terça-feira, 18 de julho de 2017

BRASIL CRIOU 67,3 MIL VAGAS FORMAIS DE TRABALHO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2017



Ministério do Trabalho informou nesta segunda-feira (17) que o Brasil gerou no primeiro semestre deste ano 67.358 mil vagas formais de trabalho. Os dados constam do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Este foi o primeiro resultado positivo para o período desde 2014. Ao todo, segundo o governo, foram 7.523.289 contratações nos primeiros seis meses deste ano e 7.455.931 demissões.
No primeiro semestre do ano passado, foram registradas 531,7 mil demissões a mais do que as contratações. Em 2015, 345,4 mil.
Os números do primeiro semestre, assim como dos últimos anos, foram ajustados para incorporar informações enviadas pelas empresas fora do prazo nos meses de janeiro a maio. Os dados de junho ainda são considerados sem ajuste.
Últimos 12 meses
Apesar da criação de empregos formais em junho e no primeiro semestre deste ano, o Ministério do Trabalho informou que, nos últimos doze meses até junho, foi registrada a demissão de 749.060 trabalhadores com carteira assinada.
Setores
No primeiro semestre deste ano, de acordo com o Ministério do Trabalho, cinco setores da economia admitiram trabalhadores. O setor que mais contratou foi a agricultura, com 117.013 vagas abertas.
Neste período, a indústria de transformação registrou a abertura de 27.775 empregos com carteira assinada, ao mesmo tempo em que o setor de serviços contratou 60.757 trabalhadores formais. A administração pública registrou a contratração de 18.372 pessoas.
Por outro lado, o comércio ainda teve resultado negativo, com a demissão de 123.238 trabalhadores com carteira no primeiro semestre deste ano.
A construção civil, por sua vez, fechou 33.164 vagas formais no período, enquanto a indústria extrativa mineral demitiu 1.444 empregados.
Números regionais
Segundo o Ministério do Trabalho, houve o registro de contratações em três das cinco regiões do país no primeiro semestre de 2017.
A região Sudeste foi a que mais abriu vagas formais seis primeiros meses deste ano, quando 67.414 pessoas foram contratadas. Na região Centro-Oeste, foram abertas 62.025 vagas e, na região Sul, outros 46.662 foram contratados.

A região Nordeste, entretanto, registrou a demissão de 96.330 trabalhadores nos seis primeiros meses deste ano, enquanto a região Norte contabilizou o fechamento de 12.413 vagas formais.
GAZETAWEB

MAIOR SENSAÇÃO DOS EUA CHEGA À GARANHUNS

Empresário Hélder Carvalho - responsável pelo empreendimento
Tendo a verve empreendedora, os irmãos Hélder e Hélio Carvalho, empresários da marca Studio C, trazem a Garanhuns pelo segundo ano seguido,o GARANHUNS ON ICE, que estreou o ano passado com sucesso absoluto.
Afinal, trazer uma pista de gelo para terra do frio era uma ousadia que tinha a ver com o clima de uma cidade batizada de Suíça Pernambucana e que alicerça boa parte da sua economia no turismo de eventos, principalmente no mês de julho.
Ousadia financeira, amor pela cidade que os acolheu e principalmente o intuito de ajudar a desenvolver a cidade através do lucrativo mercado do entretenimento.

O GARANHUNS ON ICE, oferta este ano três pistas de diversão e uma grande novidade: Uma pista de gelo natural - com direito a chuva de neve -  que mede 10m X 15m, espaço suficiente para receber 40 pessoas sem atropelos e outras duas pistas que recebem outra grande novidade que são os  ROLLER BOARD.

Capacetes, joelheiras,cotoveleiras e instrutores fazem parte da segurança 
ROLLER BOARD 

Os famosos patins elétricos ROLLER BOARD viraram febre nos EUA, depois que famosos artistas os mostraram em seus vídeos e clipes. Eles consistem em um aparelho com um par de rodas e que fica em contato com o chão o tempo todo. Ele anda, pára e faz curvas, conforme o usuário inclina o corpo. E, é aí, o barato da diversão. Não foi á toa que a prestigiada revista americana TIMES elegeu esse brinquedo como uma das melhores invenções de 2015, servindo também como um meio de transporte e sendo um dos itens mais vendidos na seção de esportes e lazer da Amazon.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

O Garanhuns on ice é um projeto que veio incrementar o Festival de Inverno, desenvolver todos os setores de entretenimento da cidade e oferecer opção aos turistas, que tinham poucas opções de diversão”,afirmou o empolgado empresário Hélder Carvalho. Ainda segundo Carvalho, esse empreendimento incrementa 30 empregos diretos e dezenas de outros indiretos, dando uma aquecida neste segmento tão carente em épocas de crise.

Uma das pistas fica em frente ao Colégio XV
O QUE VIU O BLOG FALANDO COM O AGRESTE

A reportagem do blog conferiu in loco a estrutura montada nos dois locais e encontrou além das pistas com total segurança -  os usuários utilizam joelheiras,cotoveleiras, capacetes e tem sempre monitores por perto -, espaços de bombonièr, cafeteria, lanchonete, estande de souvenires e uma música animada sempre dando o tom e ajudando nas coreografias dos usuários. 

SERVIÇO: GARANHUNS ON ICE
LOCAL: Rua XV de Novembro (Pista de Patins e Roller Board) e na Galeria Rui Barbosa em frente ao Fórum
HORÁRIO: De Segunda a Sexta , das 10 as 22 horas e Sábados e Domingos até a meia noite
PREÇOS: A partir de R$ 15,00
INFORMAÇÕES : (87) 99945-3637

Por Marcos Antônio





COMEÇARAM AS INSCRIÇÕES PARA O SSA 2017

O SSA avalia o candidato três vezes, ao final de cada série do ensino médio. Ou seja, as provas são de acordo com a série do aluno. Este ano, 1.730 vagas são oferecidas. As provas do SSA 1 e SSA 2, voltadas para os alunos dos 1º e 2º anos, respectivamente, acontecerão dias 3 e 4 de dezembro. Já o SSA 3, voltado para os pré-vestibulandos, os testes acontecerão nos dias 19 e 20 de novembro.

As vagas do SSA representam a metade de oportunidades de ingresso nas graduações da UPE, que tem unidades acadêmicas no Recife e em Camaragibe, na Região Metropolitana, e em mais oito cidades do interior do Estado (Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde. Além de Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina). A outra metade das vagas é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O valor da inscrição, que segue até o dia 18 de agosto, é de R$ 95. E para realizá-la basta acessar o portal da universidade.

Os candidatos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, em período definido no calendário do manual do candidato.


Dúvidas e mais detalhes sobre o processo, serão repassadas através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no site da UPE.

EMOÇÃO MARCOU REABERTURA DO CENTRO CULTURAL EM GARANHUNS NA NOITE DESTA SEGUNDA (17)

Por Edméa Ubirajara
17 de julho de 2017

O balé da Companhia de Dança Marta Melo anunciou em uma apresentação especial o que há muito se esperava em Garanhuns: o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti foi entregue novamente à população local. Após um intenso período de trabalho de uma equipe multitarefa e dedicada, a antiga estação ferroviária reabriu as portas. Na noite desta segunda-feira (17), o público ainda pôde conferir a recepção de Gonzaga de Garanhuns junto com alguns componentes do reisado e a poesia da bisneta de Alfredo Leite Cavalcanti, a professora Jackelinne Brasileiro, que recitou em versos a história do parente ilustre. Para encerrar, a Orquestra Manoel Rabelo apresentou um repertório próprio para a data. O trabalho de recuperação do Centro Cultural envolveu as Secretarias de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Saúde, Educação, Turismo e Cultura, com apoio da Secretaria de Comunicação Social.
O cheiro de tinta fresca e o brilho de cada detalhe espelhavam o resultado do trabalho de uma equipe de mais de 30 pessoas, entre marceneiros, pedreiros, eletricistas, encanadores, mestre de obras e outros profissionais que se envolveram na obra. O secretário de Infraestrutura, José Gundes, que cuidou de perto do trabalho, destacou o cuidado de cada trabalhador que tornou a noite realidade. “Meu sentimento é de realização. Não só minha realização, mas da equipe. Eles se envolveram de uma forma que tocou a todos que estavam trabalhando aqui”, afirmou.

A recuperação do Centro Cultural começou há pouco mais de 20 dias e a intenção, de acordo com o prefeito Izaías Régis, sempre foi entregar o local ao povo de Garanhuns. “Luiz Souto Dourado fez não somente um teatro, mas um centro de cultura e a cultura é a nossa história. É um patrimônio das pessoas que movimentam a cultura local e será entregue para aquilo que foi construído”, ressaltou.

Um dos momentos de destaque, elogiado pela professora aposentada Zuleide Pontes, foi a poesia recitada pela também professora Jackelinne Brasileiro. “Foi linda a apresentação. E tudo aqui está como antigamente, não somente as cores. É como se voltasse para a época do trem mesmo. Tenho muito a agradecer por viver esse momento”, falou.

Ainda emocionada, Jackelinne declarou que estar presente nesse momento e trazer toda a família para relembrar a importância que Alfredo Leite Cavalcanti teve para Garanhuns foi gratificante. “Eu pesquisei muito sobre o meu bisavô e acabei descobrindo que o meu gosto pelo teatro, pela música, pela arte veio dele. Quando fui convidada para esta homenagem vi que ele continua vivo no coração da gente”, disse.

A continuidade tão solicitada pelos garanhuenses foi afirmada pela secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros, que adiantou que o objetivo é trabalhar todas as linguagens culturais no espaço. “Estou muito feliz de ter conseguido realizar essa entrega à população. No segundo semestre lançaremos uma programação regular, com exposições, oficinas, cursos e outras ações que mantenham a movimentação que já foi característica daqui”, disse.
O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que foi estação ferroviária de 1887 a 1971, abrirá as portas novamente nesta quinta-feira (20), na abertura do 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).


Fotos: Daniela Batista/Secom PMG