sexta-feira, 9 de março de 2018

EM MAIO, PLENARIUM CONSULTORIA EM FORTALEZA/CE E ‘FALANDO COM O AGRESTE ITINERANTE’ EM BRASÍLIA/DF, GERAM PAUTA PARA REGIÃO

Arte: Caio César - MarceloJorge.com

O mês de Maio próximo promete ser de muita movimentação para a equipe da Plenarium Consultoria e para a Produção do Programa e Blog ‘Falando com o Agreste’.
É que naquele mês, uma vasta programação direcionada à política eleitoral e ao movimento municipalista a ser realizada em duas importantes capitais brasileiras, transforma-se na nossa pauta para o período.

CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTRATÉGIAS ELEITORAIS E MKT POLÍTICO

O primeiro deles acontece nos dias 18 e 19 de Maio, quando a ABCOP – Associação Brasileira dos Consultores Políticos – através da Manhanelli Associados e com apoio da ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação -, realizará em Fortaleza, capital cearense o 13º Congresso Brasileiro de estratégias Eleitorais e Marketing Político. Como o release do congresso relata, a história desse evento se confunde com a história do Marketing Político e da Comunicação pública no Brasil, bem como da própria democracia moderna brasileira. O evento hoje marca parte importante do calendário político eleitoral para os envolvidos com Comunicação e Marketing Político. Já foram realizados edições em São Paulo, Guarujá, Fortaleza e Brasília, e contaram com repercussão importante, desde jornais, blogs, canais de rádio e televisão, publicações acadêmicas e livro.


Carlos Manhanelli é o Presidente da ABCOP -
Associação  Brasileira de Consultores Políticos,
da qual também somos associados.
O Congresso é realizado pela Manhanelli Associados, uma empresa de Marketing Político Eleitoral dirigida pelo Mestre Carlos Manhanelli. O profissional é referência em todo o país, tendo sido responsável por centenas de campanhas eleitorais nos últimos 30 anos, além de ser  Publicitário, Jornalista, Radialista, Administrador de Empresas com especialização em Propaganda e Marketing pela ESPM, MBA em Marketing pela USP, pós-graduado em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Manhanelli é ainda Professor no curso "Gerenciamiento de Campañas Electorales" do Instituto Ortega y Gasset e do "Máster en Asesoramiento de Imagen y Consultoría Política (MAICOP)" da Universidad Camilo José Cella, ambas em Madrid - Espanha. Eleito pelos leitores da revista americana “Campaigns & Elections”, como um dos melhores consultores políticos da Ibero - América, fazendo parte do seu "Hall da Fama".


XXI MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

Na sequencia, dos dias 21 a 24 do mesmo mês, acontecerá a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, programada para os dias 21 a 24 de maio de 2018, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Segundo a CNMConfederação Nacional de Municípios -, A Marcha é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e que se tornou o maior evento político do Brasil, contando com a presença de mais de 8 mil participantes entre prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República. Ao longo dos quatro dias deste congresso, desafios comuns dos Municípios são debatidos com os diferentes atores políticos a fim de que, gradualmente, as imperfeições da nossa Federação sejam corrigidas.

O 'Falando com o Agreste' busca acesso aos principais
centros políticos de Brasília, onde as notícias acontecem.
Neste período, o Consultor político e radiojornalista Marcelo Jorge, passa a transmitir diariamente ao vivo, de vários pontos de Brasília, o programa ‘Falando com o Agreste Itinerante’ para a Rádio Marano FM de Garanhuns (102,3 Mhz), com retransmissão pelas Rádios Brejão FM, Jucati FM, Madruga FM de Bom Conselho, Planeta FM de Capoeiras, Web Rádio Saloá Notícias e Supapo Web Rádio em Angelim.

Além das matérias diárias, antecedido por Videochamadas, o programa também é retransmitido pelo blog  www.falandocomoagreste.com.br e 'lives' pelo Instagram @falandocomoagreste.  

Na pauta, entrevistas com os principais atores políticos do País, dos estados e do interior de Pernambuco, com esclarecimentos acerca das pautas políticas e econômicas de interesse regional, discutidas durante o evento. 

Na formatação do programa, outros correspondentes participam destas edições, enviando notícias regionais para a redação central itinerante: Do programa e Blog FCA, a jornalista Gabrielle Sadi; De Capoeiras e Caetés, o repórter Gilmar Alves; de Brejão, Marco André; de Saloá, o Fellipe Gomes e o Júnior Pereira; de Paranatama, o Elvis Amâncio; de Angelim, Marco Aurélio; de Arcoverde o Fábio Santos;  de Lagoa do Ouro, o Júnior Paulino; de Correntes, o Jairinho Araújo; e de Natal/RN, o Gabriel Maciel.

No departamento jurídico, o advogado especialista em Direito Público e Privado, Dr. Renato Curvelo que também é especialista em Direito Eleitoral, Procurador Municipal, Assessor Jurídico e renomado conhecedor de Direito Municipal, sendo pós-graduado em diversas áreas.

EMPRESÁRIO JOESLEY BATISTA FOI SOLTO NESTA SEXTA (09)

Foto: SUAMY BEYDOUN /AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

A Justiça Federal determinou nesta sexta-feira a libertação do empresário Joesley Batista, do grupo J&F. O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, revogou a prisão preventiva de Joesley no processo em que ele é acusado de mentir em seu acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

O empresário estava preso em São Paulo deste setembro do ano passado. Além dele, o ex-diretor da JBS Ricardo Saud também teve a liberdade decidida. Os alvarás foram enviados através de malote digital e ambos já deixaram a carceragem da PF na capital paulista as 22 horas dessa sexta (09).

INDEFINIÇÃO NOS RUMOS DO PT EM PERNAMBUCO AINDA GERA DÚVIDAS QUANTO AO FUTURO DE MARÍLIA ARRAES

Apesar dos afagos á Marília, PT quer garantir maior unidades nos estados.
Em Pernambuco, vereadora quer ser 'cabeça de chapa' na disputa ao Governo. 

Segundo a Assessoria de Imprensa do Partido dos Trabalhadores, em nota enviada a imprensa, dirigentes do PT de Pernambuco reuniram-se nesta sexta (9) com a presidenta nacional do Partido, senadora Gleisi Hoffmann, e o ex-presidente Lula, para analisar o quadro político e eleitoral no Estado.

Ainda de acordo com o informe, a direção nacional vem trabalhando para construir em todo o país uma aliança programática e eleitoral com os partidos de centro-esquerda: PCdoB, PDT e PSB.

Segundo a assessoria, essa estratégia não impede o PT de Pernambuco de fazer o debate político em torno de uma candidatura própria ao governo do Estado e disputar a opinião pública, com toda legitimidade.

A nota é complementada com a informação de que no momento adequado, as definições sobre candidaturas e alianças serão tomadas conjuntamente, levando em conta a estratégia nacional e a realidade regional.

Com informações da Assessoria de Imprensa do PT

APÓS MANIFESTAÇÃO SINDICAL, GOVERNO DE GARANHUNS DIVULGA NOTA DE ESCLARECIMENTO

Foto: Gabrielle Sady/FCA
Após dezenas de servidores públicos municipais participarem, na manhã desta sexta-feira (09) de uma manifestação reivindicando, segundo os mesmos, direitos presentes no Plano de Cargos e Carreiras, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da sua Secretaria de Comunicação Social, divulgou uma nota de esclarecimento. No comunicado, o governo afirmou ser a favor das manifestações democráticas e que a administração deu apoio ao ato, através da AMSTT, mas lamentou a 'politização' do evento, quando se permitiu o discurso,  com teor  eminentemente político, de um cidadão ligado ao Governo do Estado, este um conhecido opositor  do governo municipal. 

Confira a nota completa:

O Governo Municipal de Garanhuns é a favor da democracia e do direito de manifestação aos cidadãos, inclusive se organizando com os seus entes para que a movimentação ocorresse. A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes acompanhou todo o trajeto e a  Secretaria de Educação assegura que as escolas farão seus calendários de reposição de aulas de hoje, no intuito de garantir o cumprimento dos 200 dias do ano letivo de aproximadamente 18 mil alunos na Rede Municipal de Ensino.

Porém, lamentamos profundamente, que o ato desta sexta-feira (09) tenha se transformado em um movimento político, coincidentemente em ano eleitoral. Um dos representantes da oposição local até chegou a usar o microfone para dizer que estava junto na luta, ou seja, deixando dúbia a intenção da manifestação. O que vimos não foi um movimento de classes, mas um palanque político. Quanto aos questionamentos, vários foram levantados, alguns sem ligação direta ao que foi aprovado ontem pela Câmara de Vereadores. O que foi aprovado foi o Projeto de Lei do Executivo 002/2018, que atualiza o reajuste da grade de vencimentos de servidores do grupo ocupacional Magistério do Poder Executivo Municipal de Garanhuns.

Diversas inverdades foram irresponsavelmente bradadas através dos alto-falantes. Acusações que ao invés de contribuir com o debate, confundem a sociedade. O prefeito, Izaías Régis, realiza visitas em obras regularmente, independente do que esteja acontecendo e não existe perseguição a ninguém. A secretária de Educação, Eliane Simões,  realiza visita às escolas semanalmente para conhecer os acertos e falhas em cada unidade de ensino e assim encontrar soluções juntos aos gestores, também sendo inverdade o que foi dito na manifestação, de que a secretária não conhece a realidade de sala de aula.

Esclarecendo o que chegou a ser afirmado, a intenção não é “dobrar” ninguém, mas sim fazer a legislação ser cumprida. Os manifestantes chegaram a acusar as secretárias de Educação e Saúde pessoalmente, sem conhecer (e alguns até conhecendo) como é árduo o trabalho à frente de pastas que requerem atenção redobrada como todas as outras do Governo Municipal. Foram expostos os casos do suposto estupro ocorrido em uma escola municipal mesmo sem a conclusão da investigação por parte da Polícia Civil, se adiantando aos peritos e afirmando que o fato foi mesmo consumado dentro do estabelecimento de ensino. O que aponta para a terrível prática do, “quanto pior, melhor”.

Sobre as reivindicações dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, quanto ao pagamento do piso salarial dos profissionais, a Secretaria de  Administração informa que o reajuste anual relativo está de acordo com o que estabelece a Lei Federal 12.994-2014, fixando o valor de R$ 1,014,00 (mil e catorze reais) para a categoria.

Finalizando, todo o esforço está sendo feito por parte da gestão, mesmo com as limitações econômicas e burocráticas conhecidas por todos. As Secretarias estão de portas abertas para conversar com os representantes, porém o Governo Municipal sempre receberá representantes das entidades e não grupos que utilizam os movimentos que deveriam ter pautas de classes, servindo a posições políticas.

LULA SE REÚNE COM CÚPULA DO PT DE PE PARA DEBATER QUADRO ELEITORAL

Foto: Rádio Cultura do Nordeste

O alinhamento eleitoral do PT em Pernambuco foi debatido, nesta sexta-feira (9), durante uma reunião entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a cúpula da legenda no estado. O encontro aconteceu em São Paulo, às 10h30, e foi proposto pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) da Executiva Nacional, depois da divisão entre os caciques petistas diante do quadro local: enquanto alguns defendem uma aliança com o PSB, outros ressaltam a necessidade do partido ter candidatura própria ao governo.

O líder-mor da legenda e a presidente nacional, a senadora Gleisi Holffman (PR), abordaram o reflexo de aspectos da disputa presidencial na corrida local com o presidente pernambucano do partido, Bruno Ribeiro, o senador Humberto Costa e a deputada estadual Teresa Leitão.

Dentro do PT, a insatisfação com uma eventual reaproximação com os pessebistas em Pernambuco, o que por um lado daria fôlego para a reeleição do governador Paulo Câmara e ajudaria na eleição de deputados federais petistas, é visível. Entre os que já defendem a aliança estão Humberto e o ex-prefeito do Recife, João Paulo. Já os pré-candidatos e Teresa Leitão cravam diante do indicativo aprovado pela legenda de concorrer majoritariamente.

Lula, por sua vez, já demonstrou que é afeiçoado ao realinhamento do PT com o PSB estadual. Ele recebeu recentemente a visita de Câmara, Renata Campos e João Campos em São Paulo e, antes disso, chegou a questionar se o PT queria continuar brigando com o PSB.

A legenda pessebista já definiu no Congresso Nacional, no último fim de semana, que marchará com partidos de esquerda seja no quadro nacional ou nas estaduais. E o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, sinalizou a possibilidade do PT e PSB “caminharem juntos” em Pernambuco. O que resta, agora, é a postura petista que deve ponderar a análise feita hoje por Lula.

SERVIDORES DE GARANHUNS PROTESTAM EM FRENTE A PREFEITURA COM PALAVRAS DE ORDEM

Fotos: Gabrielle Sady/FCA

Os sindicatos SINPRO (Sindicato dos Professores de Pernambuco), SINDACS (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias/PE) e SINSEMUNG (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Garanhuns e Região) mobilizaram os Servidores Municipais de Garanhuns para um ato público nessa sexta-feira (9). Segundo as entidades, a movimentação ocorreu devido ao “descumprimento de vários itens dos Planos de Cargos e Carreira dos Servidores”, por parte da Municipalidade.

Eles se reuniram defronte a Câmara de Vereadores de Garanhuns e de lá seguiram pelas ruas da Cidade com destino a sede da Prefeitura. O SINDGUARDA não participou da mobilização. Mas o sindicato que representa os Guardas Municipais de Garanhuns explicou através de uma nota que apóia as reivindicações, como servidores públicos, mas resolveram trilhar outro caminho, o de diálogo junto ao Gestor Municipal.

Entre gritos de “Fora Izaías”, os servidores pediam justiça e melhorias para suas categorias.

Em entrevista ao programa Falando com o Agreste, o diretor do SINPRO, George Sanguineto afirmou que a mobilização aconteceu depois de muitas tentativas de reunião com representantes da municipalidade.

George ainda disse que além dos itens do Plano de Cargos e Carreiras não cumpridos, as escolas precisam de materiais para trabalhos didáticos, fardamento que não foi entregue desde o ano passado, transporte e segurança pública, entre outros problemas.
No final da entrevista, o diretor do SINPRO explicou que agora, vão esperar uma resposta da prefeitura. Caso isso não aconteça, outra assembleia será marcada, para decretar greve no município.