quinta-feira, 8 de março de 2018

DEM SERÁ TAMBÉM PROTAGONISTA DAS ELEIÇÕES 2018, COM PRÉ CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

ACM Neto é o novo Presidente do Democratas. Foto: Democratas

O distanciamento, mais perceptível nas últimas semanas, do Presidente da Câmara Rodrigo Maia, da base do Governo Temer já era um prenúncio de que uma movimentação do DEM visando a vaga única da presidência da República, já acontecia nos bastidores. Maia já vinha se movimentando para se colocar como o candidato e tanto ele quanto seu partido desenham uma migração do campo da direita para o centro. 

A pré-candidatura do presidente da Câmara foi lançada nesta quinta-feira (08) em convenção do DEM em Brasília. O novo presidente do DEM, é o prefeito de Salvador, ACM Neto.

Rodrigo Maia: “A nossa ideia é produzir a construção de um
projeto para o futuro que olhe a mudança que a política precisa.
A sociedade espera, a redução de gastos desnecessários, o
enfrentamento claro da burocracia brasileira”
Na oportunidade, o ministro da Educação e vice-presidente do DEM, Mendonça Filho, afirmou que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, é o nome que irá liderar o partido na disputa eleitoral pela Presidência da República.

"Essa é a sua missão Rodrigo, apontar o futuro do Brasil, tirar daqueles que se aproveitam com uma ação corporativa e corporativista se apropriando daquilo que é do povo", disse Mendonça Filho, em seu discurso na convenção do DEM e acrescentou: "Esse é o seu desafio, devolver o Estado brasileiro aos brasileiros e principalmente aos mais pobres".

Presidentes e representantes de outros partidos compareceram ao evento, como os presidentes do MDB, senador Romero Jucá (RR), do Solidariedade, deputado Paulinho da Força (SP), do PP, senador Ciro Nogueira (PI), do PSC, Pastor Everaldo, além de parlamentares do PSDB, PPS e do MDB.

Priscila Krause e esposo, Dr. Jorge Branco, em Brasília
na Convenção do Democratas
A deputada Estadual pernambucana Priscila Krause, presente ao evento, escreveu em suas redes sociais: “Teremos participação decisiva em dezenas chapas majoritárias estaduais, em Pernambuco especialmente sob a liderança do nosso ministro Mendonça Filho. Sendo um dos partidos que mais cresce no País, o Democratas, agora com 38 deputados federais, começamos nossa preparação rumo ao pleito de outubro baseados no maior diálogo com a sociedade, fundamentado em pilares como educação, transparência, empreendedorismo, responsabilidade fiscal e proteção ambiental.”

Na convenção - que ostentava um banner bem em frente à mesa dos dirigentes partidários onde se lia "o mundo mudou, o Democratas também"-- foi aprovada ainda a mudança do logotipo da legenda.

CHUVAS MELHORAM NÍVEIS DE BARRAGENS NO AGRESTE E SERTÃO

Barragem Riacho do Pau / Fotos: Compesa

As chuvas espalhadas pelo Sertão e algumas áreas do Agreste estão colaborando para a melhoria dos níveis de barragens nessas regiões, inclusive, recuperando mananciais que estavam secos há anos. É o caso das Barragens Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, e Sítio Luiza, em Jataúba, que estavam em colapso total há cinco e sete anos respectivamente. Poço Fundo registra 19,81% da sua capacidade de armazenamento, que é de 27,6 milhões de metros cúbicos de água, e Sítio Luiza está vertendo. Agora a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está realizando os ajustes operacionais para reativar os sistemas e voltar a abastecer pela rede de distribuição o distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, e Jataúba.

Barragem Santana
Em Pesqueira, a chuva melhorou o nível da Barragem de Santana, responsável pelo atendimento de 70% da população da cidade. Santana tem capacidade para acumular 1,2 milhão de metros cúbicos e atingiu 15% do seu nível, volume suficiente para abastecer Pesqueira, no sistema de rodízio, pelos próximos quatro meses.

Duas barragens localizadas no município de Pedra, no Agreste, também acumularam água. A Barragem de Riacho do Pau (16,8 milhões de metros cúbicos), que atende a cidade de Arcoverde e estava com 37% da sua capacidade no mês de fevereiro, alcançou 49,85% do seu nível de armazenamento. Já a Barragem de Mororó, que abastece a cidade de Pedra, está agora com 63,81% de sua capacidade total (2,9 milhões de metros cúbicos). Essas melhorias, no entanto, ainda não são suficientes para alterar o calendário de abastecimento de Arcoverde e, no caso de Pedra, que já conta com fornecimento de água diário para 80% da cidade, a Compesa está realizando obras para levar água para o restante da população.

Barragem Cachoeira 2
Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, que estava sendo atendida somente pela Adutora do Pajeú, graças às chuvas, voltará a ser abastecida pela Barragem Cachoeira II, que está registrando 28% do seu nível, volume suficiente para reativar o sistema local. A expectativa é anunciar um novo calendário de abastecimento para Serra Talhada na segunda quinzena de março. A Barragem de Brotas, que atende as cidades de Afogados da Ingazeira e Tabira por meio de um sistema integrado, aumentou o seu nível de reservação de 21,81% para 42,6%, nas últimas três semanas. Em função da alta turbidez da água, a Compesa ainda precisa aguardar cerca de 20 dias para aumentar a produção do sistema. O maior manancial para abastecimento humano de Pernambuco, a Barragem de Jucazinho, em Surubim, permanece seca.

