sexta-feira, 27 de abril de 2018

CANDIDATURA DE MENDONÇA FILHO AO GOVERNO DE PERNAMBUCO É DEFENDIDO POR RODRIGO MAIA

Rodrigo Garcia, Rodrigo Maia, Priscila Krause, Gustavo Krause e Mendonça Filho

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, que esteve nesta sexta-feira (27) no Recife para evento de Educação, foi enfático quando falou sobre a postulação de Mendoncinha ao Governo do Estado: "São legítimas, é uma vontade do PSDB de ter um grande quadro do DEM como seu vice. Eu também, como pré-candidato, gostaria de ter o Mendonça como meu vice, mas ele é do meu partido. Eu prefiro o ex-ministro como candidato à governador. Não sei qual vai ser a decisão dele, mas tenho certeza que no Estado ele é favorito e vencerá as eleições pelas pesquisas que tenho recebido nas últimas semanas". 
Já sobre a possível candidatura "Acho que é legítima, é direito do PSB lançar um candidato, então é legítimo e a gente respeita".
Ele ainda fez questão de lembrar o saudoso deputado Mendonção, pai do ex-ministro Mendonça Filho. Disse que começou a engordar graças as delícias que Mendonção servia nos almoços do apartamento funcional dele em Brasília.

Por: Roberta Jungmann/FolhaPE 

TEMER ACREDITA SOFRER PERSEGUIÇÃO EM FORMA DE INVESTIGAÇÃO

Foto: Sitraemg

O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira (27), em um firme pronunciamento, que é alvo de uma “perseguição criminosa disfarçada de investigação” no âmbito do chamado inquérito dos portos conduzido pela Polícia Federal, e disse que, se pensam “ilusioriamente” que irão derrubá-lo, não vão conseguir.

Temer fez o pronunciamento em resposta à reportagem publicada nesta sexta pelo jornal Folha de S.Paulo que afirma que a PF suspeita que ele lavou dinheiro de propina por meio do pagamento de reformas em casas de familiares e de transações imobiliárias em nomes de terceiros.

De acordo com a Folha, a investigação aponta até o momento que Temer recebeu, por meio de um amigo, ao menos 2 milhões de reais de propina em 2014, mesmo ano em que foram feitas reformas em valores semelhantes em propriedades de familiares do presidente, incluindo uma de suas filhas.

AUMENTO NA CONTA DE LUZ ANUNCIADO PELA CELPE, É SUSPENSO PELA JUSTIÇA

Foto: Flávio Japa/ Arquivo Folha

O juiz da 3ª Vara de Justiça de Pernambuco, Frederico José Pinto de Azevedo, suspendeu o aumento de 8,4% na conta de luz dos consumidores residenciais e de 9,9% nas indústrias de Pernambuco.
A decisão foi acatada após ação judicial impetrada pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB) contra o aumento da conta de luz. Na decisão o juiz considerou apenas o reajuste de 3% ao acumulado da inflação 2017 e intimou a Aneel e a Celpe para justificar em 10 dias as razões do reajuste.  
Para Danilo Cabral o reajuste era abusivo por ser quase três vezes maior do que a inflação.
ENTENDA O CASO
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tinha aprovado na última terça (24) um reajuste médio de 8,89% para os consumidores de energia elétrica atendidos pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).
A conta do consumidor residencial seria reajustada de R$ 66,64 para R$ 74,25 para quem consome 100 KWh/mês. A previsão era de que o reajuste entraria em vigor na próxima segunda (29).

EX-PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF FALA SOBRE DELAÇÃO PREMIADA DE PALOCCI

Foto: Folha de São Paulo

Com a divulgação do acordo de delação premiada firmado entre a Polícia Federal e o ex-ministro Antônio Palocci, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou, em nota, que o ex-aliado está fazendo um “esforço desesperado” para sair da prisão e, para isso, tem mentido nos depoimentos. Palocci está preso desde setembro de 2016.

Para sustentar o argumento, Dilma disse que enquanto ministra-chefe da Casa Civil não participou de nenhuma reunião com Palocci, Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras na época, e o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para falar sobre o financiamento da sua campanha.

Além disso, a ex-presidente também deixa claro, na nota, que “a tal reunião e outros encontros para tratar de acertos de propinas ou de ‘contratos do pré-sal’ jamais existiram. São peças de ficção”.

