quarta-feira, 16 de maio de 2018

SÉRGIO MORO RECEBE PRÊMIO DE PERSONALIDADE DO ANO

Foto: Willian Volcov / Brasil Photo Press/ Folhapress

Nesta quarta-feira (16), o juiz federal Sérgio Moro recebeu o prêmio Personalidade do Ano. A honraria foi entregue no Museu de História Nacional dos Estados Unidos, em Nova York. O magistrado foi acompanhado da esposa, Rosângela Moro.
Não sei se um juiz deve chamar este tipo de atenção – disse Moro, durante o discurso para a plateia de empresários. Também destacou que aceitou o prêmio por significar que “o setor privado, em geral, apoia o movimento anticorrupção”.
O prêmio é oferecido há 48 anos pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos a pessoas que se destacaram no cenário público por seu trabalho. 
Moro foi homenageado por sua atuação na Operação Lava Jato e já era tido como favorito ao prêmio. No momento final de seu discurso, Moro declarou que a diferença reside em “olhar acima do horizonte”.

APÓS DENÚNCIAS DE PRISCILA KRAUSE, UPE EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

Deputada Priscila Krause em recente reunião com o Reitor da UPE, Professor
Pedro Falcão.

Em pronunciamento no plenário da ALEPE,  realizado na tarde desta terça feira (15), a deputada estadual Priscila Krause (DEM), denunciou que, a despeito das informações do Governo do Estado de Pernambuco de que a grave situação financeira vivenciada pela gestão impede a realização de obras, existe dinheiro em caixa suficiente para cumprir estas demandas e à disposição da administração de Pernambuco. Segundo a parlamentar, a verba origina-se de convênios firmados entre o governo de Pernambuco e o governo federal,  especificamente aqueles com dinheiro em caixa.

Na ocasião, a assessoria de Priscila publicou fotos da visita da deputada ao canteiro de obras do Habitacional Canal do Jordão, canteiro de obras do complexo prisional de Araçoiaba, canteiro de obras do habitacional Dancing Days, todas na capital Recife, além de anexar cópias dos extratos bancários que demonstram os valores disponíveis nas contas governamentais. Também se destacam, segundo a denúncia, verbas disponibilizadas,  R$ 3,04 milhões repassados pelo Ministério da Saúde para equipar com laboratórios de saúde os campus da Universidade de Pernambuco em Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde e Petrolina.

UPE RESPONDE

Em nota enviada à redação do Programa e Blog ‘Falando com o Agreste’, a respeito do pronunciamento e denúncias da Deputada Priscila Krause, a reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE) esclareceu que o convênio Ministério da Saúde (MS) no 776568/2012, que objetiva a aquisição de equipamentos de laboratórios para os cursos de Medicina dos campi Garanhuns e Serra Talhada, Odontologia campus Arcoverde e Enfermagem, Fisioterapia, Ciências Biológicas e Nutrição do campus Petrolina, no valor de R$ 3.216.000,00, com vencimento em 28/02/2019, está aguardando a aprovação da reformulação do Plano de Trabalho pelo órgão concedente (MS) para dar continuidade a execução do mesmo.

EM UMA SEMANA, ENEM JÁ PASSA DE 4 MILHÕES DE INSCRITOS

Foto: G1

O prazo para participar do exame, que como finalidade principal a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio, será encerrado às 23h59 desta sexta-feira (18) e com uma semana de inscrições, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) supera a marca de 4 milhões de inscritos.

Para os candidatos que não conseguiram, ou não solicitaram a isenção de taxa, o pagamento, de 82 reais, pode ser feito até o dia 23 de maio. O participante receberá a confirmação do pagamento em até cinco dias úteis.

A isenção foi concedida aos solicitantes que se enquadraram em um dos quatro perfis: na Lei nº 12.799, a partir de critérios de renda e de origem escolar (rede pública ou privada); no Decreto de nº 6.135, a partir de inscrição no CadÚnico; concluintes do ensino médio em escola pública; e que se inscreveram no Encceja 2017 e obtiveram nota suficiente para a certificação.

A informação foi anunciada esta terça-feira (15) pela entidade organizadora, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ainda de acordo com a instituição, por conta da mudança de formato, estudantes que concluíram o ensino médio em 2018 e vieram de escola pública terão direito à gratuidade, mesmo que não tenham solicitado a isenção. O benefício será válido também para os que eram treineiros em 2017 e não compareceram ao local de provas.

O Enem acontecerá em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro