sábado, 27 de maio de 2017

CHUVAS EM MACEIÓ MATAM QUATRO E PREFEITURA DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

As fortes chuvas que caem em Maceió desde a noite de sexta (26) deixaram 4 mortos e 33 feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. Há quatro pessoas desaparecidas. Houve deslizamento de barreiras em diversos bairros, imóveis desabaram e ruas e avenidas foram interditadas. A prefeitura da capital decretou estado de calamidade pública.

Dois dos corpos foram encontrados na Grota de Santo Amaro, onde se localiza o bairro Tabuleiro do Martins, e no qual seis pessoas ficaram feridas pelos deslizamentos e quatro estão desaparecidas. Outra vítima foi retirada morta dos escombros no bairro da Chã da Jaqueira, onde também outra pessoa ficou ferida.

No bairro do Feitosa, o deslizamento de uma barreira na Grota Pau d’Árco atingiu uma casa. O proprietário, identificado apenas como Benedito, estava desaparecido desde à noite de sexta, quando a barreira cedeu em cima de sua casa. Ele foi soterrado e encontrado morto por moradores na manhã deste sábado (27). No loca outras quatro pessoas ficaram feridas. A Defesa Civil Municipal informou que foram registrados, até a manhã deste sábado, 23 deslizamentos de barreiras, sete quedas de árvores, uma ameaça de deslizamento e oito ameaças de desabamento de imóveis.

Em deslizamento de terra na Grota do Rafael, no bairro do Jacintinho, cinco pessoas ficaram feridas. Também houve o registro de 17 feridos no Vale do Reginaldo. 
A Defesa Civil informou que o volume de chuva nos últimos dias na capital é acima da média. Em todo o mês de maio, quando o esperado era de 382,2 milímetros, já foram registrados 567,6. Este número é 48,5% maior do esperado.


FINAL DE SEMANA MARCADO POR CONGRESSO INTERNACIONAL EM GARANHUNS

Com um auditório do SESC Garanhuns repleto, teve início na manhã deste sábado (27) o ‘1º Congresso em Distúrbios Neurológicos e Transtornos de Aprendizagem’ , realizado pelo Espaço Casulo em parceria com alguns governos municipais do Agreste e viabilizado por patrocinadores.
O objetivo do evento é proporcionar um ambiente amplo de troca de conhecimentos no intuito de disseminar cada vez mais esses conhecimentos na sociedade, para que se possa de fato conhecer as necessidades das pessoas que apresentam os distúrbios neurológicos e os transtornos de aprendizagem e consequentemente se trabalhar a verdadeira inclusão social, escolar e laboral dessas pessoas. O público alvo é formado por fonoaudiólogos, mediadores, pais, pedagogos, professores, gestores, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, pediatras, neuropediatras, neuropsicólogos, neurologistas, psiquiatras, estudantes  e demais interessados.
O evento, que segue até esse domingo (28), traz à Região palestrantes de nível internacional  como o português Dr. Rafael Pereira, o neurologista paulista Marco Antonio Arruda,  a Dra. Juliana Maia além dos Doutores Milton Garcia e Simone Capellini.
No domingo, mini cursos também serão disponibilizados para os cerca de 200 participantes e ao final, certificados serão emitidos para todos.


CULTURA DE LUTO EM GARANHUNS, MORRE O FORROZEIRO DEMA DO FORRÓ

Dema do Forró 
Garanhuns perdeu na manhã de hoje um dos seus grandes artistas, Dema do Forró, que estava internado desde o mês de Março no Hospital D.Moura em Garanhuns.O artista que era um dos mais requisitados artistas no segmento forró estava sempre se apresentando com grupos em espaços como Maria Rita e na região.Uma campanha com participação de vários músicos amigos de Dema, foi realizada no espaço Maria Rita no mês passado, em prol do artista que tinha diabetes e vivia dos cachês recebidos de suas apresentações.Outras informações sobre o velório e sepultamento do forrozeiro divulgaremos nesse Blog.

