sexta-feira, 18 de maio de 2018

GOVERNADORES DO NE DEBATEM PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS

Foto: Giselly Santos

Os governadores do Nordeste estão reunidos, nesta sexta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, para mais uma reunião do Fórum criado para discutir temas relacionados à região. No encontro de hoje, que tem o pernambucano Paulo Câmara (PSB) como anfitrião, o assunto em discussão tem como mote o "Nordeste unido em defesa do Rio São Francisco".

A temática está sendo abordada porque a proposta de privatização da Eletrobrás e suas subsidiárias, entre elas a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), está prestes a ser votada pela Comissão Especial criada para debater a proposta na Câmara dos Deputados. Apreciação é prevista para o início de junho.

Estão presentes Wellington Dias (PT), governador do Piauí; Rui Costa (PT), da Bahia; Camilo Santana (PT), do Ceará; Ricardo Coutinho (PSB), da Paraíba; e Robinson Faria, do Rio Grande do Norte.

Além dos nordestinos, também participam do encontro o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. O Estado também é atendido pela Chesf.

A privatização da Eletrobrás preocupa os gestores que já se colocaram contra a venda da estatal.

IFPE ABRE INSCRIÇÕES NESTA SEGUNDA-FEIRA (21)

Foto: Portal NE10

As inscrições para o Vestibular 2018.2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) começam nessa segunda-feira (21). Ao todo, são ofertadas 2.585 vagas para 42 cursos técnicos e superiores distribuídos nos 16 campi (Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão). Para realizar sua inscrição online, o candidato deve acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos até o dia 10 de junho.

O processo inclui o preenchimento da ficha de inscrição e a emissão do boleto (GRU) para o pagamento da taxa, que é de R$ 30 para cursos técnicos e R$ 55 para cursos superiores. O pagamento deverá ser feito somente nas agências do Banco do Brasil até o dia 11 de junho.

Candidatos aos cursos da modalidade “Proeja” estão automaticamente isentos. No caso das outras modalidades, candidatos com renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo que sejam oriundos de escolas públicas ou bolsistas de escolas privadas podem solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 21 a 24 de maio, assim como egressos dos programas Mulheres Mil e PROIFPE.

A entrega da documentação deve ser feita no campus onde o candidato pretende concorrer à vaga, até o dia 25 de maio, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. A lista dos contemplados com a gratuidade será divulgada no dia 29 de maio. Aqueles que obtiverem a isenção da taxa deverão verificar a confirmação da inscrição no site da CVEST. Já os que tiverem o pedido indeferido deverão realizar o pagamento no período estabelecido no edital.

SESC GARANHUNS PROMOVE, A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA, FILMES GRATUITOS

Fotos: Blog do Carlos Eugênio

Para amantes de cinema, o Sesc aqui em Garanhuns, está realizando a partir de segunda-feira (21) o CineSesc, no salão de eventos da Unidade, que fica na Rua Manoel Clemente, nº 136, no Centro. As exibições serão realizadas em três horários: às 9h, às 14h30min e às 19h30min. A entrada é gratuita.

Nos dias 21,22 e 24 será exibida a animação japonesa “O Serviço de Entregas da Kiki”. Na trama, Kiki é uma jovem bruxa de 13 anos, ainda um pouco imatura e teimosa. Ela vai para a costa europeia para aprimorar seus poderes, mas sua insegurança fará com que ela perca sua mágica. O filme tem classificação livre e será exibido em dois horários: às 9h e às 14h30min.

Já nos dias 22 e 23, o público vai assistir a “O Menino da Porteira”, que tem o cantor Daniel no elenco. O filme conta a história do peão Diogo, que leva uma grande boiada até a fazenda de Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso, ele conhece Rodrigo, um menino que sonha em se tornar um grande boiadeiro. No dia 22, o filme será exibido às 14h30, e no dia 23 às 19h30min.

Ainda no dia 23, o projeto apresenta “Aparecida, O Milagre”, às 14h30min. Com Murilo Rosa, Maria Fernanda Cândido e Bete Mendes no elenco, a trama apresenta Lucas que, depois de um grave acidente, fica entre a vida e a morte. Desesperado para salvá-lo, seu pai pede ajuda a Nossa Senhora Aparecida, que lhe restitui a fé e lhe dá a chance de acertar as contas com o passado, com sua família e com ele mesmo. O filme tem classificação indicativa de 12 anos.

Encerrando o CineSesc, no dia 24, às 19h30, será exibido “À Beira do Caminho”, com João Miguel, Vinicius Nascimento, Ângelo Antônio e Dira Paes. Nesse, um caminhoneiro solitário, esconde os traumas do seu passado e cruza o caminho de um menino. O garoto perdeu a mãe e está indo para São Paulo tentar achar o pai que não conhece. A classificação indicativa é também a partir de 12 anos.

PROBLEMA DA FALTA DE ÁGUA EM TEREZINHA PODE ESTAR COM OS DIAS CONTADOS

Foto: FCA

A falta de água, apesar das chuvas que este ano vem beneficiando todo o Agreste de Pernambuco, ainda é um fantasma que atormenta parte da população que vive no interior do estado. 

Para tentar minimizar o problema, dando mais dignidade à população, foi assinado recentemente pelo Prefeito de Terezinha, Matheus Martins (PSB) o Plano de Trabalho definitivo que deve nortear as obras da Adutora do Cajueiro

Em poucos dias, a tão esperada ordem de serviço da adutora será também assinada, em conjunto com a sua colega e correligionária, gestora de Brejão, Beta Cadengue, também do PSB.

Desde o início do seu mandato, Matheus vem buscando soluções junto aos seus deputados e o governo do Estado, para a problemática da água, já que assumiu o comando do munícipio dentro de uma grave estiagem que assolou a lavoura e dizimou rebanhos em todo o estado.

Finalizada, a obra será fundamental para espantar de vez o tormento da falta do precioso líquido para aquelas populações. Sem dúvidas, será um novo momento para Terezinha, gerida pelo mais jovem prefeito do Estado.