Na nota, Dilma Rousseff também criticou a pressão exercida pelos investigadores da Lava Jato contra os presos e comparou-os aos inquisidores.

De acordo com uma reportagem sobre a delação, a fase de tomada dos depoimentos já foi concluída e os benefícios que serão concedidos a Palocci acertados, mas a colaboração segue em sigilo e ainda não foi homologada pela Justiça.

Os depoimentos e documentos apresentados pela defesa do ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil, de acordo com fontes ouvidas pelo jornal, seriam suficientes para a abertura de novos inquéritos, operações e até mesmo prisões.

PREFEITURA DIVULGA NOTA INFORMANDO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO, NO FERIADO

Foto: Blog do Carlos Eugênio

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Comunicação informou por meio de nota, que na próxima terça-feira (01) não haverá expediente na prefeitura. Porém alguns serviços, como limpeza e atendimento de emergência do SAMU serão mantidos.

Confira abaixo a nota:
O Governo Municipal de Garanhuns informa que devido ao feriado em comemoração ao Dia do Trabalhador, na próxima terça-feira (01/05), não haverá expediente na Prefeitura, e nas secretarias e autarquias municipais. Os serviços de limpeza e atendimentos de urgência por meio do SAMU serão mantidos. Na segunda-feira (30) o expediente acontece normalmente, com as Secretarias e Autarquias Municipais, funcionando nos horários habituais.

DATA PARA JULGAMENTO DOS CANIBAIS SERÁ DECIDIDA APÓS DECISÃO DO TJPE SOBRE O PEDIDO DA DEFESA

Foto: Vec Garanhuns

O Tribunal de Justiça de Pernambuco adiou o júri popular do trio de canibais, que foram presos em Garanhuns. O julgamento estava marcado para a última quinta-feira (26), mas foi adiado após a defesa de Izabel Pires pedir transferência do processo para outra comarca.

A juíza da 1ª Vara Criminal de Garanhuns, Pollyana Maria Barbosa Pirauá Cotrim, adiou a sessão de julgamento até que o Tribunal de Justiça decida sobre o pedido da defesa. O TJPE informou que, após a decisão, será marcada uma nova data para o júri ou desaforado o processo para a comarca que o Tribunal designar.

Jorge Beltrão Negromonte, Bruna Cristina e Izabel Pires estão sendo julgados por homicídio triplamente qualificado, ocultação e vilipêndio a cadáver em relação às mortes de Alexandra Falcão, de 20 anos, e Giselly Helena, 31 anos. As vítimas foram atraídas com promessas de emprego como babá e acabaram sendo esquartejadas. Os acusados confessaram ter praticado canibalismo e ter usado restos mortais em salgados, como coxinhas e empadas, vendidos em Garanhuns.

Os canibais já estão respondendo pelo homicídio quadruplamente qualificado de Jéssica Camila da Silva Pereira, de 17 anos, morta em abril de 2008. Eles foram condenados em 2014. O crime ocorreu em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR). Os acusados passaram a criar a filha da vítima, que tinha um ano na época.

Atualmente, Jorge Negromonte está na Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Bruna Cristina e Izabel Pires estão presas na Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste do Estado.

VEREADORA BETÂNIA DA AÇÃO SOCIAL DIVULGA NOTA, RESPONDENDO AO PREFEITO IZAÍAS SOBRE A MAGIA DO NATAL

Fotos: Blog do Carlos Eugênio

Após o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) quebrar o sigilo e falar sobre a polêmica do Natal Luz, a vereadora Betânia da Ação Social (PTB) rebateu o comentário do prefeito. Em resposta as posições, a vereadora, enviou nota de resposta aos meios de comunicação de Garanhuns, em que esclarece não ser contra os eventos realizados em Garanhuns; cobra esclarecimentos; e acusa Izaías de joga-lá na oposição.

De acordo com a nota assinada pela vereadora, Izaías “fica querendo botar na cabeça da população que dois Vereadores podem acabar com a festa. Ora, isso é subestimar a inteligência do povo de Garanhuns”. Ainda de acordo com a parlamentar, ela não citou familiares do Prefeito na polêmica gerada com as discussões do evento Magia do Natal na Câmara e não tem nada pessoal contra o prefeito, até porque participou de suas últimas duas campanhas políticas e sempre foi fiel ao seu Governo. Betânia também ressaltou que nunca faria nada para prejudicar o município.

