sexta-feira, 13 de julho de 2018

ÚLTIMOS DETALHES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO FIG SÃO DISCUTIDOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Foto: Secom Garanhuns

A audiência que aconteceu na sede do Ministério Público de Pernambuco, aqui em Garanhuns, contou com a presença de representantes de órgãos públicos de segurança e trânsito, representantes das secretarias municipais e Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Durante a audiência, presidida pela promotora de Justiça Marinalva Almeida, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado. A questão da superlotação do espaço de realização do evento foi uma das ações discutidas. Ficou acordado que a Praça Cultural Mestre Dominguinhos poderá ser fechada quando a capacidade de público for alcançada. A ação será de iniciativa da Polícia Militar (PM), sendo precedida de uma comunicação à organização do evento.

Assim como nos últimos anos, não será permitida a entrada de copos ou vasilhames de vidro, ou coolers (recipientes de bebidas e alimentos) no local do evento. A orientação é que os comerciantes de alimentos e bebidas sirvam os produtos em materiais descartáveis. Em relação às barracas e camarotes, todos deverão ser abastecidos das 8h às 16h30, e a área terá que ser fechada, até às 17h. A entrada para o camarote será permitida apenas pela entrada principal da Praça Mestre Dominguinhos, na Av. Nilo Peçanha.

Não será permitido o acesso de menores de 12 anos de idade que estejam desacompanhados. Também será proibida a entrada de menores de 18 anos de idade sem acompanhamento dos pais, responsáveis ou parentes ascendentes e descendentes colaterais até o terceiro grau. A fiscalização será realizada pelo Conselho Tutelar e por 20 socioeducadores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos que estarão distribuídos nas cinco entradas do Palco Principal, realizando, também, ações preventivas.

Ficou estabelecido, na audiência, que a Secretaria de Saúde disponibilizará serviço de urgência e emergência, com equipe especializada durante os dias do evento, até o fim da última atração do Palco Principal. Ainda no local, haverá uma equipe profissional, para atendimento ao consumidor, nos casos que envolvam questões sanitárias ou de ofensas à qualidade do serviço prestado.

Quanto ao horário do evento, a Polícia Militar informou que foi acordado com a Fundarpe que os shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos serão encerrados às 03h nas sextas-feiras e aos sábados, e de domingo à quinta-feira, às 01h. Admitindo-se tolerância de até meia hora caso haja falha de equipamento. 


Uma novidade este ano, é o palco Pop, que na última edição era localizado em frente ao Parque Euclides Dourado, agora estará em frente à entrada do Terminal Rodoviário de Garanhuns. A Polícia Militar também terá um ponto de apoio próximo ao local. Mais de 200 policiais civis e 270 policiais militares estarão em operação durante a festa.

FotoMontagem: Marcelo Jorge
Mesmo que o FIG comece apenas dia 19, nesta sexta-feira (13) haverá a inauguração da Casa de Artes, que ficará aberta até o último dia do Festival de Inverno. Idealizada pelo Diretor da Rádio Marano, Jorge de Noronha Branco, por sua esposa e Deputada Estadual Priscila Krause (DEM), pela Colunista Valdéria Santana e ainda pela artista plástica Socorrinho Gueiros o local servirá de palco para as mais diversas manifestações culturais dos artistas de Garanhuns, que não entraram na programação do FIG.

A casa das artes vai funcionar das 10h às 21h, e a inauguração hoje acontece a partir das 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário