras nem tanto... Tem um mover especial no ar. Pré candidatos a presidência da República, deputados federais de vários partidos e correntes ideológicas tambem  anotaram”. Com o gravador “desligado” captei também a alma das palavras não ditas. Nao tem jeito; esse País vai ter que se mobilizar! Para isso estamos aqui com esta obra, “anotações do Brasil”, ao final desta leitura, você será parte integrante desta gincana humana e, por onde passar, deixará também “anotado” o Brasil tem jeito!. (Sandro de Moura – Autor)

O programa e blog ‘Falando com o Agreste’, à convite do autor, estarão nesta data em Brasília, realizando a cobertura jornalística do lançamento deste importante capítulo da literatura política nacional e que deve ter no próximo mês de Julho o seu lançamento também em terras pernambucanas.

SERVIÇO

Lançamento do livro ANOTAÇÕES DO BRASIL
Data: 20 de Junho de 2018
Horário: 14:00 as 17:00h
Local : Anexo III da Câmara dos Deputados – Brasília - DF