sábado, 19 de maio de 2018

CONGRESSO DE ESTRATÉGIAS ELEITORAIS É SUCESSO EM FORTALEZA

Mestre Carlos Manhanelli, Presidente da ABCOP, falou
sobre as eleições para Deputado.
Está sendo realizado desde esta sexta feira (18) indo até este sábado (19), em Fortaleza/CE, o “13º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político”. O evento de nível internacional, que reúne grandes nomes da comunicação política e do marketing eleitoral acontece no Centro de Eventos do Ceará. Este evento já foi realizado em duas outras oportunidades nesta capital, em 2010 e 2012. A realização do congresso trouxe ao público local a oportunidade de participar de discussões sobre campanhas eleitorais, com a presença de especialistas de renome nacional e internacional, que expõem técnicas, conceitos e experiências, promovendo o intercâmbio com profissionais de todo o país.

Com o tema "Novas Estratégias eleitorais para um novo ambiente político", o congresso vem discutindo temas como renovação política, uso da internet nas campanhas eleitorais, novas técnicas de comunicação e de mobilização eleitoral e campanha permanente, dentre outros. 

Fotos: FCA Itinerante
Abrindo a programação na Sexta feira (18), falou o Diretor da ABCOP em Fortaleza, AURIZIO FREITAS, abordando a temática: Sou candidato, e agora? Pequeno manual para novos candidatos.
Logo após, GABRIEL ROSSI trouxe sua palestra: Branding e estratégias digitais nas eleições.
CELSO MATSUDA, que é Doutor em Comunicação pela ECA/USP, com mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero trouxe o tema: Estratégias Eleitorais para Campanhas Vitoriosas em Tempos de Crise.

Já na tarde da sexta feira, o LUÍS HENRIQUE ROMAGNOLLI na sua palestra “TV E RÁDIO eficientes para Campanhas eleitorais” comentou sobre o menor tempo de propaganda na TV e no rádio para os candidatos na eleições de 2018> Segundo Romagnolli, que foi o criador e apresentador do programa ‘Café com o Presidente’ à época do Governo Lula, a Internet será uma grande aliada na corrida pela busca de votos, mas é preciso saber utilizá-la para alcançar esse objetivo.
Se falou ainda neste primeiro dia de Congresso sobre a condução das pesquisas eleitorais nesse novo ambiente eleitoral, com explanação do Consultor da Manhanelli Associados e especialista em pesquisas, CAIO MANHANELLI. Ele mostrou um cenário interessante e abordou um aspecto interessante: Quais são as pesquisas que acertam?.

Sendo um ano no qual candidatos estarão concorrendo também à vagas nas Câmaras legislativas estaduais e federais, o Mestre CARLOS MANHANELLI que é o Diretor da Manhanelli Associados e Presidente da ABCOP – Associação Brasileira de Consultores Políticos  -, trouxe a palestra: “Marketing Político Eleitoral para Deputados”. Baseado no livro homônimo, Manhanelli que é responsável por inúmeras campanhas no Brasil e em vários outros países, além de ser professor nas cadeiras de comunicação em Universidades espanholas, deu dicas e caminhos para aqueles que desejam disputar uma vaga no legislativo como também aos profissionais responsáveis por estas campanhas.

A tarde da sexta feira foi finalizada com a palestra “Marketing político em tempo de ‘fake news” com a brilhante condução do RUBENS FIGUEIREDO, que é cientista político graduado e pós-graduado pela USP, consultor político, diretor geral do CEPAC, coordenador de conteúdo da Fundação Espaço Democrático, tendo estagiado nas principais centrais patronais da França, Inglaterra e Espanha.  

Já hoje, sábado, (19), está sendo lançado um e-book com o mesmo título do congresso e acesso gratuito aos participantes, reunindo textos de especialistas das cinco regiões do país. Do evento participam cerca de 300 pessoas, entre profissionais de marketing e comunicação, candidatos que disputarão as eleições, representantes de partidos políticos, assessores, imprensa, estudantes universitários de áreas afins e movimentos sociais.

Marcelo Jorge representa a Plenarium Consultoria, de
Pernambuco, no evento em Fortaleza 
Além do Diretor da ABCOP em Pernambuco, Roberval Souza e do consultor Sinvall Simões, representando o estado o Consultor e Radiojornalista Marcelo Jorge, que dirige a Plenarium Consultoria, responsável pela condução da comunicação eleitoral vitoriosa em mais de uma dezena de municípios do agreste pernambucano nas últimas eleições, disse que o Congresso vem sendo um momento de importante avaliação do cenário político nacional e uma grande oportunidade de atualização profissional dentro de uma conjuntura complicada, porém desafiadora.

Neste sábado, será apresentado um painel com o diversos Diretores da ABCOP em todo o País, além de uma análise jurídica da Dra. KAMILE CASTRO, especialista em Direito Eleitoral e encerramento com o LÁZARO DO PIAUÍ, especialista em músicas para as campanhas eleitorais, os chamados ‘Jingles’ para conquistar votos e encerramento e um momento de descontração com um ‘pocket show’ do artista.

O 13º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político é promovido pela empresas Manhanelli Associados e Marketing Político e Companhia/MP&Cia, com apoio institucional da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP). 

Fotos: Divulgação Manhanelli Associados/ Falando com o Agreste Itinerante