DENÚNCIA DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA CONTRA LULA, DILMA E EX-MINISTROS É ENCAMINHADA PARA A JUSTIÇA FEDERAL DO DF

Foto: Wagner Fracesco

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (8) o envio à Justiça Federal do Distrito Federal de denúncia por organização criminosa contra o ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Somente os casos da senadora Gleisi Hoffmann e o ex-ministro Paulo Bernardo continuarão no Supremo. Fachin entendeu que as condutas de ambos estão interligadas, e a senadora possui foro privilegiado, isto é, só pode ser investigada e julgada no STF.

A denúncia, no âmbito da Operação Lava Jato, foi oferecida pela Procuradoria Geral da República com base em inquérito que apura se o PT formou uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras.

Todos os denunciados são suspeitos de “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”, cuja pena é de 3 a 8 anos de prisão, além de multa.

DIA DA MULHER SERVE DE ALERTA PARA VIOLÊNCIAS E DIFICULDADES QUE O GÊNERO ENFRENTA


No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, onde muitas pessoas
Fotos: Yan Lima
acreditam que esta data foi escolhida devido a
um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.

Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

Diferente do que muitas pessoas afirmam, para as mulheres, este dia não deveria ser motivos de comemoração. Pois em pleno século 21, ainda é preciso fazer protestos, greves, reivindicar os direitos que deveriam ser iguais e ainda lutar contra a violência de gêneros, que existe em grande parte do mundo.

No Brasil, de acordo com os dados oficiais dos estados relativos a 2017, cerca de 12 mulheres são assassinadas, por dia. São 4.473 homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios, ou seja, casos de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero. Em Pernambuco, de janeiro a novembro de 2017, segundo dados da Secretaria de Defesa Social, 268 homicídios de pessoas do sexo feminino foram registrados. Desses, 75 foram qualificados como feminicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de assassinatos chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres.

Da direita para a esquerda: Cabo Adriana; Sd Elaine; Cabo Paula
Mesmo com esses dados, muitas mulheres ainda encontram força para alcançar os objetivos e seguirem carreiras profissionais que ainda são tabus para a sociedade, onde elas mostram o poder feminino, e que sexo frágil não existe para elas.

Como é o caso da Cabo Paula, da Polícia Militar, que explicou em entrevista ao programa Falando com o Agreste que muitas vezes os homens demoram um pouco para aceitar ordens de policiais do sexo feminino, por preconceito ou machismo. Porém, ela afirmou que, agora com o aumento de mulheres na corporação, elas buscam sempre mostrar que o trabalho é o mesmo, independente de gêneros.

Foto: Gabrielle Sadi
A professora de musculação e Core 360º, das academias Duo Garanhuns, Vanessa Ferro, explicou que em seu ambiente de trabalho surgem muitas cantadas e até mesmo falta de reconhecimento, por se tratar de uma mulher na musculação. Mas deu a dica, de que basta não dar moral e muitas vezes ignorar, que as brincadeiras diminuem e os homens percebem a seriedade do trabalho

LAVAJATO: MORO CONDENA À PRISÃO EX-PRESIDENTE DO BB E DA PETROBRAS E PUBLICITÁRIO PERNAMBUCANO

Publicitário André Gustavo, sõcio proprietário da Arcos Comunicação (E)
e ex presidente do BB e da Petrobras, condenados na Lavajato (Foto: Reprodução)

Aldemir Bendine, ex-presidente da Petrobras (2015-2016) e do Banco do Brasil (2009-2015), foi condenado nesta quarta-feira (07) pelo juiz Sergio Moro, da Justiça Federal do Paraná, a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção passpassiva e lavagem de dinheiro em processo da Operação Lava Jato.

Segundo a acusação, Bendine teria pedido propina à Odebrecht ainda no Banco do Brasil, para reestruturar uma dívida bilionária da Odebrecht Agroindustrial. Quando Bendine chegou à Petrobras, o grupo empresarial decidiu pagar a vantagem indevida com o objetivo de voltar a ter contratos com a estatal. A Odebrecht teria pagado ao menos R$ 3 milhões, em espécie. Por causa da Lava Jato, a Odebrecht passou a ser alvo de um bloqueio cautelar da Petrobras em dezembro de 2014. Apesar do pagamento de propina, a restrição não foi suspensa.  

No mesmo processo o publicitário pernambucano, sócio proprietário da Agência de Publicidade Arcos,  André Gustavo Vieira da Silva, foi condenado a 06 anos, 06 meses e 20 dias em regime semiaberto por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Seu irmão, Antônio Carlos Vieira da Silva Júnior, acusado pelo MPF (Ministério Público Federal) de envolvimento no esquema criminoso, foi absolvido por falta de provas. Ele ficou três meses em prisão preventiva. Bendine e André Gustavo foram absolvidos do crime de organização criminosa.