domingo, 25 de novembro de 2018

SIMPÓSIO DE PEDIATRIA MOVIMENTOU FINAL DE SEMANA EM GARANHUNS

O evento trouxe a Garanhuns, grandes nomes da pediatria no estado.
(Foto: Ayane Melo)
Com o auditório do SESC Garanhuns completamente lotado por estudantes de medicina, secretários municipais e profissionais da saúde vindos dos mais diferentes municípios do estado, foi vivenciado neste último sábado (24/11) o 3º Simpósio de Pediatria do Agreste Meridional, numa iniciativa do Pediatra Dr. Antonio Filho com apoio da Sociedade de Pediatria de Pernambuco – SOPEPE.

Foi um dia de intensas atividades que envolveu palestras com profissionais de referência no estado e no país como a  Fonoaudióloga Dra. Cristiane Zilbermintz, que trouxe a palestra ‘O CÉREBRO MUSICAL- OS BENEFÍCIOS DA ESTIMULAÇÃO MUSICAL DA VIDA UTERINA À PRIMEIRA INFÂNCIA’.

A segunda palestra do dia foi: ‘OS DESAFIOS DA NUTRIÇÃO DO LACTENTE: COMO PODEMOS SER EFICAZES?’, ministrada pelo Pediatra Dr. Vilarim - profissional graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco , com especialização em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e mestrado em Master of Science in Mother and Child Health - University College of London.

Sobre alergias, a palestra ‘URTICÁRIA- O QUE TEMOS DE NOVO foi ministrada pelo Alergologista Dr. Luiz Bandim, Médico especialista em pediatria, formado pela Universidade Federal de Pernambuco, com título de especialista em alergia e imunologia pela ASBAI e preceptor dos doutorandos na UPAE de Caruaru em alergia e imunologia.

A quarta palestra do dia teve como tema: ‘ASPECTOS IMPORTANTES DA HEMATOLOGIA PEDIÁTRICA’ e as informações foram trazidas pela Dra Hemopediatra Ana Cláudia Anjos, que possui graduação em Curso de Medicina pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco Faculdade de Ciências Médicas Pe (1990). Atualmente é médica assistente do Hospital de Hematologia e Hemoterapia da Fundação HEMOPE.

Os congressistas vieram de várias partes do estado para
prestigiar e aprender no Simpósio. (Foto:Ayane Melo)
Já no período da tarde , a médica infectopediatra Dra. Regina Coeli  apresentou a palestra ‘OS RISCOS DE NÃO VACINAR NOS DIAS ATUAIS’. A profissional é  Médica preceptora do Hospital Universitário Oswaldo Cruz no ambulatório de Infectologia / aids pediátrico (DIP-Infantil) da Universidade de Pernambuco- UPE desde o ano de 2004 atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, infectologia, aids pediátrico e saude pública e desde agosto de 2015, com o tema microcefalia/zikavirus/chikungunya.

O alto nível dos palestrantes trouxe a Garanhuns ainda a Dra. Sandra Araújo, com a palestra ‘FIQUE ATENTO: PODE SER CÂNCER’. A Dra Sandra tem um extenso currículo na área e atua no serviço de oncologia pediátrica do Hospital Oswaldo Cruz e Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE).

Finalizando o evento, os presentes foram agraciados com a ‘TRANSPORTE DE RN DE ALTO RISCO: ESTAMOS FAZENDO CORRETO?’. O preletor , Dr. Reginaldo Freire, é Neonatologista, instrutor do Programa de Reanimação Neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBO) e Mestrando do Programa de Pós-graduação da Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE.

Tatupeba complementou o dia com o melhor do Pop Rock
Foto: Instagram da banda
Ao final do III Simpósio de Pediatria, ainda foram realizados dois Workshops que mostraram na prática, através de exercícios com os presentes, as novas técnicas de entubação de recém nascidos, conduzida pelo médico José Henrique, apresentadas teoricamente na sua palestra.

A banda de Pop Rock Tatupeba, com um repertório impecável que privilegiou músicas de todos os tempos com ênfase nos anos 1980, teve a responsabilidade de finalizar, em clima o Happy Hour, o dia de intensas e produtivas atividades. 


Dr. Antonio Filho, ao lado da esposa Dra. Camilla Godoy, produziram o evento de
sucesso e prometem um evento ainda maior em 2019. (Foto: Ayane Melo)
Segundo o idealizador e promotor do evento, Dr. Antonio Filho, ao lado da sua esposa e Biomédica Camilla Godoy, este simpósio mostrou-se como uma excelente oportunidade para os estudantes da área da saúde, enfermeiros e demais profissionais da pediatria se reciclarem e iniciarem um intercâmbio com colegas do segmento, além de cultivar novos relacionamentos profissionais e trocar experiências. Ele garantiu que o evento do próximo ano, em sua quarta edição já está sendo pensado desde já e deve superar a atual e as edições anteriores.

Nesta segunda (26), uma entrevista completa com o Dr. Antonio Filho será veiculada no programa 'Falando com o Agreste', exibido pela Rádio Marano FM de Garanhuns, a partir do meio dia. O ouvinte pode acompanhar tambpem através do site da emissora www.falandocomoagreste.com.br e ainda no blog www.falandocomoagreste.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário