quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

ATENDIMENTO PRIORITÁRIO DEVE SER CUMPRIDO EM GARANHUNS

Foto: VeC Garanhuns
Assinada pelo promotor de Justiça Domingos Sávio, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) enviou uma recomendação para Garanhuns, em defesa das pessoas que tem direito ao atendimento prioritário.

Agora, repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos estão obrigadas a fornecer atendimento prioritário, por meio de serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado e imediato às pessoas que entram nessa classificação (Idosos acima de 59 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos e pessoas com deficiência).


De acordo com a recomendação do MPPE, se o município não cumprir as determinações, será aplicada uma pena que pode variar entre R$ 500 até R$ 1.000,00. Devem ainda ser realizadas campanhas permanentes de esclarecimento do direito de atendimento prioritário através de cartazes, avisos, sistemas de som, orientações pessoais aos usuários por agentes capacitados.

RELIGIÃO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NAS IGREJAS SÃO DISCUTIDOS PELA SECRETARIA DA MULHER

Foto: Secom Garanhuns
Após um levantamento realizado pela Secretaria da Mulher de Garanhuns mostrar que entre os 1.577 atendimentos registrados em 2017, 60% das mulheres se declararam católicas praticantes e 20% evangélicas, a pasta criou a ação: Religião e Violência Doméstica: Revendo Paradigmas, que leva orientação às instituições religiosas que podem atuar como suporte para as vítimas.

Esta ação, levará a discussão dos temas às igrejas do município, sendo elas católicas ou evangélicas. Em seu calendário, a secretaria já realizou debates na paróquia de São Sebastião, e na próxima segunda-feira (26), os pastores presbiterianos vão receber as profissionais da pasta.

A secretária da Mulher, Walkiria Alves, adianta que a igreja pode despertar para o papel social que possui e transformar a realidade. “Diante dos números vemos que esse trabalho tem que ser feito, de não aceitar violência como um fardo que santifica, nem que a torna mais sábia porque ‘a mulher sábia edifica sua casa’”, reflete. Os dados podem ser justificados, segundo Walkiria, porque existe o olhar de que a mulher deve suportar, ser fortaleza e aí ela não denuncia. “Então é isso que a gente precisa transformar, trabalhar isso de forma linear ao longo do ano, não somente ações pontuais. As ações pontuais despertam, mas se não tem uma continuidade”, completa.


Ao final da Quaresma Cristã será realizado um momento de culminância e outro ciclo recomeça.

MOSTRA MUNDAÚ DE GARANHUNS SE PREPARA PARA SEGUNDA EDIÇÃO

Foto: Blog do Ronaldo César
Após o sucesso da primeira edição, que aconteceu no dia 27 de janeiro, a segunda parte da Mostra Mundaú, criado para estimular o desenvolvimento e a circulação da produção artística autoral da região, acontece dia 3 de março.

Enquanto na estreia da mostra o público prestigiou os shows de: Álefe, Alexandre Revoredo, Celina de Berto, Rogério Diniz e Thiago Ferreiras. Agora, Andréa Amorim, Hercinho, Léo Noronha, Paulo Ferreira e Paulo Victor preparam a noite de shows do próximo sábado (3).

A Mostra Mundaú de Canções é produzida de forma independente pelo centro de produção artística e cultural Aldeia Tear em parceria com os músicos e compositores que vivem em Garanhuns. Além das apresentações, o evento ainda cria um espaço de diálogo entre os próprios artistas e entre os artistas e o público.


O evento acontece no Aldeia Tear, na Rua Antônio Penante, Santo Antônio, a partir das 20h da noite. Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla,plataforma online de eventos.