sexta-feira, 2 de março de 2018

MIRIAM LEITÃO ELOGIA PUBLICAMENTE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO E CITA SUA LIGAÇÃO COM COLÉGIO QUINZE, DE GARANHUNS

A jornalista Míriam Leitão, fez elogios à Educação em Pernambuco e
revelou sua identificação com Garanhuns. Foto: Paloma Amorim

Mesmo econômica nos elogios, de uma forma geral, a jornalista Miriam Leitão citou a educação de Pernambuco como exemplo no Brasil, ao falar sobre as perspectivas econômicas do Brasil, em evento nesta manha de sexta-feira, no RioMar com o Mercado.
Ao falar dos desafios na educação, a jornalista comentou que Pernambuco está na frente, por ter apostado em escolas integrais. Ela chegou a visitar o Estado duas vezes, uma delas para conversar com estudantes do Ginásio Pernambucano, onde a evasão escolar é zero.
Por aqui, as horas/aula no ensino médio somam 6,2 em média. No Brasil, mesmo em São Paulo, somam 4,9 horas/aula.
No caso do GP, Miriam Leitão disse que gostou de duas experiencias em especial. Numa delas, chamada de sessão de acolhimento, jovens alunos são recebidos por ex-alunos que se formaram e deram certo na vida. “Eles vão á mostrar para as crianças que é possível e que a educação é o caminho”
Outra experiência é uma espécie de planejamento de vida, onde os jovens são desafiados a imaginar o que querem ser, no entanto, igualmente começam a discutir as etapas intermediárias, o que precisa ser feito para sair do papel.
Sonhar é lindo, mas precisa de estratégia. Tudo isto faz com que os jovens fiquem na escola
A jornalista elogiou também a educação municipal em Brejo Santo, no interior do Ceará. Ela contou, entre risos, que viu uma criança pular o muro da escola rural para entrar na escola e que antes só havia visto o inverso, para alguma criança fugir. Naquela cidade, o Ideb é 8,1, enquanto no Brasil é média de 5,3.
O que Brejo Santo pode fazer que o Brasil não pode copiar”, disse. ‘O sucesso ensina’, filosofou, mas sem se alongar em exemplos.
EMOÇÃO 
Prédio antigo do Colégio Quinze, totalmente preservado
No evento, a jornalista concluiu sua palestra falando de educação e se emocionando ao falar do pai, que alfabetizou-se aos 11 anos em Garanhuns no Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, após trabalhar como servente, aos 11 anos. 
Depois mudou-se para Minas Gerais onde,  já pastor presbiteriano, abriu duas escolas. “Eu sou o resultado da Educação dos meu pai” , falou, com voz embargada e lágrimas nos olhos.
Sem a educação, a gente perde o futuro. Precisamos de inteligência. É o que move o mundo. Precisamos de mentes bem preparadas. A educação forma pessoas plenas, não apenas bons trabalhadores, trabalhadores eficientes”, comentou.
Transcrito do Blog do Jamildo

TERÇA-FEIRA PERNAMBUCO CELEBRA O PRIMEIRO FERIADO ALUSIVO A DATA MAGNA DO ESTADO

Foto: Blog do Carlos Eugênio

Pela primeira vez os pernambucanos terão um feriado entre o carnaval e a semana santa. Pois no ano passado, o bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817 foi marcado de forma especial, pois foi o ano em que o Projeto de Lei número 16.059 foi apresentado pelos deputados Isaltino Nascimento e Teresinha Nunes e aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Considerado como o primeiro movimento pela independência do Brasil, o dia 6 de março é, a partir deste ano, Data Magna de Pernambuco.

De acordo com a norma na Data Magna, o poder público deve realizar o hasteamento solene da bandeira do Estado no Palácio do Governo e colocar flores no Monumento aos Revolucionários, localizado na praça da República, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.

Foto: Blog do Carlos Eugênio
Sobre o feriado, aqui em Garanhuns escolas e faculdades foram algumas das instituições que adotaram a data como feriado fazendo uma pausa nas atividades letivas. As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público durante toda terça-feira. Além disso, o Governo Municipal informou que não haverá expediente na Prefeitura, Secretarias e Autarquias Municipais. Os serviços de limpeza e atendimentos de urgência por meio do SAMU serão mantidos.

Ainda de acordo com a Prefeitura, na segunda-feira (05), o expediente acontece normalmente, com as Secretarias e Autarquias Municipais, funcionando nos horários habituais.

Foi no dia 6 de março que o capitão José de Barros Lima, conhecido como "Leão Coroado", matou o comandante português que havia lhe dado voz de prisão, além de tomar o quartal do Regimento de Artilharia, no bairro do Santo Antônio, com seus aliados.

60 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE BREJÃO CELEBRADO EM GRANDE ESTILO

Bruno Viegas (esposo da prefeita Beta Cadengue, de vermelho); Secretário de 
Administração Sandoval Cadengue, Deputado 
Marcantonio Dourado, Prefeita de 
Capoeiras Neide Reino 
e seu marudo, ex prefeito daquele municipio, Maurílio Rodolfo 
(Nenen)
E o início do mês de Março na cidade de Brejão, começou com bons presságios. 

Em uma noite concorrida, onde até uma leve chuva deu o ar da sua graça, o município celebrou na noite desta quinta feira (01/03) os seus 60 anos de emancipação política com música, discursos e inauguração.

Orquestra Metal Nobre, de Paranatama: Show à parte
Para abrir a noite, as 20 horas, a belíssima e bem comentada participação da ‘Orquestra Metal Nobre’, formada por jovens músicos de Paranatama e apoiada por aquele município, que encantou o público breajaoense e convidados com clássicos memoráveis da música.
Logo após com as bênçãos do pároco de Brejão, Monsenhor Alexandre Castanha, as palavras do Pastor da Igreja Batista, Jeronimo  e discursos acalorados do deputado estadual Marcantonio Dourado e do Vice prefeito Joseraldo Rodrigues, - ambos pertencentes ao PSB - , a também socialista prefeita Beta Cadengue, realizou a entrega do prédio da prefeitura totalmente reformado. 

O espaço público, denominado Palácio José Custódio das Neves, recebeu um investimento que o  modernizou do piso ao teto: A iluminação com lâmpadas de led, evidenciou o compromisso do município em economizar recursos, otimizando desempenho. Novos equipamentos e mobília  que darão mais agilidade no atendimento e conforto para servidores e usuários também integraram a reforma. Um moderno sistema de vídeomonitoramento por câmeras, também foi implantado gerando maior segurança para todos.

Na sua fala, a Prefeita fez questão de agradecer o empenho de cada funcionário que colaborou na reedificação do prédio. A ênfase do discurso da gestora foi direcionada ao seu pai, Secretário de Administração e ex prefeito Sandoval Cadengue, que de acordo com Beta, “acompanhou todos os detalhes da obra, com muita atenção e zêlo pelo bem público.”
O Reitor da UPE, Pedro Falcão (blazer preto), também
esteve prestigiando o evento em Brejão.
Prefeitos da região também prestigiaram o evento
Já em tom de desabafo, o vice prefeito Joseraldo rememorou a história do prédio entregue à população e se disse penalizado quando no início ano passado,  ao assumir o cargo com a prefeita, encontrou aquele equipamento municipal em péssimas condições de conservação. Para o Vice prefeito, a gestão que os antecedeu desconstruiu o prédio.

Após a entrega da Nova Prefeitura de Brejão, já na Praça Vereador José Augusto Pinto, shows com a cantora Belinha Lisboa e logo após o Ciel Rodrigues se apresentaram na super estrutura de palco, grids, som e luz montada pela competente equipe da ‘Djair Produções & Eventos’   
Além do grande público que prestigiou a cerimônia de inauguração da prefeitura de Brejão, foram, ainda registradas as presenças do deputado Marcantonio Dourado, o Reitor da UPE – Universidade de Pernambuco, Prof. Pedro Falcão; a Diretora da Gerencia Regional de Educação do Agreste Meridional - GRE-AM -, Profa. Adelma Elias  o Gerente da Casa Civil do Governo do Estado, Sivaldo Rodrigues Albino;  os prefeitos de Palmeirina, Marcelo Neves; de Capoeiras, Neide Reino; de Águas Belas, Luiz Aroldo; de Paranatama, Valmir do Leite  além dos ex prefeitos de Brejão, Sandoval Cadengue, Joseraldo Rodrigues e Miguel Paes; de Capoeiras, Maurílio Rodolfo (Nenen).