terça-feira, 12 de dezembro de 2017

MAIOR TRAFICANTE DO SERTÃO É PRESO EM OPERAÇÃO CONJUNTA

Foto: Divulgação
Em operação conjunta com a Polícia Federal, policiais militares do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) capturaram nesta segunda-feira (11) o homem considerado o maior traficante do Sertão pernambucano e baiano, além das acusações de homicídio que pesam contra ele. Conhecido como Calango, o suspeito é índio Truká e tem 48 anos, sendo 13 deles vividos como foragido da Justiça.

No início da década passada, Calango era integrante da quadrilha liderada por João Bosco Rodrigues da Silva, vulgo Nego João, um dos primeiros Truká a se transformar em assaltante de bancos . A quadrilha ainda era composta por outros índios e travava uma sangrenta guerra, à época, com a quadrilha liderada por Carlos Jardiel de Barros Dantas, da mesma tribo, morto no início do deste ano em confronto com a polícia goiana e considerado um dos maiores assaltantes de bancos do País.

Calango é réu confesso nos homicídios de Sérgio Bedô e Neném Araquan, ambos seguranças de Jardiel, em meados da década passada. Assim como, também assume ter participado do consórcio que mandou assassinar Mozamir da Silva, também Truká, em 2008, por motivos políticos, sendo a vítima candidato a vereador.

Calango se orgulha de ser o único dos inimigos de Jardiel a ter sobrevivido. A prisão ocorreu dentro da reserva indígena Truká, localizada na Ilha da Assunção, município de Cabrobó, a qual possui mais de 20 quilômetros de extensão e, aproximadamente, oitenta ilhotas em sua volta, tornando-se um verdadeiro labirinto.

O local é conhecido por ser um centro gerador de assaltantes de bancos e grande produtor de maconha, bem como pela hostilidade contra as polícias, já tendo sido palco de inúmeros tiroteios. Em 2006, um posto policial instalado na reserva foi misteriosamente incendiado.

Após entrar na ilha sem serem percebidos, ainda pela madrugada, os policiais se dividiram em quatro equipes, camufladas em pontos estratégicos, vindo a lograr êxito em capturar o foragido, quando fazia a travessia de uma Ilha pra outra. Com ele foram apreendidas uma escopeta calibre 12, com marca e números raspados, vários cartuchos e 400g de maconha, além de uma pedra de haxixe.


O preso, juntamente com o material apreendido, foi conduzido a Delegacia de Policia Federal em Salgueiro, onde após as formalidades legais, foi encaminhado ao presídio da cidade.

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DE PERNAMBUCO EM 2017 JÁ FOI DIVULGADO PELO TCE


Um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado mostra uma evolução no nível de transparência dos municípios pernambucanos em 2017, em comparação aos números do ano passado.

O estudo, que desde 2015 é realizado anualmente, foi elaborado a partir de um diagnóstico dos portais de transparência das 184 prefeituras do estado, feito entre os meses de maio e novembro deste ano. Para cada portal avaliado foi calculado o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITM- PE),  que pode variar entre zero e 1.000 pontos. De acordo com esta pontuação, a classificação é definida em cinco níveis de transparência, Desejado, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente.

Segundo o levantamento, o número de prefeituras enquadradas nos níveis Desejado e Moderado de transparência aumentou, passando de 79 em 2016 para 101 este ano. 55 municípios (30%) ampliaram o seu nível de transparência, 92 (50%) permaneceram na mesma situação do ano passado e 36 (20%) apresentaram uma diminuição no índice. Recife e Jaboatão dos Guararapes foram as únicas que alcançaram o nível Desejado de transparência.

RANKING – Nestes cálculos, Garanhuns ocupou uma das 10 melhores posições, no índice de transparência. Além do nosso município, que ocupa a terceira colocação, com um nível moderado, estão na lista Recife e Jaboatão dos Guararapes, Gravatá, Brejinho, João Alfredo, Calçado, Olinda, Cabrobó e Taquaritinga do Norte.

O levantamento encontra-se disponível na página eletrônica do TCE: www.tce.pe.gov.br/internet/index.php/estudos-e-levantamentos-novo


Nível de transparência dos municípios pernambucanos em 2017: tce.pe.gov.br/indicedetransparencia2017

IGREJA UNIVERSAL É ACUSADA DE "ROUBAR" CRIANÇAS EM PORTUGAL

Igreja Universal é acusada de 'roubar' crianças em Portugal
FOTO: WIKIPEDIA
O bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e proprietário do Grupo Record de Comunicação, é alvo de uma grave denúncia veiculada pela emissora portuguesa TVI. Nesta segunda-feira (11), o Jornal da Noite exibiu reportagem na qual duas entrevistadas denunciam o bispo por "roubar" crianças de famílias pobres de Portugal para serem adotadas, de formas suspeita, por bispos e pastores da IURD no Brasil. Duas delas, Vera e Luis, teriam sido adotadas pela própria filha de Macedo, Viviane Freitas, e levadas paras os Estados Unidos.
A reportagem trouxe o caso à tona através do depoimento da suposta mãe das crianças, que teve a imagem borrada enquanto contava a história. Segundo a versão da mulher, diante das dificuldades para criar os filhos ela foi obrigada por uma assistente social a deixar três crianças - Vera, na época com 3 anos e meio; Luis, de 2 anos e Fábio, de 9 meses - em uma instituição. Na altura, ela morava em uma casa vizinha à Igreja Universal do Reino de Deus da Amadora (Grande Lisboa).
A mulher que se apresenta como mãe das crianças, hoje maiores de idade, disse que a assistente social entrou em contato com ela na época da adoção após uma denúncia anônima feita ao Conselho Tutelar português. Ela teria sido denunciada por deixar as crianças sozinhas em casa quando saía para trabalhar. Este teria sido o primeiro passo para as crianças serem retiradas da mãe e colocadas no lar, supostamente administrado pela IURD.
Identificada apenas como "Ana", uma babá que se apresenta como ex-funcionária da instituição disse ter cuidado das crianças. Ela ainda declarou que os "lindos irmãos" chamaram logo a atenção do Bispo Edir Macedo, destacando que dois deles, Vera e Luís, foram escolhidos pelo líder para a filha deles, Viviane Freitas. A reportagem não revelou por quem Fábio foi adotado, mas a babá contou à suposta mãe que a criança havia morrido.
Outros casos
O caso apresentado pela reportagem seria apenas um entre muitos de crianças retiradas das mães biológicas, acolhidas pela instituição e em seguida adotadas por bispos e pastores da Igreja Universal. O lar de crianças teria sido criado em 23 de maio de 1994 pela IURD, mas só foi licenciado em 2001; ou seja, teria funcionado ilegalmente durante sete anos, sem qualquer fiscalização da Segurança Social, órgão competente em Portugal.
As crianças teriam sido adotadas após ordem de Edir Macedo. Segundo declarações de um ex-bispo da IURD, Alfredo Paulo, o líder teria determinado que todos os pastores e bispos da Igreja deveriam fazer vasectomia antes mesmo de se casarem, porque os filhos atrapalhariam os seus trabalhos. Depois, Macedo teria voltado atrás e determinado que os líderes da Igreja adotassem crianças.
Assim, a determinação teria sido seguida pelas próprias filhas de Edir Macedo, Viviane e Cristina, e pelos seus maridos, bispos supostamente submetidos à cirurgia. Mais detalhes sobre o caso devem ser esclarecidos nas próximas reportagens da série da TVI.
Portal Gazetaweb.com
'

SUBMARINO ARGENTINO EXPLODIU EM MENOS DE UM SEGUNDO

Submarino ARA San Juan teria explodido em menos de um segundo
O submarino argentino ARA San Juan, que desapareceu no dia 15 de novembro, teria explodido em menos de um segundo e todos os 44 tripulantes morreram de forma instantânea. Os dados são de um relatório elaborado pelo Escritório de Inteligência Naval da Marinha dos EUA, obtido pelo jornal La Nación.

Segundo a publicação, o especialista em acústica Bruce Rule analisou sinais detectados pelo equipamento de monitoramento no Atlântico, a 30 milhas da última localização reportada pelo ARA San Juan. Para ele, o submarino sofreu um colapso letal, liberando cerca de 5,7 toneladas de TNT a 380 metros de profundidade.
O chefe de comunicações da Marinha argentina, capitão Enrique Balbi, não confirmou a informação em resposta ao jornal, mas disse que o relatório é mais um indício do que aconteceu.
O ARA San Juan emitiu comunicados pela última vez na manhã de 15 de novembro na zona do Golfo de São Jorge, a 432 quilômetros da costa argentina. Poucas horas antes, o comandante havia comunicado a entrada de água no local das baterias, o que provocou um curto-circuito e um princípio de incêndio, problema que haveria sido resolvido, já que o submarino seguiu rumo à base, em Mar del Plata.
Corrupção
Duas empresas alemãs que forneceram baterias ao submarino são suspeitas de terem pago subornos para conseguir o contrato, em 2011, e terem oferecido peças de qualidade inferior, segundo informações da Bayerischer Rundfunk, cadeia pública de televisão e rádios da Alemanha.
O ministério do Interior da Alemanha confirmou ao veículo que recebeu por escrito, da Comissão para Assuntos Exteriores do Parlamento argentino, um pedido de informações sobre o caso. A petição foi remetida para o departamento de Economia.
Segundo a rede de televisão, Ferrostaal e EnerSys-Hawker assinaram em 2011 um contrato de 5,1 milhões de euros em troca de 964 baterias – em que há suspeita de subornos. A Ferrostaal diz que não tem nenhuma responsabilidade no caso, já que se limitou a mediar o contrato e cobrar uma comissão por ele. A EnerSys-Hawker, que substituiu as baterias, não se manifestou.
Fonte: Agência Estado

GASOLINA TEM NOVO AUMENTO NESTA TERÇA,12



A Petrobras anunciou nesta segunda-feira, 11, que vai aumentar o preço do diesel e da gasolina. A partir de hoje, o valor cobrado nas refinarias sofrerá elevações de 1,8%, no diesel, e 1,4% na gasolina. Esse é o nono aumento semanal seguido anunciado pela empresa. Na última sexta-feira, 8, a empresa já havia informado aumentos nos combustíveis que passaram a valer no sábado, 9.
Novo formato
O anúncio constante de aumentos nos preços faz parte da nova política de preços da Petrobras. Anunciado há alguns meses, o método aumenta e reduz os preços quase diariamente, com o objetivo de acompanhar a cotação de mercados internacionais e evitar prejuízos e grandes aumentos. A empresa ressalta que a decisão de repassar os valores ou não ao consumidor é de cada um dos postos. Desde o início desse tipo de cobrança, a gasolina já aumentou 24,11% e o diesel 18,08%.

Fonte: Yahoo

EXCLUSIVO: UPAE GARANHUNS TEM ATENDIMENTO MÉDICO PARALISADO

Com quatro anos de funcionamento, comemorados em Julho último, a UPAE Garanhuns não tem muito o que celebrar e muito menos o que oferecer nesse Natal e final de ano.

É que, após sua inauguração em Julho em 2013 pelo ex governador Eduardo Campos, já falecido, a unidade que chegou a apresentar impressionantes números positivos, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, com cerca de 100 mil atendimentos, incluindo além da área médica os serviços de Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Farmácia e  Serviço Social, está sem atendimento em Garanhuns.

A decisão de cruzar os braços veio após se acentuar a inadimplência do Governo com o seu quadro médico, o que gerou atraso de pagamento aos mesmo. Os profissionais estão, de acordo com informações internas, há três meses sem receber seus vencimentos. Portanto a Unidade continua aberta, mas sem atendimento médico.

Apesar de oficiado diversas vezes o Estado, com alertas sobre a possível paralisação, não se recebeu respostas e muito menos soluções.

A paralisação dos médicos da UPAE Garanhuns iniciou-se nessa terça feira (12) e o staff não tem previsão para retornar as atividades. Estão, dessa forma suspensas as cirurgias, as consultas médicas e os exames realizados por estes profissionais.


Com a palavra, o Governo do Estado...