domingo, 27 de maio de 2018

GOVERNO DE SÃO BENTO DO UNA PROPÕE UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL PARA RECOLHIMENTO DE LIXO DURANTE GREVE

Governo de São Bento do Una propõe a utilização de veículos de tração animal
para a coleta de lixo no municipio até a regularização 
Quando os primeiros caminhões começaram a estacionar às margens das rodovias de todo o país, nem de longe a população imaginaria a dimensão – e consequências - da manifestação que ali se iniciava. Nem o Governo: Na terça feira, por exemplo, o Presidente Temer encontrava-se em evento do MDB, no qual se apresentou a pré candidatura do  ex Ministro da Fazenda Henrique Meirelles à presidência da República. Alheio a tudo o que se passava no país.

De lá para cá, a manifestação dos caminhoneiros, que reivindica, entre outras pautas, a redução do preço dos combustíveis nas bombas, tomou vulto no país e vem ocupando as capas dos principais jornais e as manchetes de todas as mídias. De uma hora para outra, o que parecia sólido se desmanchou e o país sofre um desabastecimento que começou com os combustíveis e agora chega aos mercados e feiras, comprometendo a alimentação, água e sobrevivência da população. Nas barricadas, instaladas ao longo das principais rodovias federais e estaduais, apenas veículos de passeio, ambulâncias  e  transportes de insumos para a saúde, além das viaturas dos órgãos de segurança tem permissão dos manifestantes para seguirem seus rumos.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NO AGRESTE DE PERNAMBUCO

De São Bento do Una, município com pouco mais de 57 mil habitantes localizado há 202 quilômetros da Capital Recife, algumas ideias do poder público municipal podem, se colocadas em prática, reduzir os efeitos da falta de combustível e desta forma viabilizar o abastecimento de emergência de unidades de saúde locais. 

Uma destas ideias, nascidas de reuniões com secretariado municipal segundo a Prefeita Débora Almeida (PSB), é a utilização de veículos de tração animal (carroças de burro), que fazem parte da paisagem agresteira e no dia a dia servem para o transporte de mudanças e produtos da safra local. Esse transporte, livre da utilização de combustíveis, faria o transporte do lixo nas ruas da cidade, mais um problema que todos os municípios vem enfrentando desde o início da greve.

Clique no link e veja o vídeo do pronunciamento da Prefeita Débora Almeida no seu Facebookhttps://www.facebook.com/PrefeituraSBU/videos/1691283050947562/

PREFEITA APELA PARA A JUSTIÇA NA BUSCA DE COMBUSTÍVEL


Foto: Fernando Oliveira/PRF/ Divulgação
Débora Almeida está na manhã deste Domingo (27) em reunião de emergência com o Governador do Estado Paulo Câmara (PSB), objetivando outras medidas que possam minimizar o efeito da crise que está no seu 7º dia. 
O governo de São Bento do Una também está tomando medidas judiciais: Uma liminar pede à justiça a permissão para que alguns veículos possam, devidamente escoltados, realizarem o transporte de combustíveis a partir do Porto de Suape para abastecer a frota da saúde que, se não atendida, pode gerar um colapso nos atendimentos médicos de centenas de pacientes que utilizam o TFD  - Tratamento Fora do Domícilio -, e quem tem a necessidade de estarem em Recife e outros centros distantes da sede, para realização de exames, cirurgias e tratamentos de doenças entre elas o câncer, ações que não podem esperar pelo final de uma greve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário