quinta-feira, 10 de maio de 2018

COORDENADORIA DA MULHER DE LAJEDO FAZ PALESTRA SOBRE O PAPEL DA MÃE NO COMBATE À VIOLÊNCIA


Dra. Juliana Vieira, Delegada de Calçado, salientou a importância da família
na prevenção à violência.  Foto: Divulgação ASCOM/Lajedo
A Prefeitura de Lajedo realizou nesta quinta-feira (10), mais um evento de fundamental importância na aplicação das políticas públicas naquela cidade. A Coordenadoria da Mulher convidou diversas mães e setores municipais para assistirem a uma palestra da delegada de Calçado, sobre o papel da mãe na prevenção à violência. O evento aconteceu no Centro de Treinamento.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos é uma multiplicadora do efetivo controle e combate à violência em Lajedo. Segundo a pasta, através do trabalho da Coordenadoria da Mulher, inaugurada na gestão do prefeito Rossine Blésmany (PSD) em 2014, mulheres, mães e a sociedade local como um todo têm encontrado respaldo necessário para os problemas de vulnerabilidade social. “Aqui em Lajedo encontramos uma parceria assídua e frequente entre Mãe Coruja e Assistência”, elogiou a coordenadora do Programa Estadual Mãe Coruja.

Integrantes das Secretarias Municipais e parte representativa da sociedade
lajedense, prestigiou a palestra.
Em sua palestra, a delegada de Calçado, Dra. Juliana Vieira, frisou que o problema da violência no país pode ser combatido em primeiro lugar dentro de casa por meio do pulso firme e presente da figura materna. “Vocês mães são muito melhores do que eu no combate ao crime, pois são vocês que vão construir os valores dessas crianças no futuro”, evidenciou a delegada.

Entre outros assuntos, a palestra trouxe a responsabilidade das crianças e jovens para a família que muitas vezes deixa a educação para escola, para o Estado e outras instâncias. O momento destacou que todos os serviços podem vencer essa guerra agindo juntos.
A Coordenadoria da Mulher e o Programa Mãe Coruja contaram com a participação do CREAS, do CRAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (S.C.F.V.) e teve a participação de jovem que fez uma apresentação em homenagem às mães e da cantora Sarah Luz, que animou o encontro.

Com informações da ASCOM/Lajedo

INEP ESCLARECE PROBLEMAS AO EMITIR BOLETO DE PAGAMENTO

Foto: Mais Minas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um comunicado esclarecendo o problema que alguns estudantes estão enfrentando na geração do boleto do Enem 2018.

Nas primeiras horas de inscrição do Enem 2018, na última segunda-feira (7), estudantes reclamaram nas redes sociais que não estavam conseguindo gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de R$ 82. O Inep informou que o problema poderia estar no navegador de internet dos estudantes. Agora, o instituto afirma que realmente existia um problema no sistema que gera os boletos, mas que ele foi solucionado na segunda-feira. No entanto, até esta quarta-feira (9), alguns participantes ainda relatavam dificuldade para acessar a GRU.

No caso dos participantes não isentos que não estão conseguindo gerar o boleto, o Inep recomenda limpar o cache do navegar e acessar a Página do Participante novamente. Os estudantes também podem ligar no 0800 616161 ou usar o Atendimento Online.

Alguns estudantes não estão conseguindo acessar o boleto porque estão isentos da taxa de inscrição. Os participantes que estão no 3º ano do ensino médio na rede pública ganham a gratuidade automaticamente, mesmo não tendo solicitado a isenção em abril.

O Inep esclarece que, ao final da inscrição no Enem 2018, somente duas mensagens podem aparecer: “Inscrição concluída com sucesso” ou “Inscrição aguardando o pagamento da GRU”. No caso da segunda mensagem, aparece também a imagem da GRU, que é um boleto do Banco do Brasil.

A mensagem “Inscrição concluída com sucesso” aparece para os participantes que pagaram a taxa, que conseguiram isenção em abril e que concluirão este ano o ensino médio em escola pública. Os estudantes que pagaram a taxa precisam esperar cerca de dois dias úteis para a compensação bancária.

As inscrições para o Enem 2018 seguem abertas até o dia 18 de maio. Até as 10h desta quinta-feira (10) o sistema registrou 2.723.393 inscritos. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é alcançar a marca de 7,5 milhões de inscrições.

As provas do Enem 2018 serão aplicadas nos dias 4 e 11 de maio, dois domingos consecutivos. Os locais das provas serão anunciados em outubro, e o resultado está previsto para janeiro de 2019.

20ª CAMPANHA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES TEM DIA "D", NESTE SÁBADO (12) EM GARANHUNS

Foto: Prefeitura de Garanhuns

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Garanhuns, está dando continuidade a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que teve início no final de abril, porém a campanha segue até o dia 01 de junho.

Vale lembrar que esta etapa da vacinação englobam apenas crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas — até 45 dias após o parto; profissionais da área de saúde; povos indígenas; pessoas com 60 anos ou mais de idade; adolescentes de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadores de comorbidades — doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Neste caso as pessoas devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Além de professores das escolas públicas e privadas, que devem apresentar contracheque ou crachá que identifique a atividade profissional.

O principal objetivo da iniciativa é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções causadas pelo vírus da influenza no público alvo da vacinação. O município já recebeu pouco mais de 12 mil doses da vacina, que estão sendo administradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), sempre das 08h às 16h na área urbana, e das 8h às 14h na área rural.

Além dos postos de Saúde, os profissionais da secretaria de Saúde seguem se preparando para execução do Dia D da Campanha de Vacinação, que acontece no dia 12 de maio. Para atender às demandas da população, serão montados dois pontos de apoio, localizados no Largo do Colunata e na Praça Souto Filho, popularmente conhecida como Fonte Luminosa.