quinta-feira, 22 de março de 2018

PRISCILA KRAUSE COMEMORA NOVA APROVAÇÃO DO PROJETO QUE CRIA UNIVERSIDADE FEDERAL EM GARANHUNS


Deputada, que também representa o Agreste Meridional, Priscila Krause
comemorou nas redes sociais a conquista da UFAPE. 
Com a aprovação do projeto de Lei na Câmara dos deputados, a deputada estadual Priscila Krause (DEM) está mais confiante na criação da Universidade Federal do Agreste (UFAPE), em Garanhuns, a partir da estrutura já existente no campus local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O Projeto já havia sido aprovado pelo Senado Federal. Falta agora apenas a sanção do presidente Michel Temer para tornar o sonho realidade.


Além de Priscila Krause, o ministro da Educação Mendonça Filho e o senador Armando Monteiro vêm se empenhando para a criação da Universidade do Agreste.

Os termos da criação da nova instituição de educação superior, incluindo os respectivos cargos e funções, foram sugeridos pelo Ministério da Educação, comandado pelo ministro pernambucano Mendonça Filho, e incluídos no substitutivo apresentado na Comissão pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB).

A deputada estadual participa há meses de mobilizações em torno do tema, decisivo para o desenvolvimento do Agreste Meridional. “É um passo a mais para concretizarmos o merecido sonho de Garanhuns ser a sede de uma universidade federal, passo decisivo para o desenvolvimento da região. Tenho certeza que assim que o presidente sancionar, daremos os passos para viabilizar a infraestrutura da Universidade”, celebrou Priscila Krause.

A previsão de custo para instalação da unidade é de R$ 121 milhões e a escolha de Garanhuns se deu pela infraestrutura já existente, o corpo docente à disposição da Rural e a relevância socioeconômica e cultural do município.

EXCLUSIVO: ARMANDO MONTEIRO FALA SOBRE APROVAÇÃO DA SUA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA UFAPE

Armando Monteiro (E) em entrevista ao `Falando com o Agreste`. Foto: FCA
Com a aprovação pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, na noite da última terça feira (20), do parecer do senador Armando Monteiro (PTB) do Projeto de Lei que cria a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), com sede aqui em garanhuns, o ânimos da região foram restaurados. 

Este projeto já seguiu para a sanção presidencial e a partir daí, deve seguir de forma mais ágil os trâmites normais. A UFAPE, cuja implantação está orçada em R$ 121 milhões, resultará do desmembramento do Campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), aqui em Garanhuns.

Sobre esta pauta, o próprio Senador Armando Monteiro concedeu nessa quinta feira (22) uma entrevista exclusiva para o radiojornalista Marcelo Jorge dentro do programa ‘Falando com o Agreste’, veiculado pela Rádio Marano FM de Garanhuns.

Clique abaixo e ouça a entrevista na íntegra.

ALEPE CELEBRA O CENTENÁRIO DA DIOCESE DE GARANHUNS

Foto: Breno Laprovitera
Na última quarta-feira (21), foi comemorada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por solicitação do Deputado Álvaro Porto (PSD), os 100 anos da Diocese de Garanhuns.  

O deputado Sílvio Costa Filho (PRB), que presidiu a Reunião Solene, afirmou que a diocese congrega 26 municípios, dos quais 22 estão localizados no Agreste, dois no Sertão, e outros dois na Zona da Mata.

Álvaro Porto ressaltou a importância de a Assembleia abrir suas portas para comemorar o centenário de fundação da Diocese de Garanhuns. “Ela tem uma bela passagem percorrida na profusão da fé e significativa trajetória que muito nos orgulha. Portanto, é extremamente justo e oportuno que o Poder Legislativo celebre este momento”, afirmou.

Além de Silvio Costa Filho e Álvaro Porto, estavam na bancada as deputadas Priscila Krause e Teresinha Nunes, a Vereadora de Garanhuns e presidente da Câmara Karla Patrícia, conhecida por Karla de Zé de Vilaço, e o secretário do Governo Mewtton Araújo, em nome do prefeito Izaías Régis, que não pôde comparecer.

Na diocese desde 2015, Dom Paulo Jackson está à frente das festividades do centenário. O bispo agradeceu a homenagem da Alepe e do deputado Álvaro Porto. Finalizando a sua fala, o bispo diocesano citou ainda três desafios que a região enfrenta, que é a violência, crise hídrica e economia, pedindo soluções para cada.

Criada pelo papa Bento XV, em 2 de agosto de 1918, a Diocese de Garanhuns é um desmembramento da Arquidiocese de Olinda e Recife e abrange municípios do Agreste, Zona da Mata e Sertão. Com 140 mil habitantes, Garanhuns tem 82% da população formada por católicos. Para marcar o centenário, estão previstas festividades e romarias. A comemoração culminará com o Congresso Eucarístico Diocesano, a ser realizado em agosto, encerrando as atividades.

VIOLÊNCIA: VEREADOR ASSASSINADO NO AGRESTE PERNAMBUCANO

Não se sabe ainda qual a linha de
investigação sobre a morte do Vereador
Foi assassinado na manhã de hoje, o Vereador de Palmeirina JOSÉ CÉLIO SOARES DA SILVA, conhecido por Mizé. O parlamengar tinha 38 anos de idade. 

Segundo informações do efetivo local da a Polícia Militar, a guarnição foi informada por volta das seis horas da manhã dessa quinta feira acerca de um homicídio no bairro conhecido como Portelinha. 

Os militares atenderam de imediato o chamado e ao chegarem na localidade, constataram a ocorrência. Segundo levantamentos preliminares, o Vereador Mizé foi abatido com cerca de 10 tiros de pistola, por elementos ainda não identificados.

A policia civil foi imediatamente acionada e o corpo encaminhado ao IML de Caruaru, para procedimento de autópsia