quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

2 BILHÕES PROMETIDOS AOS MUNICÍPIOS EM DEZEMBRO, PODERÃO SER LIBERADOS LOGO PELO GOVERNO FEDERAL

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Em Dezembro de 2017, nós do ‘Falando com o Agreste’ estivemos em Brasília, acompanhando uma caravana de prefeitos do agreste e Sertão de Pernambuco,  que buscavam recursos junto ao Governo federal, para minimizar o sofrimento nos municípios brasileiros. 

Na oportunidade, o Presidente Temer sinalizou para a liberação de recursos na ordem de 2 bilhões de reais ainda para o final daquele ano, o que não aconteceu. Segundo a União, o fato se deu por conta do teto de gastos, pois para garantir o repasse dos recursos é preciso que um projeto de lei remaneje o orçamento de outras áreas.

Mas, passado o primeiro mês de 2018, uma notícia que é um alento:

A Medida Provisória que libera 2 bilhões de reais para os municípios brasileiros pode enfim sair do papel. O presidente Michel Temer informou que o texto será enviado ao Congresso na próxima segunda-feira (05).

O senador Dalirio Beber, do PSDB de Santa Catarina, também lamentou que os recursos não foram repassados com mais antecedência. Ele afirmou que os parlamentares vão se empenhar para que haja uma aprovação rápida e o dinheiro chegue o quanto antes às prefeituras.

Segundo dalírio, “Esses dois bilhões de reais que foram prometidos no passado e que agora estão sendo viabilizados eles vêm em boa hora, ao encontro do desespero em que se encontram os prefeitos municipais. E com certeza, tendo a vista que temos a aquiescência do próprio Poder Executivo que está enviando um projeto de Lei, teremos uma tramitação muito rápida, tanto na Câmara, quanto no Senado.”


De acordo com o texto da Medida Provisória, o dinheiro deve ser usado preferencialmente para investimentos em saúde e educação. Serão beneficiadas as prefeituras que se encontram em situação financeira emergencial. 

TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 É SOBRE VIOLÊNCIA

Foto: Campanha da Fraternidade
A Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) definiu que o tema da Campanha da Fraternidade 2018 será "Fraternidade e superação da violência" e o lema: "Em Cristo somos todos irmãos" (Mt 23,8). 

Devido ao grau de complexidade, o tema violência foi discutido, refletido e aprofundado em um seminário que aconteceu na sede da CNBB em Brasília. Estavam presentes no dia do seminário, assessores das Comissões Episcopais da Entidade e representantes de diversos segmentos da sociedade civil que trabalharam diretamente com a temática da violência. 

Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a CF 2018, além de mapear a violência, colocará também em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo. Já o lema, é um convite para a superação da violência por meio do reconhecimento de que cada pessoa humana é irmão, então não se pode deferir contra ele (a) atos de violência.

FRIGORIFICO DO AGRESTE PERNAMBUCANO PRESENTE NO MAIOR EVENTO DO SETOR NOS ESTADOS UNIDOS

A busca por mais conhecimento e por novas tecnologias para melhorar a qualidade dos seus produtos e a expansão dos seus negócios, levaram aos Estados Unidos o empresário David Victor, Presidente da ‘Frango Vitto’, acompanhado por seu filho. A empresa nasceu e é baseada no município das Correntes, no Agreste pernambucano.

O empreendedor participou na última terça (30) e quarta (31) da Exposição Internacional de Produção e Processamento (IPPE) , o maior evento anual da indústria de aves de capoeira, carne e ração do mundo desse tipo. Uma vasta gama de tomadores de decisão internacionais participaram desse evento anual para e se atualizaram sobre os últimos desenvolvimentos tecnológicos e problemas enfrentados pela indústria do segmento.

Segundo um dos palestrantes no evento, o diretor global de contas estratégicas da Cargill Animal Nutrition, Mario Penz, "O futuro da alimentação de aves: custos e atrações" que aconteceu na Exposição Internacional de Produção e Processamento 2018, é necessário considerar a nutrição em um contexto diferente e deve-se ter a certeza de não correr o risco de se tomar atitudes que não possam ser revertidas.

Para se ter uma ideia da dimensão do evento, o IPPE de 2017 apresentou mais de 8.018 visitantes internacionais de mais de 129 países. Os países da América Latina e do Caribe representam a maior região de visitantes internacionais, mas houve um crescimento contínuo em números provenientes da Europa. O Canadá representou o maior país estrangeiro fora dos Estados Unidos em relação ao número de participantes.

A empresa ‘Frango Vitto’ vem se destacando no mercado e conseguindo, em poucos meses de instalada, ampla visibilidade e grande expressão em todo o Nordeste do pais.

Sua produção é diferenciada pela matéria prima utilizada, controle de qualidade, selo SIF, abundância de água no entorno, qualificação constante da sua equipe, além de dispor de equipamentos de alta tecnologia, tornando o frigorífico atualmente um dos mais modernos do nordeste, superando inclusive marcas pré existentes.

Sua distribuição está em fase inicial e de acordo com Victor, a perspectiva é de que o produto esteja em 12 meses presente no maior número de pontos de venda do nordeste e do país. Quantos aos planos de exportação, o empresário guarda segredo das próximas estratégias.   


A Exposição Internacional de Produção e Processamento (IPPE) é uma junção de três exposições: o International Balanced Food Exhibition, a Exposição Internacional de Carne e a International Poultry Expo,  que representam toda a cadeia produtiva de proteínas e seu processamento. O evento é patrocinado pela American Feed Industry Association (AFIA), North American Meat Institute (NAMI) e EUA Associação de aves e ovos (USPOULTRY).

Fotos: Divulgação da IPPE/Frango Vitto

ESQUEMA DE SEGURANÇA PARA O CARNAVAL DE GARANHUNS 2018 É DEFINIDO

Foto: Gabriela Ramos
A secretaria de Cultura e Turismo de Garanhuns já está se preparando para o carnaval. E nesta semana uma reunião foi realizada para discussão sobre o esquema de segurança. A reunião, aconteceu no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, e contou com a participação de representantes da Policia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT), além do Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para debaterem e definirem o esquema que será utilizado durante o Carnaval de Garanhuns 2018.

Na sexta-feira (09), dia em que ocorre o tradicional desfile das virgens um efetivo de 20 guardas municipais da AMSTT estará acompanhando o evento. Lembrando que o desfile não é idealizado pela Prefeitura municipal, mas recebe o apoio devido à tradição que tem. A Secretaria de Saúde irá estar presente em todos os polos da festa, realizando campanha de conscientização e distribuição de preservativo.


O Carnaval de Garanhuns tem os polos localizados no Bairro Magano e Boa Vista. Desde o ano passado, a Secretaria de Turismo e Cultura criou o Projeto Parque Musical, realizado no Parque Euclides Dourado. A programação completa deve sair ainda esta semana.

GOVERNO DE JUPI INJETA QUASE 4 MILHÕES E MEIO NA ECONOMIA LOCAL

Mais uma ação do Governo Municipal de Jupi gerou um aquecimento na economia daquela município, impactando diretamente no comércio e serviços locais. 
O equilíbrio das contas públicas e o comprometimento com o servidor municipal, possibilitaram a Prefeitura de Jupi liberar nesta quarta-feira (31/Jan/2018) mais de R$ 4.400.000,00 (quatro milhões e quatrocentos mil reais) na economia local.

Esse montante é atribuído ao pagamento da folha mensal de Janeiro/2018 como também é referente ao pagamento dos Precatórios FUNDEF nos anos de 2001 a 2006.

O prefeito Marcos Patriota acredita que a liberação dos valores neste momento, se deve ao esforço da atual administração, que mesmo diante das dificuldades existentes, está conseguindo colocar a casa em ordem e honrar compromissos assumidos com todos servidores.

Abalado pela forte crise econômica que assola o país, o comércio jupiense ganha ânimo com o aumento nas vendas provenientes dessas inserções financeiras, fomentando consideravelmente a economia e expandindo a compra e venda no município.

O Governo "Juntos Para Melhorar!" continua superando a cada dia diversos desafios financeiros, mas com a determinação do gestor municipal e de sua equipe, muito está por vir para que Jupi continue seguindo cada vez mais os passos do desenvolvimento.

Com informações da Ascom/Jupi