terça-feira, 3 de abril de 2018

ATÉ SETEMBRO “OI” NÃO PODERÁ MAIS COBRAR POR LIGAÇÕES EM ORELHÃO

Foto: Pernambuco Notícias

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), determinou que a partir de abril, as chamadas originadas de orelhões da prestadora Oi serão gratuitas. A medida vale para 12 estados do Norte e Nordeste: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. A ligação pode ser para telefones fixos ou celular de todo o País. Segundo a Anatel, as chamadas não serão cobradas durante os próximos seis meses, ou seja, até 30 de setembro deste ano.

A determinação é uma espécie de punição pela Oi não atingir os percentuais de disponibilidade de orelhões previstos pela Anatel. Segundo a regulamentação, as concessionárias não devem apresentar disponibilidade de orelhões abaixo de 90% nos Estados. Nas localidades sem telefone fixo individual instalado essa disponibilidade tem de ser 95%. Em Pernambuco, segundo a Agência que regulamenta o setor de telefonia no Pais, 62% dos orelhões estão disponíveis, embora, na prática, seja difícil encontrar um aparelho em condições de uso.

A Agência também estabeleceu que uma nova aferição das condições de disponibilidade dos aparelhos deve ser feita em  31 de agosto. A nova medição indicará os estados que renovarão a gratuidade para o período de 01/10/2018 a 31/03/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário