quinta-feira, 12 de abril de 2018

EXCLUSIVO 'FALANDO COM O AGRESTE': EX MINISTRO MENDONÇA FILHO CONTA A HISTÓRIA DE LUTA PARA CONQUISTA DA UFAPE

Para Mendonça Filho, a deputada estadual Priscila Krause (DEM) teve destacada

atuação desde o início da sua gestão no ministério para que a 
UFAPE saísse 



efetivamente do papel. 
Contrariando alguns mais ideológicos, o Governo Michel Temer (MDB) deixa uma marca muito forte e positiva da sua gestão, para Garanhuns. 

Após a criação pelo ex presidente Lula (atualmente cumprindo pena em Curitiba e aguardando julgamento de outras ações) da Unidade de UFRPE, em sua cidade natal,  
a notícia da Sanção presidencial da lei que cria a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE, utilizando inicialmente área da UFRPE, vem criando um momento de muitas celebrações em toda as regiões do agreste pernambucano.

Mendonça destacou o trabalho do Senador Armando Monteiro e do

Prefeito Izaías Régis (ambos do PTB), na luta pela 
Universidade 



Federal do Agreste
A satisfação da população em receber, em meio a uma grave crise vivida por todos os municípios do país, um verdadeiro presente com um empreedimento educacional que irá gerar cerca de 600 empregos diretos, além da evolução intelectual e capacitação profissional de toda a região, através dos seus cursos, se manifesta de forma clara nas redes sociais e nos órgãos de imprensa mais atentos à importância do fato.

Segundo Mendonça, Jorge Corte Real, Deputado Federal, foi  
responsável pela mobilização da bancada pernambucana para 
aprovação rápida da pauta da UFAPE.
O ex Ministro da Educação e Cultura do Governo Temer, Mendonça Filho (DEM) que deixou o cargo a apenas alguns dias e cuja gestão foi responsável pela efetivação da UFAPE, concedeu entrevista exclusiva ao Programa 'Falando com o Agreste' e na oportunidade fez questão de dividir o protagonismo da futura Universidade com nomes como o do Senador Armando Monteiro (PTB), da Deputada Estadual Priscila Krause e Professor Airon, do Deputado Federal Jorge Corte Real (PTB) e do prefeito de Garanhuns Izaías Régis (PTB), cuja intervenções, ainda segundo Mendonça, foram fundamentais para a efetivação da conquista.

O ex ministro aproveitou para fazer um rápido balanço da pasta que geriu durante quase dois anos. Ele relembrou as principais ações de sua gestão, como a Reforma do Ensino Médio e a Política de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. também citou as mudanças no âmbito da educação básica, que foram muitas desde o programa Mais Alfabetização, à política de formação de professores, incluindo a residência pedagógica, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

No player abaixo, entrevista completa do Deputado federal Democrata e ex ministro da educação, Mendonça Filho.