quarta-feira, 18 de abril de 2018

PLANO INTERMUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS É ENTREGUE A PREFEITOS DO AGRESTE

Diversos gestores do Agreste prestigiaram o Seminário da RECITEC na CODEAM.
Foto: FCA

Na manhã desta quarta feira (18), em um evento realizando na sede da Codeam – Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional -, em Garanhuns, foi entregue à gestores o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos, documento construído pela empresa RECITEC, contratada pelo Governo de Pernambuco, e que apresenta como diretrizes para o agrupamento quatro uma proposta de regionalização a ser instalada num prazo de quatro anos (entre 2018-2021), prevendo a seguinte estrutura: Ampliação dos aterros sanitários de Garanhuns, Iati e Lajedo, a serem utilizados de forma consorciada com os municípios vizinhos, além da instalação de um galpão de triagem e de uma unidade de compostagem, somando 48 equipamentos, além da instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV´s) nas cidades de Bom Conselho (04 equipamentos), Canhotinho e Garanhuns (02 equipamentos) e Águas Belas, Cachoeirinha, Correntes, Jurema, Lagoa do Ouro e Saloá, com 01 equipamento cada.

Na oportunidade, foram beneficiados os seguintes municípios: Águas Belas, Angelim, Brejão, Bom Conselho, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi , Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha.

Na oportunidade, diversos gestores do Agreste meridional e setentrional se fizeram presentes ao Seminário, além de secretários municipais e alguns vereadores. Para a presidente da CODEAM, prefeita de Capoeiras Neide Reino, a preocupação dos municípios em relação aos resíduos sólidos é justificada pelo aumento das populações e consequentemente ampliação do descarte de lixo de forma indevida, o que vem causando aumento de doenças e riscos de contaminação ao meio ambiente.

FEIRAS NA CIDADE FUNCIONARÃO NORMALMENTE NO FERIADO

Foto: Blog do Carlos Eugênio

Por meio de nota, a Prefeitura de Garanhuns informou que neste sábado (21), feriado nacional, Dia de Tiradentes, o funcionamento da Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA) segue normalmente de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Além da Ceaga, o Pop Shop e o Mercado 18 de agosto estarão abertos para atender às população bem como aos turistas, tendo em vista a movimentação no município pelo evento do Viva Dominguinhos.

RUAS SERÃO INTERDITADAS DEVIDO AO FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS

Foto: Secom Garanhuns

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) estará atuando com um efetivo diário de 50 profissionais, sendo 35 agentes de trânsito e 15 guardas municipais. Visando o melhor fluxo de veículos e passagem de pedestres também serão realizados sete pontos de bloqueio pela cidade, a partir das 17h, nas seguintes vias: rua Nilo Peçanha, a partir do cruzamento com a rua General Dantas Barreto; rua Coronel Antônio Victor, nas proximidades do Hotel Shalom; além das ruas da Prosperidade; Coronel Antônio Souto; Monsenhor Afonso Pequeno; avenida Afonso Pena, nas proximidades de Mano Imóveis; e no começo da Praça Tiradentes, onde fica a parte de baixo do Mosteiro de São Bento. Todas estas vias dão acesso ao principal polo do evento, a Praça Mestre Dominguinhos.

Também foram definidos locais para o estacionamento de ônibus e vans. A sugestão da Autarquia é para que, havendo vaga, os motoristas parem os veículos na avenida Caruaru, rua Dantas Barreto, Barão do Rio Branco, Melo Peixoto, Doutor José Mariano e XV de Novembro. Foram estabelecidos também pontos de táxi para atender à população nas ruas Ary Barroso, Nilo Peçanha e Manoel Ouro Preto; e pontos de mototáxi nas ruas Coronel Antônio Victor e XV de Novembro.

TRÓFEU 'VIVA DOMINGUINHOS' SERÁ ENTREGUE A DEZ PERSONALIDADES

Foto: Daniela Batista

Já tradicional no Viva Dominguinhos o Troféu que também leva o nome do artista homenageará dez nomes este ano. A premiação, criada pelo historiador Antônio Vilela em 2015, é realizada pelo Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Comunicação Social. A entrega aos 10 homenageados será realizada pelo prefeito do município, Izaías Régis, no sábado (21), às 19h.

Serão premiados Gerlane Melo, atual gerente da Unidade do Sebrae em Garanhuns, e ex-secretária de Turismo de Garanhuns, na época da criação do Viva Dominguinhos; Neile Barros, atual secretária de Turismo e Cultura também receberá o Troféu, junto ao professor e historiador Antônio Vilela de Souza, apaixonado pela cultura nordestina, conselheiro do cariri cangaço e que, entre suas obras, tem ‘Dominguinhos, o Neném de Garanhuns’. Onildo Almeida, um dos mais constantes parceiros de Luiz Gonzaga e compositor da música ‘Onde o Nordeste Garoa’, em homenagem a Garanhuns, também receberá o Troféu. Onildo tem uma sólida e longa carreira musical, iniciada ainda no rádio, que gerou clássicos como ‘A Feira de Caruaru’, ‘Sanfoneiro Zé Tatu’, ‘Hora do Adeus’, ‘Se casamento fosse bom’ e ‘Aproveita gente’.

A imprensa estará bem representada pelo jornalista e diretor de Jornalismo da Rádio Jornal Recife, Carlos Morais; Arísio Coutinho Filho, diretor de Programação da Globo Nordeste, com larga experiência dentro da emissora, incluindo internacionais e Francisco José, repórter da Globo há 42 anos, autor do livro 40 anos no Ar e o diretor geral da Rede Globo Nordeste, Iuri Leite, filho do saudoso jornalista Ronildo Maia Leite. Ainda integra esse time a jornalista Jacqueline Menezes, atual secretária de Comunicação Social de Garanhuns. Ela realizou diversas entrevistas com o Mestre Dominguinhos para a TV Asa Branca, onde trabalhou por 11 anos, entre elas para o Projeto Minha Cidade desenvolvido pela emissora, em que Dominguinhos foi entrevistado como um dos filhos ilustres de Garanhuns. Ciro Bezerra, radialista, com 32 anos de profissão e que há dois anos apresenta o programa A Voz do Povo, na Rádio Jornal pela manhã e à noite O Povo na TV, na TV Jornal Recife.

HISTÓRICO DO PRÊMIO 
Em 2017, foram homenageados o radialista Iran Pessoa; o fundador do grupo Quinteto Violado, Marcelo Melo; o guitarrista, violonista e compositor de Garanhuns, João Netto; o historiador Hélio Diógenes, criador do fã clube “Eterno Cantador”, que homenageia o Rei do Baião, Luiz Gonzaga; e o cantor Flávio José. No ano anterior, quem recebeu o troféu foi Aldo Machado de Araújo, propagador da música nordestina no Brasil; o instrumentista Genaro; Eurides Menezes, pai do cantor Waldonys; Jarbas Brandão; o sanfoneiro e sobrinho de Luiz Gonzaga, Joquinha; Flávio José e os cantores Elba Ramalho e Jorge de Altinho. Em 2015, os escolhidos foram o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis; o radialista Geraldo Freire, o jornalista Ney Vital; Wilson Seraine, professor universitário e radialista; o cantor e radialista Zezinho de Garanhuns; o colecionador Paulo Wanderley; o ex-prefeito Ivo Amaral; o proprietário da casa de eventos Arriégua, Luiz Ceará; o cantor e compositor Waldonys; o filho de Dominguinhos, Mauro Moraes; José Nobre, proprietário do Museu Luiz Gonzaga de Campina Grande; Marcos Lopes, proprietário do Forró da Lua, e a ex secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite.

por EDMÉA UBIRAJARA / Foto: DANIELA BATISTA