Por Marcos Antônio

BARRAGENS QUE ABASTECEM GARANHUNS E REGIÃO COMEÇAM A SE NORMALIZAR E POPULAÇÃO AGRADECE

Barragem do Cajueiro - Foto da Internet
Por Marcos Antônio com informações do JC

Garanhuns e região se alegram e agradecem as chuvas que caem na cidade e em seu entorno nos últimos dias. As três barragens que abastecem Garanhuns por exemplo elevaram seus volumes num nível muito bom, mas longe ainda de restabelecer o fornecimento de água para cidade em relação ao racionamento. A barragem do Cajueiro aumentou de 43% para 48%, que traduzindo para metros cúbicos significa 6,9 milhões de m³ de água; já o Mundaú subiu de 23% para 35%, o equivalente a 696 mil m³,enquanto a barragem de Inhumas  que estava no nível mais crítico das três com apenas 5% de sua capacidade total, subiu para 27%, ou seja, 1,8 milhão de metros cúbicos.

Já na cidade próxima à Garanhuns, Correntes, a Barragem do Rio Correntes que abastece a cidade correntina está se normalizando. O município que estava num racionamento muito rígido assim como a vizinha Lagoa do Ouro, já começa a ver o racionamento chegar em um nível mais aceitável que é, de um dia com água e outro sem do precioso liquido, isso depois que regularizou a vazão do Riacho da Palha. Já na terra do papacaça, Bom Conselho, o racionamento que antes era de 6 dias sem água para a população, agora já é de 03 dias, um alivio para as donas de casa principalmente. Isso graças as barragens de Bulandim, Mata Verde e Caboge que voltaram a acumular muita água.

Em Caruaru as comemorações são para a Barragem do Prata que é responsável pelo abastecimento das cidade de Caruaru, Agrestina, Altinho, Cachoeirinha, Ibirajuba e Santa Cruz do Capibaribe, que acumula quase 5 milhões cúbicos de água, garantindo águas nos reservatórios até o mês de agosto deste ano, aliviando o Sistema Adutor do Pirangi que vinha desde março incrementando o Sistema Prata em 500 litros de água por segundo, que foi adotado pela Compesa.

PRODUTORES DE LEITE DO AGRESTE DEMONSTRAM FORÇA EM ENCONTRO COM PARLAMENTARES E GOVERNO DO ESTADO

Presidente da CODEAM e prefeita de Capoeiras Neide Reino (PSB)
Deputado Eduíno Brito (PP), Secretário de Agricultura e Reforma
Agrária Nilton Mota e Vice Presidente da CODEAM e prefeito da
Pedra José Osório Filho (PSB)
Convocada pelo Deputado Estadual Eduíno Brito (PP) e apoiada pela Deputada Priscila Krause (DEM) e Álvaro Porto (PSD) – também presentes ao evento – e contando com um grande público formado em sua maioria por produtores de leite, agropecuaristas, parlamentares, alguns prefeitos do Agreste Meridional e muitos interessados no tema, aconteceu na manhã dessa Sexta feira (26) nas dependências da CODEAM – Comissão do Desenvolvimento do Agreste Meridional – em Garanhuns, a Audiência Pública sobre o impacto da seca na produção de leite e o movimento “A força do leite”.


Na sua fala, o Secretário de Agricultura Nilton Mota garantiu que, em contato com a CONAB, o órgão deve aprovar um Balcão a ser instalado em Garanhuns. Mota enfatizou que o governo tem mais de 12 milhões de reais em contratos com as empresas para realizar a execução de obras hídricas. O secretário ainda aproveitou para enaltecer o equilíbrio fiscal em Pernambuco.

Na página do Facebook da Deputada Priscila Krause, a parlamentar qualifica como "produtiva e com representativa participação a audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa sobre a 'Força do Leite'. Diante dos estragos causados pela falta de água, discutimos a crise da bacia leiteira, um dos principais caminhos de propulsão do desenvolvimento no interior pernambucano." Ainda segundo as palavras de Priscila, "Sugeri ao secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota, a utilização de parte dos US$ 20 milhões que estão sendo emprestados do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) pelo governo estadual - já autorizado em lei - para socorrer o setor. Também propus a intervenção da Agência de Fomento do Estado (Agefepe) com a oferta de crédito subsiado aos que compõem o setor produtivo do leite. É preciso ação rápida e efetiva."

Já o deputado Eduíno Brito, que é o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALEPE, se disse satisfeito com o evento e declarou que irá continuar acompanhando o desdobramento das demandas solicitadas pelos produtores ao Governo. 

Estiveram presentes ainda ao evento, os Deputados Estaduais Marcantônio Dourado (PSB), Aloisio Lessa (PSB), Ricardo Costa (PMDB), Júlio Cavalcante (PTB), Álvaro Porto (PSD) e Priscila Krause (DEM) além do Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota e a Diretora Presidente da ADAGRO, Erivânia Camelo.


Foram anotados ainda as presenças dos prefeitos de Bom Conselho, Dannilo Godoy (PSB); de Capoeiras e Presidente da CODEAM, Neide Reino (PSB); de Brejão, Beta Cadengue (PSB); de Angelim, Douglas Duarte (PSB); de Águas Belas, Luiz Aroldo (PT); de Canhotinho, Felipe Porto (PSD); de Itaíba, Maria Regina (PTB); da Pedra e vice presidente da Codeam, José Osório (PSB) e dos  ex prefeitos de Brejão e Gerente da Casa Civil, Sandoval Cadengue e de Palmeirina, ex presidente da CODEAM, Eudson Catão. 

Com imagens de Magna Godoy (CODEAM)

APREENDIDO NA CASA DE AÉCIO NEVES MATERIAL IDENTIFICADO COMO 'Cx2'

No relatório sobre o material apreendido no gabinete e nas residências do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) durante a Operação Patmos, deflagrada no dia 18, a Polícia Federal diz ter encontrado "diversos comprovantes de depósitos e anotações manuscritas, dentre elas a inscrição 'CX 2'".

A lista completa de materiais apreendidos inclui telefones celulares, obras de arte, documentos e anotações sobre a Construtora Norberto Odebrecht e Joesley Batista.
No apartamento que o senador tem na Avenida Vieira Souto, no Rio os agentes encontraram "diversos documentos acondicionados em saco plástico transparente, dentre eles um papel azul com senhas" e "diversos comprovantes de depósitos e anotações manuscritas, dentre elas a inscrição caixa 2".

Um aparelho bloqueador de sinal telefônico também foi apreendido além de uma escultura e 15 quadros - um deles com a inscrição "Portinari".
Já no gabinete do tucano no Senado, foram apreendidas "planilhas com indicações para cargos federais" e cópias de uma agenda de 2016 com os nome do empresário Joesley Batista e da irmã de Aécio, Andrea Neves, presa durante a operação. E também "folha manuscrita contendo dados do CNO (Construtora Norberto Odebrecht)".

Há ainda o registro de um "papel manuscrito contendo anotações citando o ministro Marcelo Dantas", em uma possível indicação ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, investigado em um dos inquéritos da Lava Jato.
O relatório do material apreendido no gabinete do senador inclui "folhas impressas no idioma aparentemente alemão, relative a Nobert Muller".

Norbert Muller e a esposa Christine Puchmann são doleiros que já foram investigados na Justiça Federal do Rio de Janeiro, na Operação Norbert. O casal, segundo as investigações no Rio de Janeiro, seria responsável por criar e manter contas bancárias em Liechtenstein, paraíso fiscal na Europa. Na investigação havia uma referência a Inês Maria Neves Faria, mãe do senador Aécio Neves. Os doleiros foram denunciados, mas o inquérito foi arquivado.


O senador cassado Delcídio Amaral, quando fez acordo de colaboração premiada, relatou ter ouvido de José Janene - ex-líder do PP, morto em 2010 - que Aécio Neves era beneficiário "de uma fundação sediada em um paraíso fiscal, da qual ele seria dono ou controlador de fato; que essa fundação seria sediada em Liechtenstein; que o declarante não sabe precisar, mas ao que parece, a fundação estaria em nome da mãe ou do próprio Aécio Neves".