quarta-feira, 4 de julho de 2018

CIDADES DE PERNAMBUCO ESTÃO EM ALERTA POR RISCO DE PARALISIA INFANTIL

Foto: EBC

O Ministério da Saúde informou nesta semana, que em reunião com representantes de Estados e Municípios, 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal abaixo de 50% para a poliomielite – ou “paralisia infantil”, uma doença infectocontagiosa viral aguda já erradicada no país e caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito.

Em Pernambuco, cinco municípios fazem parte dessa lista: Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), Cortês (Zona da Mata Sul), Palmares (Zona da Mata Sul), Frei Miguelinho (Agreste) e Correntes, aqui no Agreste.

Para os Estados que estão abaixo da meta de vacinação, o Ministério da Saúde tem orientado os gestores locais que organizem suas redes, inclusive com a possibilidade de readequação de horários mais compatíveis com a rotina da população brasileira. Outra orientação é o reforço das parcerias com as creches e escolas, ambientes que potencializam a mobilização sobre a vacina por envolver também o núcleo familiar. Outro alerta constante do Ministério da Saúde é para que estados e municípios mantenham os sistemas de informação devidamente atualizados.

O Ministério ainda reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de 5 anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina.

Uma oportunidade de atualizar caderneta será na próxima Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que acontecerá no período de 6 a 31 de agosto de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário