segunda-feira, 30 de abril de 2018

CORRIDAS DE RUA PREENCHEM O MÊS DE MAIO, AQUI EM GARANHUNS

Foto: Secom Garanhuns

O mês de maio mal começou e já tem eventos esportivos marcados, para os garanhuenses. Provas com diversos percursos e características diurnas e noturnas.

A Maratona de Corridas tem início já nesta terça-feira (01), com a realização da Corrida do Trabalhador. A prova, realizada pelo SESC/Garanhuns, apresenta um percurso de 3 milhas (cerca de 5km) e terá a largada a partir das 7h, defronte ao Ginásio de Esportes do SESC. As inscrições já estão encerradas, mas os retardatários podem participar livremente na chamada ‘pipoca’.

Já o domingo, dia 13 de maio, acontece a 2ª Corrida Dia das Mães, cuja principal característica é ser exclusiva para Mulheres. A Corrida, terá largada defronte ao Parque Euclides Dourado, a partir das 7h30min.

No domingo, dia 20, também tem corrida de rua em Garanhuns. Será a primeira corrida Maio Amarelo, numa realização da AMSTT. O evento integra a programação do Movimento Maio Amarelo 2018, cujo tema é ‘Nós Somos o Trânsito’. “Será uma corrida festiva, em que os participantes se inscreverão no dia do Evento, através da doação de um 1kg de alimento que será distribuído junto a famílias carentes de Garanhuns. Serão premiados com medalhas personalizadas os cinco primeiros colocados nos gêneros masculino e feminino.

Já no próximo dia 26 de maio acontece a Duo Night Run. A prova de 5 e 10km marcará as comemorações dos 10 anos da Duo Academia e terá largada as 19h30min, defronte ao Parque Euclides Dourado. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas nas duas unidades da Duo Academia na Cidade (no Centro e em Heliópolis), bem como através do portal da FMX Sports.

PROJETO DA UPE 'RESGATANDO SORRISOS' CHEGARÁ A GARANHUNS. FCA ENTREVISTARÁ COORDENADORA.

Projeto da UPE leva saúde para dentição da população

Objetivando levar informação, orientar, assistir e promover a melhoria da qualidade de vida, a Universidade de Pernambuco (UPE), através da sua Faculdade de Odontologia (Fop), realiza, desde 2011, o projeto de extensão “Resgatando Sorriso”, que atua na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no interior do Estado, promovendo ações educativas e interventivas de saúde bucal à população.

Coordenado pela professora da UPE, Sandra Lúcia Dantas de Moraes, o projeto oferece assistência nas áreas de prótese dentária, patologia, dentística, câncer bucal, pacientes com necessidades especiais e, ainda, busca informações epidemiológicas sobre a população assistida.

As ações acontecem durante 10 meses de cada ano, quando a equipe tem a oportunidade de oferecer a uma parcela da população (menos favorecida economicamente) assistência na área e promover ações educativas, através de palestras e aulas teatro. Há cada ano, estima-se que mais de 50 mil pessoas sejam beneficiadas por meio de ações interventivas e preventivas promovidas pelo projeto.

Sandra de Moraes, Coordenadora do
Projeto 'Resgatando Sorrisos'.
Além das atividades educativas, “Resgatando Sorrisos” apresenta uma vertente voltada para o desenvolvimento de pesquisas, que são realizadas com o objetivo de ajudar a identificar os problemas relacionados a saúde bucal da população e, a partir disso, traçar metas de melhoria para o público estudado.

Para detalhar o projeto, ainda esta semana, o programa radiojornalístico 'Falando com o Agreste', veiculado de segunda a sexta feira a partir do meio dia pela Rádio Marano FM de Garanhuns, em 102,3 mhz e pelos canais digitais www.falandocomoagreste.com.br e www.radiomaranofm.com.br,  exibirá uma entrevista com a professora da UPE Sandra Lúcia Dantas de Moraes (foto ao lado), Coordenadora deste projeto que deve chegar em Garanhuns em breve.