sábado, 18 de novembro de 2017

'FALANDO COM O AGRESTE' MAIS UMA VEZ EM BRASÍLIA ACOMPANHA PAUTA MUNICIPALISTA


O programa 'Falando com o Agreste', exibido diariamente das 12 as 13 horas pela

Rádio Marano FM de Garanhuns, acompanhará mais uma caravana de prefeitos à 

Brasília , de 21 a 23 de Novembro. 

E como vem fazendo desde 2016, o programa de Rádio e Blog 'Falando com o Agreste' acompanhará centenas de prefeitos brasileiros e principalmente gestores pernambucanos em mais uma agenda na Capital Federal, Brasília, a partir dessa terça feira 21 e até a quinta feira 23 de Novembro.
Semelhantemente à outras viagens, a pauta é a crise vivenciada pelos municípios.

Ano após ano, o mês de setembro é reconhecido como um período de escassez nas arrecadações. Com isso, a parcela referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), destinada a todas as administrações municipais do país, é reduzida e os Municípios sofrem para arcarem com os custos de serviços básicos da Prefeitura. Para driblar essa situação de aperto e manter com qualidade a gestão das políticas públicas municipais, o movimento municipalista propõe o valor extra correspondente a 1% do FPM nos repasses do referido mês.

Sensibilizado com a grave crise financeira dos Municípios, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) propôs essa medida ao Senado, guiado pelas lideranças municipalistas nordestinas. Sob forma de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 29/2017, a proposição dispõe sobre alteração na “Constituição Federal para determinar que parcela dos recursos dos Impostos de Renda e sobre Produtos Industrializados seja destinada ao Fundo de Participação dos Municípios no mês de setembro de cada ano”.

 Sob relatoria do senador Armando Monteiro     (PTB-PE), a proposta tramita atualmente na   Comissão de Constituição e Justiça da Casa,   onde aguarda apreciação. Capitaneada pela   Confederação Nacional de Municípios       (CNM),  a mobilização nacional de prefeitos      que ocorrerá em Brasília entre os dias 21 e      22 de novembro, chamada Não Deixem os      Municípios Afundarem, vem cobrar sua   a    aprovação. (Veja vídeo ao lado).  

  Essa matéria está na pauta prioritária da c   campanha, uma vez que colabora           profundamente com as possíveis ações de   enfrentamento da crise financeira que vem deixando os Municípios de mãos atadas. Em 2007, o movimento municipalista conquistou o 1% extra do FPM, pago em julho e dezembro. Agora, urge a necessidade dos novos recursos para custeio das necessidades básicas da população e funcionamento das administrações municipais.

O 'Falando com o Agreste' cumprirá mais uma vez o seu papel de imprensa séria e  testemunha ocular de mais uma demanda  municipalista, repassando para ouvintes e internautas, entrevistas com gestores e políticos de expressão regional e nacional, a partir de áudios e vídeos, inclusive com a geração do programa de Rádio inteiramente produzida onde o fato acontece, na capital das decisões políticas nacionais. 
Ouça das 12 as 13 horas pela Rádio Marano FM de Garanhuns ou pelo site www.radiomaranofm.com.br


Com informações na CNM - Confederação Nacional de Municípios