segunda-feira, 11 de setembro de 2017

AO LADO DE LIDERANÇAS, SENADOR ARMANDO MONTEIRO PRESTIGIA 'MISSA DO VAQUEIRO' EM CANHOTINHO

Armando pregou unidade das oposições em Pernambuco
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) participou, neste domingo (10), da tradicional Missa do Vaqueiro de Canhotinho, no Agreste pernambucano. A festa, que completa a 16ª edição este ano, reuniu diversas lideranças políticas do Estado, como o prefeito Felipe Porto (PSD), os deputados estaduais Álvaro Porto (PSD), Silvio Costa Filho (PRB) e Priscila Krause (DEM), os ministros Bruno Araújo (Cidades) e Fernando Filho (Minas e Energia), além do senador Fernando Bezerra Coelho. Uma multidão vinda de municípios vizinhos prestigiou o evento, que está inserido no calendário oficial do Estado.

Para Armando, a Missa do Vaqueiro de Canhotinho é uma das mais autênticas manifestações culturais de Pernambuco e que ganha expressão a cada ano, em função do que representa para o Agreste Meridional de Pernambuco. “A festa celebra uma perfeita comunhão, uma comunhão genuína e verdadeira entre as lideranças do município e da região e o povo de Canhotinho. Essa Missa do Vaqueiro é a expressão dessa convergência e propósitos”, declarou o senador petebista.

A edição deste ano da Missa reuniu mais de 3 mil vaqueiros, de acordo com a organização. O evento, de caráter cultural e religioso, vem crescendo ano a ano e se tornou um dos mais importantes da região. Nesse ano, o cortejo partiu do distrito de Olho D´Água até a cidade, numa verdadeira procissão que mobilizou milhares de pessoas. No Centro de Canhotinho, o padre Gabriel Belo Cavalcante celebrou uma benção, renovando a fé dos fiéis.

Na passagem por Canhotinho, Armando Monteiro aproveitou para destacar a liderança que o deputado estadual Álvaro Porto exerce no município e região. “Álvaro tem sido uma voz firme de Pernambuco na Assembleia Legislativa, exercendo papel fiscalizador, com altivez e hombridade, como é próprio do povo de Canhotinho e do Estado. Um povo que não se dobra às injunções e a esse quadro de mediocridade que, infelizmente, marca a vida política de Pernambuco atualmente”, afirmou. 

O deputado Álvaro Porto agradeceu a presença do senador Armando Monteiro e enfatizou que a tradicional festa expressa a vontade de Pernambuco por mudança. “A festa vai ser maior ainda daqui a dois anos, quando não estiver governando esse Estado esse governador inoperante que aí está. A Missa do Vaqueiro é a voz de Pernambuco que clama por mudança e nós vamos mudar”, cravou.

Armando Monteiro também saudou o trabalho desenvolvido pelo ministro Bruno Araújo. “O ministro tem revelado lá em Brasília a sua capacidade de articulação e é uma peça muito importante nessa equação política que haveremos de promover em Pernambuco, para oferecer ao Estado um novo tempo, um tempo de esperança e de construção”, concluiu o senador.

Da Assessoria do Senador Armando Monteiro/ Fotos: Leo Caldas/Divulgação

MPF DENUNCIA LULA, EX- MINISTRO GILBERTO CARVALHO E MAIS 5 NA OPERAÇÃO ZELOTES

iCrédito: Leonardo Benassatto/Reuters)
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou hoje (11) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Gilberto Carvalho por corrupção passiva em um dos processos da Operação Zelotes.
Os procuradores do caso também acusam mais cinco investigados de beneficiar montadoras de veículos por meio da edição de medidas provisórias.
De acordo com a denúncia, as empresas automobilísticas teriam prometido R$ 6 milhões a Lula e Carvalho em troca de benefícios para o setor.
“Diante de tal promessa, os agentes públicos, infringindo dever funcional, favoreceram às montadoras de veículos MMC [Mitsubishi] e Caoa ao editarem, em celeridade e procedimento atípicos, a Medida Provisória n° 471, em 23/11/2009, exatamente nos termos encomendados, franqueando aos corruptores, inclusive, conhecimento do texto dela antes de ser publicada e sequer numerada, depois de feitos os ajustes encomendados”, afirma o MPF.
Fonte: Agência Brasil

SAÚDE DE SALOÁ REALIZA COM SUCESSO "MUTIRÃO DO GLAUCOMA"

Foto: Divulgação - ASCOM/Saloá
Mais de 350 pacientes da rede de saúde pública do município de Saloá foram atendidos e só no último dia 31 de Agosto, mais de 200 pacientes foram atendidos e 40 novos casos diagnosticados, durante a realização do mutirão do glaucoma, uma vez diagnostica, os pacientes passam a receber gratuitamente o tratamento com direito ao colírio e uma avaliação de 3 em 3 meses.

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica de Saloá, Joany, “o público alvo do mutirão foram os pacientes com histórico familiar de diabetes e hipertensão, com idade acima dos 50 anos”, explicou.

A Secretária Municipal de Saúde, Manuela Torres, explica que o glaucoma não tem cura, daí a necessidade do diagnóstico precoce para evitar a perda da visão. “Na maioria dos casos, o tratamento à base de colírios pode ser o suficiente para manter a enfermidade sobre controle”. Quando é identificado um caso suspeito, o paciente é encaminhado para uma avaliação médica mais detalhada, esclarece.

De acordo com o Prefeito Ricardo Alves (PMDB), toda a rede de saúde foi mobilizada para garantir atendimento aos pacientes de todo o município. “Além dos pacientes da sede, veículos foram utilizados para transportar aqueles que residem nas regiões rurais e nos distritos”, afirmou. 

Vale lembrar que o glaucoma é uma doença que pode levar a cegueira.

Com informações da ASCOM/Saloá

NOVA LEI IRÁ DISCIPLINAR A CONDUÇÃO DE CÃES EM GARANHUNS

Foto: Secom Garanhuns
A Câmara de Vereadores daqui de Garanhuns aprovou e a municipalidade sancionou a Lei Nº 4.413/2017, para disciplinar a condução de cães de raças consideradas perigosas no município.

A Legislação Municipal, que já está ativa desde outubro de 2009 e foi atualizada, prevê algumas condições obrigatórias para condução de cães das raças Rottweiler; Pit Bull; Martin Napolitano; Fila Brasileiro; American Starfforshire; Dobermam; Dog Alemão; Pastor Alemão e Boxer. Agora para circular com essas raças em ambientes públicos; ambientes fechados, mas de acesso público e em locais de concentração popular, é obrigatória a utilização de: guia de condução com no máximo 01 (um) metro de comprimento; enforcador; estrangulador e focinheira.

Como o cumprimento desta lei não vinha sendo observada, principalmente no Parque Euclides Dourado, o espaço irá receber ações especiais por causa dessa atualização. De acordo com o secretario de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, a ação vai acontecer durante 1 mês, com placas de orientação e distribuição de panfletos. Após esse período, os guardas municipais e fiscais do parque aplicarão a lei, inclusive, se for o caso, impedindo o acesso de cães cujos donos não cumpram as regras de condução

ASSAÍ ATACADISTA EM GARANHUNS É ASSALTADO E FUNCIONÁRIOS SÃO FEITO REFÉNS

Foto reproduzida do Blog Agreste Violento - Assaí Atacadão em Garanhuns
O domingo caminhava para mais um fim de semana tranquilo para os funcionários do ASSAÍ ATACADISTA, localizado as margens da PE- 177 em Garanhuns, quando um bando armado quebrou essa tranquilidade cometendo um assalto ao estabelecimento e levando pânico a todos que se encontravam por lá, por volta das 23 horas.

Segundo informações, eram 8 homens que estavam fortemente armados.Eles renderam os vigilantes e fizeram alguns funcionários reféns.Usaram um maçarico e conseguiram abrir dois cofres levando uma quantia que não foi informada.Os funcionários não sofreram violência física, mas o psicológico foi muito abalado, pois ficaram amarrados individualmente uns dos outros, e só na madrugada desta segunda,11, conseguiram acionar a polícia que investiga o caso.  
Sala onde ficavam os cofres ficaram destruídas - Foto do blog Ageste Violento


Câmeras de monitoramento instaladas dentro do prédio devem ser analisadas pela policia para chegar aos bandidos que fugiram sem deixas pistas.E, com essa ação,a outrora Garanhuns pacata aumenta os índices de violência em assaltos a estabelecimentos comerciais de grande porte.Há poucos meses, as lojas Americanas  da avenida Rui Barbosa foi assaltada e o caso não foi desvendado.

Infelizmente a inércia e ineficiência do governo estadual com sua falta de habilidade para segurança pública reflete no dia-a-dia da população pernambucana que sofre com a onda avassaladora que tomou conta do estado nos últimos anos e que chegou com força em Garanhuns.


Com informações do Blog Agreste Violento e texto de Marcos Antônio

MISSA DO VAQUEIRO EM CANHOTINHO REGISTROU MAIOR PÚBLICO DA SUA HISTÓRIA. OPOSICIONISTAS PRESENTES DEMONSTRARAM UNIÃO E DISSERAM QUE PAULO CÂMARA NÃO GANHA ELEIÇÃO.

Evento foi sucesso de Público e de organização.
Imagens: Falando com o Agreste
Em uma agradável manhã e tarde  de sol, cerca de três mil cavaleiros e amazonas, além de quantidade semelhante de simpatizantes, participaram da 16ª Missa do Vaqueiro de Canhotinho no Agreste Pernambucano, a 42 quilômetros de Garanhuns. A caravana partiu do distrito de olho D´Água com destino ao centro da cidade. No ápice do evento, uma cerimônia religiosa corôou a cavalgada.

Prefeito de Canhotinho, Felipe Porto, saudou participantes.
Mas o evento tradicional que reuniu nesse domingo (10) todo esse público, também serviu como termômetro político para a oposição ao governador Paulo Câmara (PSB), e demonstrou o prestígio político do anfitrião e criador da festa, Deputado Estadual Álvaro Porto (PSD),  já que reuniu nomes de peso da política nacional à exemplo dos ministros das cidades Bruno Araújo (PSDB); das Minas e Energia Fernando Filho (ainda no PSB); dos senadores Fernando Bezerra Coelho (PMDB) e Armando Monteiro (PTB) além dos deputados Silvio Costa Filho (PRB), Priscila Krause (DEM). Muitos vereadores e prefeitos da Região que foram recebidos pelo gestor de Canhotinho, Felipe Porto (PSD), também prestigiaram a cerimônia religiosa-cultural, entre estes o prefeito de São João, Genaldi Zumba (PSD);  de São Lourenço, Bruno Pereira (PTB) entre outros.

Deputado Álvaro Porto foi
o criador desse evento.
Logo no início do percurso, ainda em Olho D´Àgua, alguns parlamentares fizeram uso da palavra e a tônica do discurso em geral remetia a uma união das oposições que possa vir a barrar a reeleição de Câmara na disputa do ano que vem.

O evento foi encerrado com um show musical em praça pública com a banda Aviões do Forró.


A única emissora de Rádio presente ao evento, a Marano FM, através do programa ‘Falando com o Agreste’ ouviu diversos parlamentares e prefeitos e a íntegra das entrevistas será exibida nessa segunda feira (11), a partir do meio dia naquela emissora.