segunda-feira, 9 de outubro de 2017

JUSTIÇA ELEITORAL IDENTIFICA 25 MIL REGISTROS DE TÍTULO DE ELEITOR DUPLICADOS OU MÚLTIPLOS

Após o cadastramento biométrico de cerca de 64 milhões de eleitores para a votação por meio de impressões digitais, a Justiça Eleitoral encontrou aproximadamente 25 mil registros de título de eleitor duplicados ou múltiplos, segundo Giuseppe Dutra Janino, secretário da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “No momento de confrontar as digitais, se percebe que é a mesma pessoa. Muitas vezes, é evidente a intenção de fraude, da falsidade ideológica”, afirmou Janino à reportagem.

Segundo o responsável pela secretaria, uma única pessoa foi encontrada com 52 títulos de eleitor. “Ele tinha 52 títulos de eleitor, logo 52 identidades, 52 CPFs. Se tem 52 CPFs, poderia retirar 52 benefícios do governo como o Bolsa Família ou o INSS” O cadastramento de biometria, diz, tem ajudado a encontrar fraudes no sistema documental do País. “Isso mostra a fragilidade documental brasileira e faz um saneamento na identificação, retirando esses cidadãos das práticas criminosas”
O número de eleitores com a biometria cadastrada, até o momento, representa 44% das mais de 146 milhões de pessoas aptas a votar, e o objetivo é alcançar cerca de 80 milhões até o ano que vem. O cadastramento, porém, ainda não é obrigatório em todos os municípios.

OBJETIVO

Segundo o TSE, a identificação biométrica é necessária para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral. “Não há duas digitais no mundo. Evita-se, assim, a possibilidade de uma pessoa se passar por outra no momento da votação”, disse Janino
O cadastro das biometrias começou em 2008, em um projeto piloto em três municípios do Brasil que, juntos, tinham mais de 40 mil eleitores: Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). A Justiça Eleitoral estima que até 2022 todos os eleitores já tenham cadastramento biométrico, porém o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, disse que isso seria possível até 2020.

QUANDO SE CADASTRAR

O calendário para o cadastro é responsabilidade de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que elege a ordem dos municípios onde será feito o cadastramento e faz as divulgações. Para saber dos prazos em seu município, é preciso consultar o tribunal de sua região, o que pode ser feito pelo site.
Além da coleta das digitais, é feita a assinatura eletrônica e uma foto digitalizada. Todo o processo, segundo o TSE, dura cerca de 15 minutos.
Em muitas cidades, como a capital de São Paulo, o cadastramento está na fase ordinária – isto é, não é obrigatório, mas já pode ser feito. A vantagem é evitar filas, por exemplo.

QUEM NÃO SE CADASTRAR

Todos os eleitores, inclusive aqueles que têm voto facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade), devem fazer o recadastramento biométrico para manterem seu título regularizado. Aqueles que perderem o prazo em seu município estarão impedidos de votar até que regularizem a situação na Justiça Eleitoral.
O recadastramento é feito pessoalmente nos postos de atendimento de sua Zona Eleitoral. Segundo o TSE, eleitores enfermos podem aguardar seu restabelecimento e a Justiça Eleitoral afirma estar buscando locais com acessibilidade para atender pessoas com necessidades especiais.

CORREÇÕES

Nas últimas eleições, alguns eleitores não tiveram suas digitais reconhecidas e enfrentaram problemas para votar usando a biometria, o que acabou gerando filas e reclamações. Segundo Janino, o porcentual de não reconhecimento de digitais girou entre 8% e 10% em 2016, ano em que 46 milhões de eleitores possuíam biometria.
Ele diz que a Justiça Eleitoral “aprendeu com as experiências anteriores” e atribui o problema, principalmente, a erro no procedimento – quando o mesário não colocava o dedo corretamente no leitor biométrico – e falhas nos equipamentos. “Pode ter sido erro no cadastro, mas isso é excepcional”, diz o secretário.

SITUAÇÃO POR ESTADO

Apenas Alagoas, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal praticamente finalizaram o processo de recadastramento biométrico, com a coleta das digitais de mais de 99% de seus eleitores. Os dados são do dia 8 de outubro de 2017.
Segundo o TSE, Rio de Janeiro (10,88%), Minas Gerais (16,73%) e Mato Grosso do Sul (19,48%) são os três Estados com o menor índice de recadastramento biométrico entre os eleitores. Nas capitais Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o processo ainda é ordinário, ou seja, não é obrigatório.

São Paulo é o quarto Estado com o menor índice de recadastramento, com 28,08%. Na capital, onde há 8,89 milhões de eleitores e o processo ainda não é obrigatório, 35% já fizeram seu registro biométrico.

Com informações do :www.correiodoestado.com.br

PREFEITURA DIVULGA NOTA SOBRE FUNCIONAMENTO DE POP SHOP SEGUNDA-FEIRA (16)

Foto: VeC Garanhuns
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, informa que na próxima segunda-feira (16), não haverá funcionamento no Mercado Público 18 de agosto e no Pop Shop. A decisão ocorre em comum acordo com os comerciantes que estão trocando a data em substituição ao Dia do Servidor Público, que será comemorado no sábado (28). Ficando assim, neste dia o Mercado Público 18 de agosto e Pop Shop com funcionamento normal.

JOGOS DESTE DOMINGO RESULTAM EM MUDANÇA NA TABELA DO PE A2

Foto: Gabrielle Sady
Mais uma rodada do Campeonato Pernambucano aconteceu neste domingo (8). Pela 7ª rodada, no grupo A o Centro Limoeirense enfrentou o Ferroviário do Cabo, em Limoeiro e ambos marcaram um gol. Já o Vera Cruz venceu por 2 a 0 o Cabense, em Cabo de Santo Agostinho. Na tabela do grupo A, a classificação não mudou.

Já no Grupo B, os dois times que chegaram a ser os lanternas da competição, agora estão liderando a tabela. O Sete de Setembro enfrentou o Chã Grande, aqui em Garanhuns e goleou o Azulão do interior, encerrando o jogo em 5 a 0. Já o Porto enfrentou o Pesqueira, em Caruaru e perdeu por 3 a 1, porém garantiu a segunda colocação, devido a contagem de pontos.

Aproveitando o feriado, os jogos da 8ª rodada acontecerão na quinta-feira (12), tanto no grupo A, quanto no grupo B

Confira abaixo a tabela e jogos do Pernambucano A2:

GRUPO A
Classificação
Time
Pontos
Jogos
Vitórias
Derrotas
Empates
1
Íbis (IBI)
13
5
4
0
1
2
Cabense (CAB)
10
6
3
2
1
3
Vera Cruz (VER)
10
5
3
1
1
4
Centro Limoeirense (CLF)
2
6
0
3
3
5
Ferroviário do Cabo (FCA)
2
6
0
4
2

Próximos Jogos:
Quinta-feira (12) – 8ª Rodada                         Domingo (15) – 9ª Rodada
15h                                                                    15h  
Gonzagão                                                        Gileno de Carli
VER x CLF                                                        FCA x VER  
16h – Ademir Cunha                                      16h – Ademir Cunha         
IBI x FCA                                                         IBI x CAB


GRUPO B
Classificação
Time
Pontos
Jogos
Vitórias
Derrotas
Empates
1
Sete de Setembro (SDS)
10
6
3
2
1
2
Porto (POR)
9
6
3
3
0
3
Pesqueira (PES)
9
5
2
0
3
4
Decisão (DFC)
8
5
2
1
2
5
Chã-Grande (CHA)
2
6
0
4
2

Próximos jogos:

Quinta-feira (04) - 8ª Rodada                           Domingo (15) – 9ª Rodada
16h                                                                    15h
Joaquim de Britto                                            Barbosão
PES x SDS                                                        CHA x PES  
15h – Arthur Tavares                                       15h – Arthur Tavares
DFC x CHA                                                        DFC x POR




JOGADOR DO SPORT É DETIDO SOB ACUSAÇÃO DE AGRESSÃO À FACA A EX - NAMORADA

Crédito : Williams Aguiar /Sport Clube Recife
Formado nas categorias de base do Sport, o atacante Juninho, de 18 anos, foi detido na manhã desta segunda-feira (9/10) na Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, em Santo Amaro, zona central do Recife. O jogador é acusado de agressão a uma ex-namorada e está prestando depoimento sobre o caso.
Segundo a vítima, o desentendimento já tinha acontecido antes do fim do relacionamento há 20 dias. No domingo, chegou ao limite. Ela alega ter recebido um tapa no rosto e sido ameaçada com uma faca pelo jogador.
O que diz a vítima
“Há 20 dias teve uma agressão quando chamei a polícia para ir no prédio, porém a pedido da família dele, de empresário eu deixei a polícia ir embora e só fiz um boletim de ocorrência, mas depois começaram perturbações de madrugada de que eu tinha que ficar com ele, que ele não ia perdoar esse negócio de polícia, porque ele pode perder a carreira dele por causa disso. Ele me disse que se eu tivesse deixado ele no camburão ele me esquartejaria”, afirmou, em entrevista na frente da delegacia após prestar depoimento.
“Depois pedi uma medida protetiva além do boletim de ocorrência e ontem nos encontramos numa mesma festa ele depois de bêbado me chamou para conversar eu realmente fiquei querendo saber o que era e me deu curiosidade. Pedi para meus amigos ficarem de olho enquanto eu ia falar com ele e aí ele me propôs a gente conversar no apartamento dele onde a gente morava antes. Eu disse a ele que sozinha não iria, aí ele me disse que por segurança levaria um amigo, quando a gente entrou no táxi eu disse que não iria dormir com ele, só iria conversar. Foi quando ele me deu o primeiro tapa no rosto. Estou pedindo as imagens da câmera porque a câmera filmou isso, aí entramos no táxi.
Chegando lá não existiu conversa não existiu nada, ele simplesmente entrou no quarto e disse que estava com outra mulher e que eu iria ter que ficar na casa dele presa, amordaçada dentro de um quarto, e ele iria levar essa mulher para lá para ter relações e fazer tudo.
Eu tentei acalmar ele, tentei enganar, minha mãe foi até o prédio, ele atendeu o telefone e mandou dizer a minha mãe que estava tudo bem. Ela pediu para eu descer, mas ele dizia que não precisava que estava tudo bem, ela pedia para subir e eu também dizia que não precisava porque ela estava do meu lado nessa madrugada no final das contas quando tentei ir embora ele pegou uma faca e saiu correndo atrás de mim, dizendo que ia me matar porque sabia que eu ia embora e dizer que ele me ameaçou muito.

Defesa do jogador
O advogado do atleta, Ernesto Cavalcanti, nega as acusações. “O que ele conta é a verdade dos fatos eles tiveram uma relação que durou uns quatro meses, acabou essa relação, mas ela não se conforma com o fim e insiste em permanecer atrás dele mandando mensagem, emails para ele e querendo que a relação prossiga. Ele já tem uma outra pessoa, ela interceptou ele ontem quando saía de uma casa de eventos quando ele estava de folga, foram para a casa dele, conversaram, transaram e agora de manhã ela veio novamente bater na tecla de que ele tinha que acabar a relação com outra pessoa.”

O atacante de 18 anos formou-se nas categorias de base do clube rubro-negro e foi promovido ao elenco principal neste ano. Teve um bom início de temporada, ganhando oportunidades em campo, mas perdeu espaço no time a medida que o elenco do Sport se consolidava. Sob o comando de Luxemburgo, atuou em sete partidas, mas não marcou gols.

Fonte: Correio Braziliense

CONCURSOS : PREFEITURA DE PERNAMBUCO,CORREIOS E MAIS 8 ÓRGÃOS ABREM INSCRIÇÕES NESTA SEGUNDA-FEIRA,09

Pelo menos 10 órgãos abrem inscrições, nesta segunda-feira (9), para 817 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários chegam a R$ 9.565,89 na Prefeitura de Castelo (ES). Somente na Prefeitura de Sertânia (PE) são 358 vagas.
Nos concursos para formação de cadastro de reserva, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
Veja os órgãos que abrem inscrições:
Companhia de Transportes da Bahia (CTB)
A Companhia de Transportes da Bahia (CTB) divulgou edital de processo seletivo para 23 vagas em cargos de nível médio. Os salários vão de R$ 1.351,47 a R$ 1.806,76. As inscrições estarão abertas de 9 a 17 de outubro pelo site http://selecao.ba.gov.br. A seleção será feita por meio de análise curricular.
Correios
Os Correios divulgaram edital de concurso público para 88 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio/ técnico e superior. Os salários vão de R$ 1.876,43 a R$ 4.903,05. As inscrições devem ser feitas de 9 a 20 de outubro pelo site www.iades.com.br. A prova está prevista para o dia 26 de novembro.
Prefeitura de Barra do Piraí (RJ)
A Prefeitura de Barra do Piraí (RJ) vai abrir processo seletivo para 55 vagas de nível médio. O salário é de R$ 1.215,56. Os candidatos podem se inscrever pelo site www.ibam-concursos.org.br entre os dias 9 de outubro e 5 de novembro. A prova objetiva está prevista para o dia 3 de dezembro.
Prefeitura de Castelo (ES)
A Prefeitura de Castelo (ES) divulgou edital de processo seletivo para 33 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações variam de R$ 662,33 a R$ 9.565,89. As inscrições podem ser feitas no período de 9 a 11 de outubro no Auditório do Centro Integrado de Atendimento à Mulher - CIAM, localizado na Avenida Nossa Senhora da Penha, 37, das 7h às 11h e das 13h às 15h30. A seleção será feita por meio de análise de títulos.

Prefeitura de Leoberto Leal (SC)
A Prefeitura de Leoberto Leal (SC) vai abrir processo seletivo para 15 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 622,63 a R$ 1.880,98. As inscrições estarão abertas de 9 de outubro a 9 de novembro na secretaria da educação, no prédio da prefeitura, localizada na Rua Mainolvo Lehmkuhl, 20, das 13h30 às 18hh30. A prova será aplicada na data provável de 19 de novembro.
Prefeitura de Manfrinópolis (PR)
A Prefeitura de Manfrinópolis (PR) fará concurso público para 22 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações vão de R$ 983,85 a R$ 7.882,61. Os candidatos podem se inscrever entre os dias 9 e 31 de outubro pelo site www.alfaumuarama.com.br/concursos. A provas estão previstas para o dia 19 de novembro.
Prefeituras de Passos (MG)
A Prefeituras de Passos (MG) divulgou edital de processo seletivo para 18 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 1.030,70 a R$ 2.280,49. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social, localizada na Avenida Arouca, 753, de 9 a 11 de outubro, das 8h às 17h. A seleção será feita por meio de análise de currículo e prova prática.
Prefeitura de Piracicaba (SP)
A Prefeitura de Piracicaba (SP) fará concurso público para 8 vagas em cargos de nível superior. As remunerações variam de R$ 3.937,91 a R$ 4.324,68. Os candidatos podem se inscrever de 9 a 23 de outubro pelo site www.dedalusconcursos.com.br. A prova objetiva será aplicada em 12 de novembro.
Prefeitura de Sertânia (PE)
A Prefeitura de Sertânia (PE) vai abrir processo seletivo para 358 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 937 a R$ 1.863,22. As inscrições podem ser feitas no Galpão na Antiga Estação de Trem, localizado na Praça Francisco Sales, s/nº, de 9 a 31 de outubro, das 8h às 12h. A seleção será feita por meio de análise curricular. A seleção terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogada, uma vez, por igual período.
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital de concurso público para 197 vagas técnico-administrativas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 1.502,24 a R$ 3.396,43. As inscrições podem ser feitas pelo site http://cpcon.uepb.edu.br no período de 9 a 29 de outubro. As provas estão previstas para o dia 3 de dezembro.