quinta-feira, 22 de junho de 2017

BALEIA É ENCONTRADA MORTA EM PRAIA ALAGOANA

(Crédito: Cortesia / Flávia Rego)enda
Uma baleia encalhou na manhã desta quinta-feira (22), na praia de Tatuamunha, em Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas. O animal, que mede aproximadamente 7,90 metros de comprimento, foi encontrado já morto e ainda não teve a espécie identificada. O aparecimento do mamífero nesta região é considerado raro.
Segundo Iran Normande, coordenador da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), a presença deste animal na costa não é comum. "É uma baleia que costuma viver em águas profundas, a mil metros de profundidade", destacou durante entrevista à TV Pajuçara.
O coordenador também relatou que a carcaça do mamífero apresentou perfurações, onde pode ter sido consequência de um ataque de tubarão após sua morte. 
De acordo com informações da assessoria do Instituto Biota de Conservação, que também esteve no local, a baleia chegou a ser amarrada para a maré não retirá-la do ponto onde foi encontrada.
Uma retroescavadeira foi utilizada para a remoção do animal do local. 

TNH1

HUMORISTA QUE INTERPRETA 'ZÉ LEZIN' BATE BOCA COM DEPUTADO

Foto: Blog do Heron Cid
O humorista paraibano Nairon Barreto, famoso pela interpretação de Zé Lesin, e o deputado estadual Tião Gomes (PSL) se desentenderam no começo da noite desta quarta-feira (21) no Restaurante Gulliver, em João Pessoa.

Por pouco, os dois não chegaram ao confronto físico, segundo testemunhas.
A informação é do Blog do jornalista Heron Cid.

CONFIRA A POSTAGEM:

Restaurante Gulliver, em Tambaú, foi palco de desentendimento verbal entre o humorista Nairon Barreto, que dá vida a personagem Zé Lezin, e o deputado estadual Tião Gomes (PSL), no começo da noite desta quarta-feira (21). 

Testemunhas contaram ao Blog que os dois estavam em mesas separadas. Em dado momento, Nairon – logo após chegar ao local – teria dirigido a palavra em tom de crítica na direção do deputado.

“Bandido” foi uma das palavras ditas por Barreto e ouvidas por comensais em mesas próximas. Na reação, Tião, por sua vez, teria revidado no mesmo tom.

O clima ficou tenso no ambiente e pessoas interviram na discussão para evitar que o embate verbal migrasse para um confronto físico.

O deputado estadual Tião Gomes revelou, na tarde desta quinta-feira, que prestou queixa na polícia contra o humorista Nairon Barreto, que interpreta o ‘Zé Lezin’, com quem trocou insultos.

Um desfecho sem graça alguma.                        

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS JÁ TEM DATA MARCADA E HOMENAGEARÁ BELCHIOR

Foto - Reprodução
O Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e Fundarpe, confirmou a data de realização do 27° Festival de Inverno de Garanhuns.De 20 a 29 de julho, a cidade do agreste pernambucano vai se transformar novamente na capital da arte e da cultura brasileira.O homenageado desta edição será o cantor cearense Belchior morto em abril deste ano.A escolha se deu pela poética que traduz os nossos anseios contemporâneos e a esperança que muitos brasileiros precisam vivenciar no Brasil hoje. A poesia de Belchior vai estampar a decoração dá cidade durante o evento.

O escritor e teatrólogo pernambucano Hermilo Borba 
Filho será lembrado na Praça da Palavra

Um concerto em homenagem a Belchior vai marcar a abertura oficial do FIG que, pelo segundo ano consecutivo, vai acontecer na Catedral de Santo Antônio, a partir do dia 21/07 , a programação tomará os demais palcos e espaços do festival, nos moldes da edição anterior

Outros dois espaços do FIG também prestarão homenagens a artistas nordestinos. A Praça da Palavra vai lembrar o centenário de Hermilo Borba Filho; e o Palco de Cultura Popular, a partir deste ano, passa a se chamar Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna, marcando o 90º aniversário do escritor.






Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3107

PESQUISA REVELA QUE 71,4% DOS BRASILEIROS ACREDITAM QUE MORO VAI CONDENAR LULA

MAIORIA DA POPULAÇÃO ACREDITA EM CONDENAÇÃO NO CASO DO TRÍPLEX
Levantamento nacional realizado pela Paraná Pesquisas revelou que 71,4% dos brasileiros acreditam que o juiz federal Sérgio Moro vai condenar o ex-presidente Lula no caso do tríplex. Apenas 24,4% esperam absolvição do petista.
Indagados sobre se há algum tipo de perseguição do magistrado contra o ex-presidente, tese sempre repetida pela defesa do petista, 61,1% foram categóricos ao afirmar que Moro não persegue Lula. Para 35,9% dos entrevistados, há algum tipo de perseguição e 3% não souberam opinar.
O prazo para as alegações finais, tanto da defesa quanto da acusação, acabou ontem (20) e todos os documentos foram entregues. Com base em outras ações julgadas por Moro, o prazo para decisão pode ser até de três dias, dependendo de condições como se há alguém preso.
O Paraná Pesquisas ouviu 3.962 brasileiros entre os dias 12 e 15 de junho por meio de questionário online. A margem de erro é de 1,5% para mais ou menos e o perfil da amostra tem grau de confiança de 95%.

ASSASSINO DE COLUNISTA SOCIAL DE CARUARU MARCOLINO JÚNIOR É CONDENADO A 30 ANOS DE PRISÃO




Marcolino Júnior era muito querido em Caruaru e aqui em Granhuns.
Terminou por volta das 11:40 da noite desta quarta-feira, 21,no Fórum Juíz Demóstenes Batista Veras em Caruaru, o julgamento de Rafael Leite, acusado de ter matado o colunista social e jornalista Marcolino Júnior em abril de 2016 . A sentença de 30 anos e 5 meses em regime fechado foi proferida pela juíza Priscila Vasconcelos. Rafael Leite foi julgado por : homicídio triplamente qualificado, motivo torpe, emprego de meio cruel que impossibilitou a defesa da vítima.

Entenda o caso

O jornalista Marcolino Junior foi morto a facadas dentro de um quarto de motel em Caruaru, conforme a conclusão do inquérito policial que investigou o assassinato. De acordo com a Polícia Civil, o executor do crime foi o suspeito preso após tentar vender o veículo do colunista social.
O corpo do jornalista e colunista social foi encontrado no dia 18 de abril, na zona rural de Sairé. A perícia apontou que o acusado deu um golpe de jiu-jítsu na vítima e cerca de três golpes de faca. A causa da morte foi o "choque hemorrágico causado por ferimento perfuro-cortante".