terça-feira, 20 de março de 2018

AGORA MPPE SUGERE REGULAMENTAÇÃO EM TRANSPORTE PÚBLICO DE GARANHUNS

Foto: blog do Gidi Santos

Depois da recomendação do transporte escolar da cidade de São João, o assunto agora é transporte público aqui em Garanhuns. Acontece que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a Prefeitura de Garanhuns, que envie à Câmara Municipal, um projeto de lei disciplinando o Transporte Público Municipal.

De acordo com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte de Garanhuns (AMSTT) não existe uma Lei Municipal que regulamente a operação do serviço de transporte coletivo do Município.

Com a recomendação, a Gestão Municipal deve enviar o projeto de lei municipal em até 30 dias, fazendo com que ela esteja conforme a Lei Federal 8.987/95, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, como também qualquer norma vigente e de acordo com o artigo 156 da Lei Orgânica Municipal.

Caso a recomendação não seja acolhida, ou não sejam aceitas as justificativas, pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, o MPPE poderá propor uma ação de improbidade administrativa por violação do princípio de legalidade e omissão, além de uma ação civil pública em face do Município.

FILMES NACIONAIS COM ENTRADA GRATUITA SÃO OFERTADOS EM GARANHUNS

Fotos: Blog do Carlos Eugênio

Sucessos do cinema nacional e infantil estão na programação do mês de março do "Cine Sesc Garanhuns". Até o dia 22 de março, no Salão de Eventos da unidade, serão promovidas exibições gratuitas dos filmes "O Grilo e os Insetos Gigantes", "O Palhaço", "Gonzaga - de Pai para Filho" e "Geração Baré-Cola".

No dia 22, às 9h e às 14h30, o universo musical de "O Grilo e os Insetos Gigantes" traz para o público a história do Grilo Feliz, que deseja gravar um CD, assim como os sapos do lugar que formam uma banda de rap. A classificação indicativa é livre.

Nesta terça-feira (20), às 14h30 e às 19h30, a produção filme "O Palhaço" estará em cartaz com o drama e a comédia das personagens Benjamim e Valdemar, que formam a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue.

A biografia do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, será exibida no dia 21 de março, às 14h30 e às 19h30. O enredo de "Gonzaga – de Pai para Filho" traz a história do artista desde a sua origem no Sertão nordestino até a relação delicada com o filho Gonzaguinha.

O documentário nacional "Geração Baré-Cola" será exibido pela primeira vez em Garanhuns no dia 22 de março, encerrando a programação do Cine Sesc Garanhuns, em uma única sessão às 19h30. A produção retrata, com imagens inéditas, o cenário do rock brasiliense na década de 90, com a presença e o legado de bandas clássicas que fizeram sucesso nessa época.

MINISTÉRIO PÚBLICO RECOMENDA ADEQUAÇÕES NO TRANSPORTE ESCOLAR DE SÃO JOÃO

Foto: Blog do Carlos Eugênio
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), apurou que o transporte escolar, que deveria ser de uso exclusivo dos alunos em seus deslocamentos para os locais de estudo, era utilizado por outras pessoas que se deslocavam a outros Municípios para trabalhar.

Com isso, o órgão recomendou ao município de São João que faça adequações no transporte escolar municipal, exigindo que sejam utilizados exclusivamente para transportar estudantes, devendo os motoristas serem orientados a não permitir o ingresso de pessoas que não estejam enquadradas dentro deste perfil.

Outro ponto abordado pela promotora de Justiça Ana Cristina Taffarel foi o transporte de alunos do ensino fundamental que residem em São João, mas estudam em outro Município. Nesses casos, ela recomendou que seja feito um processo com o objetivo de cadastrar esses alunos, atendendo aos princípios da publicidade e da legalidade, de modo que o poder público contemple os estudantes que estejam interessados em serem beneficiados com o transporte.

O município de São João deve informar ao Ministério Público se acata ou não a recomendação. Sendo que o descumprimento dos termos recomendados, poderão implicar na adoção das medidas judiciais cabíveis para garantir a implementação dos ajustes para melhoria do transporte escolar.

EX VEREADOR DE GARANHUNS INFORMA DESLIGAMENTO DO PARTIDO

Sivaldo Albino, que foi aliado do atual Ministro Raul Jungmann por 14 anos, anuncia
seu desligamento do PPS. Destino pode ser PSB.

Em carta aberta, na qual direciona-se aos eleitores e correligionários do seu agora ex partido, o ex vereador e atual gerente da Casa Civil do Governo Paulo Câmara em Garanhuns, Sivaldo Rodigues Albino, anunciou seu desligamento do PPS, partido pelo qual vinha militando, segundo ele, por 14 anos. 

Na nota, evidenciada nas redes sociais, o ex parlamentar e ferrenho adversário político do prefeito de Garanhus Izaías Régis (PTB), atribui seu afastamento do partido aos "últimos acontecimentos" que de acordo com o mesmo, o fizeram analisar e a chegar a decisão de não trilhar mais por esta sigla. Possivelmente essa decisão está ligada a chegada do deputado Daniel Coelho aos PPS com a intenção de criar uma oposição ao governo Paulo Câmara, contrariando a atual situação de Albino.

Na nota, Sivaldo ainda agradece aos membros do partido, ao hoje Ministro da Segurança Raul Jungmann e aos eleitores que o acompanharam durante esse período na legenda. Apesar de não deixar claro o seu destino partidário, provavelmente o ex vereador garanhuense que, já integra os quadros funcionais do governo do estado, deve se filiar ao PSB, partido cujo vice presidente nacional é o governador Paulo Câmara e pelo qual deve lançar pré candidatura à deputado estadual já nestas eleições vindouras.