terça-feira, 23 de janeiro de 2018

ESTIAGEM: GARANHUNS E MAIS 69 MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO ESTÃO EM ESTADO DE EMERGÊNCIA

Foto: Defesa Civil de Garanhuns
Foi publicado nesta terça-feira (23), no Diário Oficial de Pernambuco, que o Governo do Estado decretou situação de emergência em 69 municípios do interior devido à estiagem. O documento tem validade de 180 dias, prazo em que o governo deve adotar algumas medidas para ajudar a diminuir o quadro. Tudo isso, em conjunto com os órgãos municipais.

Foto: Defesa Civil de Garanhuns
Mesmo com essas garoas em Garanhuns, o município está na lista, juntamente com: Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Limoeiro, Machados, Orobó, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Passira, Pedra, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Caruaru, Casinhas, Correntes, Cumaru, Cupira, Feira Nova, Frei Miguelinho, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São Vicente Ferrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Toritama, Tupanatinga, Vertente do Lério, Vertentes e Venturosa.


Por causa da estiagem, setores agropecuários, indústrias e os serviços passam a ficar comprometidos.

ALUNOS QUE FIZERAM ENEM JÁ PODEM SE INSCREVER NO SISU


O Sistema de Seleção Unificada, SISU abriu nesta terça-feira (23), as inscrições para 239.601 vagas em 130 instituições. Entre 2010 e 2016, o número de vagas que as universidades, institutos e faculdades federais e estaduais decidiram destinar ao sistema cresceu mais de quatro vezes, e a concentração do total de vagas ofertadas no ensino superior público do Brasil saiu de 10,7% para 43%. Para se inscrever, é obrigatório ter feito o Enem 2017, com nota na redação diferente de zero.

Os candidatos podem escolher até duas opções de curso. Para fazer o login no sistema é necessário o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site. É possível alterar as opções de curso enquanto o sistema estiver aberto, até as 23h59 do dia 26 de janeiro. Será considerada válida apenas a última inscrição realizada. O resultado sai no dia 29 de janeiro.

É bom lembrar que algumas instituições adotam pesos diferenciados para as provas do Enem, valorizando mais algumas áreas do conhecimento. Essas informações estarão disponíveis no momento da inscrição e o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.

Além disso, a nota de corte para cada curso é calculada uma vez por dia, sempre de madrugada, durante o período de inscrição. O cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos inscritos. As notas de corte serão disponibilizadas nas manhãs dos dias 24, 25 e 26. Assim, o candidato pode acompanhar se sua pontuação é ou não suficiente para ingressar no curso pretendido. Se não for, poderá mudar sua escolha até o encerramento das inscrições.

Abaixo separamos algumas dicas para você que vai se inscrever:

Fique de Olho nas Universidades que aumentam sua nota, através de cotas: Há diversos tipos de cotas que aumentam sua chance de aprovação: racial, por renda e outros critérios que podem ser estabelecidos por cada uma das universidades participantes. Algumas delas, por exemplo, dão prioridade a quem é do próprio estado ou para deficientes físicos. A principal cota é para quem cursou ou está cursando o Ensino Médio em uma escola pública. Desde 2016, 50% das vagas do Sisu são reservadas para candidatos que atendam a este critério. Fique de olho se você é elegível a alguma delas.

No caso de Pernambuco, fique de olho onde sua nota pode aumentar: A UFPE e UFRPE acrescenta 10% à nota do Enem do candidato que estudou no interior (Independente se é escola pública ou privada) e vai concorrer em cursos que são das unidades do interior. No caso da UFPE, o bônus vale para Caruaru e Vitória de Santo Antão para quem fez todo o ensino médio na Zona da Mata e no Agreste. A UFRPE dá o benefício para cursos de Garanhuns e Serra Talhada para candidatos do Agreste e Sertão.


Crie uma estratégia na hora de escolher os cursos: Ao longo do período de inscrições, o Sisu roda 1 vez ao dia uma lista de classificação parcial, de acordo com os inscritos nos cursos até o momento. As notas de corte costumam aumentar ao longo dos dias, pois mais pessoas se inscrevem, mas você deve acompanhar como evolui a sua classificação no curso que deseja. Está próximo da nota de corte na 1ª opção? Mantenha sua aposta e tente sua vaga na lista de espera. Já para a 2ª opção, a recomendação é que escolha algum curso que tenha nota abaixo da sua, para não correr riscos (já que não tem lista de espera).

PREFEITURA DE GARANHUNS DIVULGA LISTA DE HABILITADOS DO CARNAVAL 2018


Foto: Secom Garanhuns
Após esta divulgação da lista de habilitados, a próxima fase será de negociação com os artistas selecionados.

O evento que acontece todos os anos, tem uma programação dividida em alguns bairros do município, além de apresentações no Parque Euclides Dourado, através do projeto Parque Musical.

Nos dias 10 e 11 de fevereiro a festa é no bairro Magano, já os dias 12 e 13 a folia é na Boa Vista. Sempre das 14h às 19h. A programação definitiva, dos bairros e também do Parque Musical serão anunciadas até o fim da próxima semana.

Confira abaixo a lista dos artistas habilitados:

1.         AFOXÉ OMO INÃ
2.         ANDRÉ MACAMBIRA
3.         BANDA DAMAS DE COPA
4.         BANDA MAKETTE BRASIL
5.         BATUQUE DE RITMOS CARNAVALESCOS
6.         BELINHA LISBOA
7.         CARLA MARQUES
8.         DINO BRAIA
9.         DUDU DO ACORDEON
10.      ELYS VIANA
11.      EVARISTO VEGAS & BANDA
12.      GRUPO NOSSA ARTE
13.      IRAH CALDEIRA
14.      KIARA RIBEIRO
15.      LUCAS DOS PRAZERES E BANDA RAÍZES DE QUILOMBO
16.      LUCAS E ORQUESTRA DOS PRAZERES
17.      LUÍSA PÉROLA
18.      MARCELO FRANCISCO
19.      MARCOS CABRAL
20.      MICHELLY DOS ANJOS
21.      NANDO AZEVÊDO
22.      NATHÁLYA VIANNA
23.      ORQUESTRA DE FREVO DO BONECO DOIDO E MAESTRO HENRIQUE CESAR
24.      ORQUESTRA GIGANTES DO FREVO
25.      ORQUESTRA METAIS NO FREVO
26.      PAULA MATTOS
27.      ROGÉRIO RANGEL

28.      USCAFUÇU

EM SALOÁ, PREFEITURA CONCEDE DESCONTO DE 20% NO PAGAMENTO DO IPTU.

Arte: Caio César
A Prefeitura de Saloá, através da Secretaria de Finanças, informa a toda população que os munícipes que efetuarem o pagamento do IPTU até o dia 31 de janeiro de 2018 receberão um desconto de 20% no valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

Todo dono de imóvel, residencial ou comercial, sabe que tem que pagar o IPTU da casa todo ano. Mas você sabe como é utilizado o dinheiro do IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um imposto pago sobre um imóvel ou terreno. A cobrança do imposto é determinada pelo Artigo 156 da Constituição Federal. Todo o dinheiro que é arrecadado com a cobrança vai para os cofres da Prefeitura, que o usa para custear despesas municipais.


É a Prefeitura que decide para onde vão os recursos do imposto. O valor arrecadado compõe uma boa parte da renda dos municípios e geralmente é destinado para obras de infraestrutura, como asfaltamento, saneamento, educação, saúde, segurança e outros investimentos.

Com informações da ASCOM/Saloá

QUEDA DE HELICÓPTERO DA TV GLOBO NO RECIFE, DEIXA SALDO DE DOIS MORTOS

Acidente com helicóptero da TV Globo atraiu a atenção de dezenas de pessoas
na orla do Recife. Foto: Reprodução/Twitter
Um helicóptero da TV Globo caiu na manhã desta terça-feira (23) na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul do Recife (PE), e matou duas pessoas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, o acidente aconteceu por volta das 6h30 (horário local) e ainda não se sabe as causas da queda.

As três vítimas foram resgatadas do mar por civis e apenas uma, do sexo masculino, foi encaminhada com vida para o Hospital da Restauração, na região central da capital. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele segue em estado gravíssimo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a buscar um possível quarto tripulante, mas profissionais do corpo de bombeiros suspenderam as buscas quando foram informados pela empresa responsável pela aeronave que apenas 3 pessoas embarcaram na mesma.


Segundo informações da rede Globo, a aeronave era pilotada pelo comandante Daniel Galvão. Também estariam a bordo o operador de transmissão Miguel Brendo e a sargento Lia, supervisora da empresa proprietária do Globocop. De acordo com a publicação, o avião pertencia à empresa Helisae, que prestava serviços para a Globo há mais de 15 anos.