terça-feira, 19 de dezembro de 2017

PRESIDENTE DA CÂMARA DE GARANHUNS, CARLA PATRÍCIA FAZ BALANÇO DA SUA GESTÃO

Vereadora eleita no segundo mandato, Carla Patrícia Gomes de Oliveira, ou simplesmente Carla de Zé de Vilaço, - uma extensão que homenageia o seu pai, também ex vereador, Zé de Vilaço -, e logo após,  por unanimidade eleita pelos demais vereadores, seus pares, para presidir a Câmara Municipal de Garanhuns no Biênio 2017/2018, a parlamentar petebista vem realizando sua gestão como Presidente da Casa Raimundo de Moraes, marcada por inúmeras dificuldades advindas de um ano difícil para a política e a economia nacional.

Mesmo assim, sua gestão vem conseguindo realizar um trabalho positivo para funcionários da casa e vereadores que  mantém uma forte unidade em defesa das ações legislativas.

A presidente Carla esteve no programa ‘Falando com o Agreste’ veiculado pela Rádio Marano FM, na tarde desta terça feira (19), onde fez um balanço da sua gestão além de abordar uma perspectiva positiva para 2018.

Clique no player abaixo e ouça a entrevista na íntegra: 

VEREADOR ALCINDO DIZ QUE VAI À IMPRENSA DESMENTIR ADVOGADO JOHNY ALBINO

Arte: Falando com o Agreste / Fotos: Arquivos 
Desde a manhã desta segunda feira (18), Garanhuns vem acompanhando pelas Redes Sociais as  denúncias do Advogado Johny Albino, irmão do Gerente da Casa Civil do governo de Pernambuco e ex vereador Sivaldo Albino, de que a  Câmara Municipal de Garanhuns realizou na manhã de ontem uma audiência pública, supostamente sem informar à população na qual foi tratada a  Atualização da Planta Genérica de valores de Terrenos, o que, segundo o denunciante, poderá causar aumento no IPTU 2018 no município.

O advogado se refere ao projeto de lei complementar nº001/2017, enviado pelo Chefe do executivo Municipal e que dispõe sobre a Criação e Atualização da Planta Genérica de Valores do Município de Acordo com a Lei Municipal 4.325/2016.

Reunião que deu origem a denúncia do advogado.
Foto: Rede Social do Vereador Alcindo Correia
Ainda de acordo com Albino, anteriormente, quando foi convocada audiência para tratar da questão do UBER e da Ideologia de Gênero, os parlamentares garanhuenses utilizaram os canais de imprensa para convocação popular, além de terem enviado notas oficiais aos veículos de comunicação locais os convidando para a sessão.

Johny, na nota emitida pelas Redes, acusou a Câmara de não ter a mesma postura de transparência na tratativa da questão sobre o aumento do IPTU. 
Ainda segundo ele,  “Essa pressa se dá no sentido (sic) de que, se for aprovado esse ano, já poderá cobrar a partir de janeiro de 2018”. 
O irmão de Sivaldo Albino se disse indignado por ser o único expectador no plenário acompanhando a sessão, o que o fez se retirar do recinto para provocar a denúncia.

O Vereador Alcindo Correia (PC do B), que é Presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação de Leis da Câmara Municipal, no entanto, discorda de Johny e se comprometeu a emitir um esclarecimento sobre o fato nessa terça feira (19), a partir do meio dia no programa “Falando com o Agreste” a ser veiculado pela Rádio Marano FM de Garanhuns.


O tempo deve “fechar” entre o Vereador e o Advogado Johny Albino.

GARANHUNS DE LUTO : MORRE A PROFESSORA E ESCRITORA LUZINETTE LAPORTE

Professora Luzinete Laporte em uma das suas últimas apariçoes em público - Foto - Andellivros
Morreu na noite desta segunda-feira,18, a Professora e Escritora Luzinette Laporte de Carvalho. Nascida na cidade de Catende na Zona da Mata de Pernambuco. Chegou em Garanhuns muito jovem. Estudou nos mais tradicionais colégios da cidade como Diocesano e Santa Sofia. O seu currículo era de alguém que desde cedo já sabia o que queria e se preparou para exercer os cargos de confiança que exerceu ao longo de sua carreira na área educacional.

Foi Professora de português e francês, Literatura brasileira, portuguesa e espanhol. Foi diretora da antiga DERE, hoje GRE-AM, exerceu ainda a função de secretária de Educação no governo Souto Dourado, escreveu para diversas revistas e jornais como, “O Monitor ”, de Garanhuns; “ Jornal do Commercio”,  e “ Diário de Pernambuco” de Recife; “ O Estado” , de Fortaleza e a revista “ Juventude “, do Rio de Janeiro. Dominava bem quatro idiomas.

ESCRITORA PREMIADA

A sua inquietude intelectual não parou por aí. Considerada a melhor escritora de Garanhuns, Luzinette sabia como poucos manipular as palavras, respeitar virgulas e pontos e encantar os leitores através de um texto enxuto, elegante, simples e belo. Escreveu diversos livros como, “ A menina que falava com as coisas”, “ Um amor de mulher”, o livro, "O homem com girassóis no olhar" recebeu prêmio Vânia Souto Carvalho, da Academia Pernambucana de Letras, em 1999.

Com sua conduta ímpar de honestidade, disciplina, determinação, dedicação e amor ao magistério formou milhares de alunos em diversas profissões que hoje ficam mais triste com a partida da mestra, mas, contentes por terem tido o privilégio de terem a Professora Luzinete como orientadora educacional e hoje serem brasileiros bem encaminhados na vida.

A educadora Luzinette Laporte era uma cristã fervorosa, residia na rua 15 de Novembro há muito tempo.No próximo dia 24/12, véspera do natal, completaria 91 anos de idade.

Ela entra na  galeria dos grandes educadores da terra de Simoa Gomes como Uzai Canuto, Ivonita Guerra, Padre Adelmar da Mota Valença, Epaminondas da França, irmã Eliane, entre outros, numa época em que ser Professor era um dom natural e que se tinha bastante amor e orgulho pela profissão.

Por Marcos Antônio com algumas informações do Professor Wagner Marques