sexta-feira, 28 de julho de 2017

GOVERNADOR PAULO CÂMARA CHEGA A GARANHUNS NESTA SEXTA-FEIRA(28) E SINALIZA VISITAR PREFEITO IZÁIAS EM SEU CAMAROTE FIG

Governador Paulo Câmara e Prefeito Izáias Régis em antigos gestos de amizade politico   
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, chega a Garanhuns nesta sexta-feira,28, para visitar vários polos do 27° de Inverno de Garanhuns. Segundo o secretário de cultura do estado Marcelino Granja, o governador não veio na abertura do festival na última quinta-feira,20, pelo excesso de chuvas e o avião em que vinha não conseguiu pousar ou dar teto como se diz na linguagem da aviação, descartando algum imbróglio político com o prefeito garanhuense. 

Apesar dessa justificativa sabe-se que as relações entre os dois não é das melhores. O prefeito Izáias Régis tem feito fortes críticas em relação a administração do governador, chegando algumas vezes a não receber a maior autoridade política do estado na cidade em que administra em algumas vindas do pessebista a Garanhuns.

Mas, ainda, segundo o secretário, o governador estará no polo de cultura popular na avenida Santo Antônio, a partir das 14h, onde falará com a imprensa,em seguida assistirá a apresentação do cantor Edson Cordeiro na Catedral  e depois visitará a Praça da Palavra, ás 17h, prestigiando o espaço de literatura, visitando  o escritório lá presente e assinando o decreto de convocação da quarta conferência estadual de cultura.

GOVERNADOR VAI VISITAR IZÁIAS RÉGIS ?

A assessoria do governador não confirmou se ele ficará para acompanhar as atrações á noite na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, pois tem um compromisso agendado para logo mais à noite em Recife. Mas, se conseguir desmarcar o compromisso, estará recebendo aliados em camarote e segundo o próprio governador irá visitar o prefeito Izáias Regis no camarote do chefe do executivo municipal, quebrando o protocolo e aparando arestas para uma Garanhuns mais progressiva e desenvolvida, afinal de contas a população de Garanhuns sofre os reflexos em todos os setores quando o individual prevalece sobre o coletivo.

Por Marcos Antônio


FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS TEVE MUITA CHUVA,FRIO,FORRÓ, ANIMAÇÃO E DEIXA CRÍTICOS DO FESTIVAL CHATEADOS E CALADOS


E, pelo menos 40 mil pessoas calaram a boca de pseudos críticos do Festival de Inverno de Garanhuns na noite dessa quinta-feira, 27.Foi uma noite de muita chuva, frio, forró e praça efervescente que empolgaram ainda mais os artistas que destilaram suas canções embalados pela coreografia contagiante dos que compareceram á praça no oitavo dia do 27° de Inverno de Garanhuns. 

À noite foi dedicada ao nosso ritmo maior, o forró, e a abertura veio com o cantor pernambucano Mourinha do Forró que já deu um esquenta para as outras atrações que viriam.Em seguida sanfoneiros de diversas gerações deram o tom dentro do Projeto Setenta com Sete que celebrou os 70 anos de gravação do hino nordestino Asa Branca.O show inédito teve a participação de cantores como Waldonys,Chambinho, Agostinho  Terezinha do Acordeon,Mahatma, e outros.

Depois foi a vez da enérgica e talentosa atriz,instrumentista,compositora e cantora Lucy Alves empolgar um público que já estava num ritmo bastante acelerado de empolgação, e que tinha a chuva como uma grande aliada, já que o frio tinha ido embora.

Para encerrar melhor ainda á noite, sobe ao palco, o ex-secretário de cultura do estado da paraíba, Chico César.Um artista que é bom compositor,instrumentista,cantor e com formação jornalistica, e que trouxe ao palco músicas do seu mais recente trabalho intitulado Estado de Poesia, além, óbvio, de músicas que consagraram á sua carreira como Mama África.

Frio, chuva e forró encerram o 8° dia do Fig - Foto Marcos Antônio
E assim terminou muito bem o oitavo dia deste festival na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos calando a boca de pseudos críticos de plantão que sem nenhum embasamento crítico, fazem, simplesmente a crítica pela crítica, não melhoram em nada  o festival e simplesmente atendem a interesses próprios ou de outros.

É, bem verdade que num país democrático de direito, todos tem o direito de opinar sobre os mais diversos assuntos, assuntos que muitas vezes não dominam e aí em vez do chamado senso crítico, são guiados pelo senso comum, que só reproduzem o que ouvem e não melhoram em nada seu habitat, ou algo em que convivem.

Bom...diferentemente da segunda-feira quando chegaram a registrar fotos de uma praça com pouquíssima gente e lançarem suas críticas á organização do evento, desta vez, tiveram que forrozar junto com uma praça lotada e engolindo suas críticas vazias, sem esboçarem fotos em seus respectivos blogs ou redes sociais,o que só endossa uma tendência destrutiva ao festival ou que recebem algo por fora.

Deixando as aves agourentas de lado, o festival continua hoje com uma noite mais dedicada ao Samba.Sobem ao palco principal do evento na noite desta sexta-feira,28, um das maiores sambistas deste país, a  carioca Martinália,ela volta ao palco do Festival de Inverno,trazendo o seu elogiado trabalho Misturado.Antes, se apresenta a baiana Mariene de Castro com sua singularidade vocal.A pernambucana Gerlane Lopes, um dos mais expressivos nomes do samba pernambucano também tem espaço na noite de hoje.Já o Grupo Terra que há 24 anos, pesquisa e desenvolve o samba de rais é outra atração bastante  aguardada.A abertura fica por conta da artista garanhuense Kiara Ribeiro que se apresenta a partir das 20h. 

Bom...então é só esperar logo mais á noite e cair no samba sem dá créditos aos que torcem pelo naufrágio do Fig.


Por Marcos antônio