quarta-feira, 15 de agosto de 2018

PRIMEIRA PESQUISA SEM PARTICIPAÇÃO DE MARÍLIA, APRESENTA EMPATE TÉCNICO NA CORRIDA PARA O GOVERNO DE PERNAMBUCO

Imagem: Montagem Internet

Em um cenário que começa a se desenhar, sem a presença da ex pré candidata Marília Arraes (PT), o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), realizou em parceria com a Folha de Pernambuco a primeira pesquisa de intenção de votos para Governador no estado. O resultado foi divulgado nesta quarta feira (15).

Nela, o governador Paulo Câmara (PSB), candidato à reeleição, está na frente com 30%, liderando nominalmente a disputa. O senador Armando Monteiro Neto (PTB) surge em segundo lugar, com 24%, no limite da margem de erro, que é 3,5 pontos percentuais. Os demais nomes aparecem com percentuais distantes.

Segundo a Folha, esta pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de agosto, por telefone, ouvindo 800 pessoas, definindo cotas de sexo, idade, localidade, instrução e renda. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%. Como manda a lei, o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números de protocolo BR-06973/2018 e PE-07336/2018 e fez a seguinte pergunta: "Se a eleição para Governador de Pernambuco fosse hoje e os candidatos fossem esses que vou ler, em quem o(a) Sr(a) votaria para Governador?".

O ex-deputado federal Maurício Rands (PROS), que apresentou sua candidatura no final do prazo das convenções partidárias, apareceu na pesquisa estimulada com 4% das intenções de voto. Já a advogada Danielle Portela (PSOL) e o ex-prefeito de Petrolina Júlio Lóssio (Rede) pontuaram 3% cada. Simone Fontana, do PSTU, teve 2% das menções. Brancos, nulos ou “nenhum” representam 27% dos entrevistados. Já os indecisos ou os que não responderam aparecem com 8%.

Resta saber como será o cenário em um eventual segundo turno e para onde seguirão os votos dos demais candidatos. Talvez seja aí onde se manifeste a revolta dos eleitores que até então tinham Marília Arraes como candidata e que estão no percentual que apresenta rejeição ao atual governo.

No link abaixo, o leitor encontra os detalhes desta pesquisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário