quinta-feira, 22 de março de 2018

ALEPE CELEBRA O CENTENÁRIO DA DIOCESE DE GARANHUNS

Foto: Breno Laprovitera
Na última quarta-feira (21), foi comemorada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por solicitação do Deputado Álvaro Porto (PSD), os 100 anos da Diocese de Garanhuns.  

O deputado Sílvio Costa Filho (PRB), que presidiu a Reunião Solene, afirmou que a diocese congrega 26 municípios, dos quais 22 estão localizados no Agreste, dois no Sertão, e outros dois na Zona da Mata.

Álvaro Porto ressaltou a importância de a Assembleia abrir suas portas para comemorar o centenário de fundação da Diocese de Garanhuns. “Ela tem uma bela passagem percorrida na profusão da fé e significativa trajetória que muito nos orgulha. Portanto, é extremamente justo e oportuno que o Poder Legislativo celebre este momento”, afirmou.

Além de Silvio Costa Filho e Álvaro Porto, estavam na bancada as deputadas Priscila Krause e Teresinha Nunes, a Vereadora de Garanhuns e presidente da Câmara Karla Patrícia, conhecida por Karla de Zé de Vilaço, e o secretário do Governo Mewtton Araújo, em nome do prefeito Izaías Régis, que não pôde comparecer.

Na diocese desde 2015, Dom Paulo Jackson está à frente das festividades do centenário. O bispo agradeceu a homenagem da Alepe e do deputado Álvaro Porto. Finalizando a sua fala, o bispo diocesano citou ainda três desafios que a região enfrenta, que é a violência, crise hídrica e economia, pedindo soluções para cada.

Criada pelo papa Bento XV, em 2 de agosto de 1918, a Diocese de Garanhuns é um desmembramento da Arquidiocese de Olinda e Recife e abrange municípios do Agreste, Zona da Mata e Sertão. Com 140 mil habitantes, Garanhuns tem 82% da população formada por católicos. Para marcar o centenário, estão previstas festividades e romarias. A comemoração culminará com o Congresso Eucarístico Diocesano, a ser realizado em agosto, encerrando as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário