terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

COMEMORA GARANHUNS: SENADO APROVA PARECER DE ARMANDO MONTEIRO CRIANDO A UNIVERSIDADE DO AGRESTE

Ainda no programa 'Falando com o Agreste Itinerante', o Senador Armando Monteiro destacou algumas das suas ações por
Pernambuco durante seu mandato. Foto: Falando com o Agreste/Brasília
E uma ótima notícia chega ao Agreste, cujo desdobramento certamente deve trazer desenvolvimento para toda esta região: O plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (27) parecer do senador Armando Monteiro (PTB-PE) a projeto de lei criando a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), com sede em Garanhuns. O projeto, que havia sido votado de manhã na Comissão de Educação, retorna agora ao exame final da Câmara dos Deputados, de onde se originou.

A UFAPE, cuja implantação está orçada em R$ 121 milhões, resultará do desmembramento do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Garanhuns. "Apesar de ter havido avanços, o Nordeste necessita de maior oferta de cursos superiores. Com a UFAPE, estamos democratizando o maior acesso à educação universitária”, discursou Armando, no plenário da Casa. “Tenho certeza de que a comunidade do agreste vai comemorar com entusiasmo”, completou.

Armando disse que, “por um dever de justiça”, agradecia a colaboração na aprovação do projeto do ministro da Educação, Mendonça Filho, “que sempre foi sensível à iniciativa”. Enfatizou que a UFAPE será “um ativo estratégico no desenvolvimento de Pernambuco”.

Deputada Priscila Krause comenta no programa 'Falando com o
Agreste ' desta quarta (28), sobre implantação da UFAPE.
No programa 'Falando com o Agreste', que vai ao ar nessa quarta feira (28), a partir do meio dia pela Rádio Marano FM  de Garanhuns - www.falandocomoagreste.com.br - a Deputada Estadual pelo DEM, Priscila Krause, irá comentar sobre a implantação de mais um polo educacional em Garanhuns. Para a deputada, é o momento de celebrar uma grande conquista, que só foi possível graças à dedicação e esforço  do Senador Armando Monteiro Neto e a grande sensibilidade  do Ministro da Educação Mendonça Filho (DEM).  
POLO DE DESENVOLVIMENTO 

O parecer de Armando Monteiro destaca que a implantação da UFAPE é “extremamente relevante para o Agreste de Pernambuco e para o avanço do processo de democratização do acesso à educação superior no estado”. A escolha de Garanhuns para sediar a UFAPE se justifica não apenas por aproveitar as instalações locais da Universidade Federal Rural como, pontua o parecer, “pela relevância socioeconômica e cultural do município, polo de desenvolvimento da microrregião do Agreste Meridional”.

Segundo o parecer de Armando, elaborado sobre projeto de lei que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba, no Piauí, os alunos do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco passam a integrar automaticamente a UFAPE. O parecer do petebista determina a criação dos cargos de reitor e vice-reitor e de 600 cargos de professor na nova universidade federal, além de cargos administrativos.

O campus da Universidade Federal Rural em Garanhuns, que será transformado na Universidade Federal do Agreste, oferece atualmente os cursos de veterinária, agronomia, ciência da computação, zootecnia, engenharia de alimentos e licenciatura em letras e em pedagogia.




MISSÃO ESPINHOSA PARA RAUL JUNGMANN

Ao assumir o novo Ministério da Segurança Pública, a pedido de Temer,
Jungmann abre mão de disputar um novo mandato
 (Foto: Gabriel de Paiva/O Globo)
*Por Sérgio Montenegro

O desafio do futuro ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann (PPS), não deve causar inveja a ninguém. Além de integrar a equipe de um governo cuja aprovação popular é a mais baixa da história recente do país, o parlamentar pós-comunista assume nesta terça-feira (27) uma nova pasta que já nasce comprometida na essência, por ter sido criada sob a finalidade de alavancar o marketing político do presidente Michel Temer (MDB). 

Não bastassem esses fatores, a nova missão exigirá de Jungmann que abra mão do projeto pessoal de disputar a renovação do mandato de deputado federal por Pernambuco. Ou, em última instância, de concorrer um cargo eletivo pelo Rio de Janeiro, conforme vinha sendo especulado há algum tempo.


*Jornalista formado pela UFPE, pós-graduado em História da Política e MBA em Marketing Político e Estratégias Eleitorais. Iniciou a carreira em 1988, já na área do jornalismo político e, desde então, participou da cobertura de todas as eleições municipais, estaduais e presidenciais realizadas no País desde a redemocratização, atuando como repórter, editor-assistente, colunista e comentarista político, sempre em jornais de grande circulação. É autor ou coautor dos seguintes livros e trabalhos editados: “Na Trilha do Golpe: 1964 Revisitado”; “A Nova República: Visões da Redemocratização”; e “União por Pernambuco: Entre o desenvolvimentismo econômico e o pragmatismo eleitoral”.

GARANHUNS RECEBE WORKSHOP COM MUSICO CONHECIDO NACIONAL E INTERNACIONALMENTE

Foto: National Arts Festival

Garanhuns vem crescendo bastante no meio cultural e trazendo sempre novidades para a população. Agora o município recebe no dia 07 de março, quarta-feira, um workshop musical com Michael Pipoquinha, que já se apresentou com grandes nomes da música nacional e internacional, como Djavan, Gilberto Gil, Elba Ramalho e Orquestra da Alemanha. Além de já ter tocado no Uruguai e Suiça.

Durante o workshop, o músico vai compartilhar um pouco sobre sua história e abordará a harmonia e improvisação avançada.

O evento acontece no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, a partir das 19h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Portal do Sympla, plataforma online de eventos.

Todos os inscritos, recebem certificados de participação via e-mail.