Ainda em seu esclarecimento, ela cobra esclarecimentos dos fatos relacionados a produção do Natal de Garanhuns, bem como a conclusão de obras inacabadas na cidade, além de dizer que Izaías de traça “estratégia política com frieza para destruir quem ele elege como adversário”.

Confira abaixo a nota completa da vereadora:

Esclareço que em nenhum momento citei nomes de familiares do senhor prefeito Izaías Régis no pronunciamento que fiz na Câmara Municipal, na quarta-feira, dia 25 de abril.

Quem citou nomes de familiares do prefeito foi o ex-coordenador do Natal, Rinaldo Passarinho, em gravação que está nas redes sociais e nos blogs, para todo mundo ouvir. Acho que sua Excelência evitaria constrangimentos à sua família se contratasse uma empresa para coordenar a festa natalina e não envolvesse a esposa e a filha com essas atividades. As duas não merecem passar por essa situação e o gestor deveria poupá-las.  Elas são pessoas boas, talentosas e podem contribuir com Garanhuns sem estar envolvidas com associações e prefeitura.

Acredito que o prefeito Izaías precisa dar uma resposta as informações do ex-coordenador do Natal Luz. Em vez disso ele fica querendo botar na cabeça da população que dois vereadores podem acabar com a festa. Ora, isso é subestimar a inteligência do povo de Garanhuns. Prefeito, o garanhuense é consciente, politizado. Ninguém aqui é burro não. Será que o Sr. acha que é a única pessoa inteligente de Garanhuns?

Não tenho nada pessoal contra o prefeito, até porque participei de suas últimas duas campanhas políticas e sempre fui fiel ao seu governo. Na verdade, o prefeito é quem procura me jogar para a oposição e não é a primeira vez que ele faz isso. O gestor escolhe quem é governo e quem é oposição, joga as pessoas para fora do seu grupo pela imprensa, talvez seja um caso único no Brasil.

Faço questão de reiterar que sou a favor de Garanhuns, apoio o Natal, o Festival de Inverno, o Viva Dominguinhos e tudo que for positivo para a cidade. Eu sou uma mulher de palavra, de compromisso e nunca farei nada para prejudicar o município.

O que eu não sou a favor é de coisas erradas, e de corrupção. Essa história de que a Associação dos Artesãos é idônea precisa ser comprovada. O que o senhor Rinaldo Passarinho revelou, que os integrantes são laranjas e que na entidade são usadas notas em branco e notas frias, precisa ser apurado e esclarecido.

É delicado falar sobre isso, mas eu acho que o prefeito está usando a esposa e a filha como escudo diante da gravidade dos fatos. Ele quer dar uma de coitadinho com o discurso de que estão atingindo a sua família e todos nós sabemos que a família é uma instituição sagrada. Mas a sua esposa e filha só foram citados nos esquemas suspeitos do Natal porque ele as envolveu nisso. Elas são vítimas de suas artimanhas políticas.

Acredito que se o prefeito estivesse preocupado com as famílias garanhuenses não estaria demitindo pais e mães dos seus cargos simplesmente porque votaram em mim. São pessoas simples, pobres, que vão passar dificuldades, sem ter a garantia da feira, do remédio ou até da passagem de ônibus. Essas famílias que o senhor desempregou após as minhas cobranças, como é que ficam? Queria que ficassem tão bem como todos da sua família, desejo o bem delas como desejo dos seus.

Estou convencida que tudo que o prefeito faz é dentro de uma estratégia política traçada com frieza para destruir quem ele elege como adversário. Hoje sou eu que estou sofrendo isso na pele. Amanhã será outra pessoa. Como algum dos vereadores que discordem dele, de algum projeto. Por ver que está errado. Ele usa a máquina para tentar desqualificar, enquanto trata de cooptar aliados com o poder do qual está investido. Quem faz esse jogo com uma mulher batalhadora como eu, uma mulher honesta, séria, que não se dobra a chantagens, acho que um político desses é capaz de tudo.

Peço ao senhor prefeito que em vez de ficar soltando notas através de sua assessoria, assinando artigos no blog e tentando me fragilizar como vereadora e como mulher, volte a trabalhar como fez no primeiro mandato, termine a reforma da Ceaga, as creches, a UPAE e tanta coisa mais que tem para fazer.

Briga não leva a nada Excelência. Volte a ser o Izaías Paz e Amor de 2012 pois Garanhuns precisa de trabalho e amor as pessoas. Política não precisa ser um ringue de briga de galo. É o que eu penso”.